Menu principal

Uma comparação inutil, mas surpreendente...

Iniciado por misterjmr, 23 Maio 2024 às 19:19:25

tópico anterior - próximo tópico

misterjmr

Boa noite a todos.
Por algum motivo o youtube me recomendou esse interessante comparativo, o acabamento de um san martin china comparado a um rolex original.
Ps. Sei que não é algo que se compara, pois são coisas bem distintas, mas vale assistir.

https://www.youtube.com/watch?v=CQSDHu8sVGk
Corrija um sábio e o fará mais sábio ! Corrija um idiota e ganhará um inimigo !

igorschutz

Realmente, muito complicado fazer esse tipo de comparação, especialmente porque, como é neste caso, geralmente pegam um Rolex usado contra um San Martin novo. Seria interessante pegar dois relógios absolutamente novos. Se fosse possível aplicar o mesmo uso e condições em AMBOS por um longo período, seria interessante também, mas aí já teria de ser um teste científico, pois normalmente um dono não submete um Rolex ao mesmo rigor que submeteria um San Martin.

Independentemente de qualquer contestação neste sentido, a comparação se torna esdrúxula pois, apesar de ambos serem relógios, os consumidores destes dois modelos não os adquirem pelos mesmos motivos. Um San Martin poderia se provar um relógio objetivamente melhor que um Rolex EM TUDO, e mesmo assim as pessoas iriam querer comprar o Rolex.

Você compra um San Martin por 2.000, usa pouco e o vende em perfeito estado por 800.
Você compra um Rolex por 100.000, usa usa usa e o vende em bom estado por 100.000 (ou, dependendo do momento econômico, vende por 120.000 ou 150.000).
Simplesmente não dá pra competir com isso...

E nem precisamos entrar em outros méritos, como o fato de a Rolex manter toda uma rede MUNDIAL de revendedores e assistência técnica (com peças disponíveis por DÉCADAS), e de que a Rolex cria os próprios designs, e de que a Rolex desenvolve e fabrica os próprios movimentos, que são de qualidade igual e/ou superior ao que o mercado oferece etc.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Os San Martin são baratos porque são chineses. Basta fazermos um exercício mental: justamente por serem muito bem feitos, quanto custariam se fossem Swiss Made ou realmente feitos na Suíça (que são duas coisas bem diferentes)?

Um San Martin mais top, que usa PT5000, custa em torno de USD 350. Se fosse Swiss Made, teria que usar um SW200 ou algum outro clone equivalente. Para ser Swiss Made, ele poderia continuar sendo fabricado na China (como milhões de outros Swiss Made), mas apenas montados na Suíça, com um mecanismo Swiss Made. Isso, sozinho, provavelmente dobraria ele de preço, o que o colocaria na categoria dos Tissot e Hamilton (e possivelmente mais bem feito que um Tissot desse preço, na minha modesta e discutível opinião). Agora imaginemos que com a mesma estrutura comercial, mesmo marketing, usando o mesmo SW200 ou similar, mas que o relógio fosse feito na Suíça, com caixa suíça, mostrador suíço, ponteiros suíços, cristal suíço... Com uma pulseira de couro, teria que custar fácil acima de USD 4k ou 5k. Com bracelete suíço, pode botar aí pelo menos mais USD 1K.

Então o "milagre" aí chama-se China.

Abs.,

Adriano

flávio

Estou lendo a biografia NÃO AUTORIZADA do Nicolas Hayek, e biografias não autorizadas são as melhores (hahahahahah), e uma postura dele dada em entrevistas chamou minha atenção. Disse ele em uma das suas várias entrevistas que, no 1o mundo, as competências industriais estavam se perdendo e estes países se transformando em economias voltadas ao 3o setor. Disse ele que um país, ao perder uma indústria (sentido amplo aí), nunca mais recupera sua competência tecnológica e, portanto, no médio prazo, tende a perder competitividade na economia globalizada. Foi essa a justificativa dele para atuar em TODOS os segmentos de preços dentro do Swatch Group e, além disso, não descartar o lado industrial do Swatch. Disse ele que o próprio Swatch, o relógio, era um exemplo de que os países ricos e de mão de obra cara, criando algo tecnologicamente mais desenvolvido para produzir, sempre teriam mercado na economia global. O livro que estou lendo nos lembra que o Swatch chegou a custar, em custo de produção, MÍSEROS 3 francos a unidade, no final dos anos 80.

A biografia foi lançada em 2010, meses antes da morte do Nicolas Hayek, e essas entrevistas se referem a fatos dos anos 80, 90 e início dos 2000.

Se eu pudesse sentar hoje com o Hayek, vindo do mundo dos mortos, em uma mesa de bar, a primeira coisa que eu perguntaria a ele seria: considerando o que falei acima, o que acha do MERCADO HOJE?

Eu acho que ficaria surpreso com a resposta....

Ps. Como já contei aqui, eu pedalei sério no Mountain Bike na minha adolescência, dos 13 aos 18 anos de idade. Eu nunca deixei de pedalar, mas sério, sério mesmo, foi nessa época aí. E nessa época, a indústria de bicicletas que prestava no mundo, de MTB, era americana, salvo, na época, Giant e Specialized, que eram fabricadas em Taiwan. Hoje não existe NENHUMA marca grande, grande mesmo, que faça seus produtos nos EUA, todas as marcas americanas se mudaram para Taiwan, não só porque as competências deles se tornaram melhores (hoje o país asiático trabalha com fibra de carbono de um modo que os americanos não sabem fazer....) como num preço... Well... Eu sequer sei dizer se mais barato. A realidade é que os americanos, em menos de 10 anos, simplesmente acabaram com uma indústria inteira, a de bicicletas, levando tudo para Taiwan. E hoje o MADE IN USA, pelo menos para o resto do mundo, não significa muita coisa.... O Swiss Made ainda significa mas.... Produto por produto, os asiáticos provavelmente saberiam fazer até coisas melhores do que os suíços, mas simplesmente não vale a pena fazer coisas boas de mais, pois no mercado de luxo, o branding ainda conta muito. Ainda....

kraus

Citação de: misterjmr online 23 Maio 2024 às 19:19:25
Boa noite a todos.
Por algum motivo o youtube me recomendou esse interessante comparativo, o acabamento de um san martin china comparado a um rolex original.
Ps. Sei que não é algo que se compara, pois são coisas bem distintas, mas vale assistir.

Jogar é uma ótima forma de relaxar e se divertir, e o https://jetx.net.br parece oferecer uma experiência dinâmica e envolvente. Com gráficos impressionantes e jogabilidade cativante, o JetX promete uma aventura emocionante. Explorei o site e fiquei intrigado com as possibilidades que ele oferece para os amantes de jogos. Vale a pena conferir e mergulhar nessa experiência!
https://www.youtube.com/watch?v=CQSDHu8sVGk

Boa noite! Parece ser um comparativo interessante e inusitado entre um relógio San Martin chinês e um Rolex original. É curioso como o YouTube às vezes nos surpreende com recomendações inesperadas. Concordo que são produtos bastante diferentes, tanto em termos de acabamento quanto de prestígio e história por trás das marcas. Mas assistir ao vídeo pode oferecer insights interessantes sobre as diferenças de qualidade e design entre esses dois tipos de relógio. Aproveite o vídeo!

Dr House

Independente dessa comparação, nota-se que os San Marin tem qualidade e tem ótimo acabamento.
Isso custando uma fração dos suiços, mesmo os de entrada com recursos equivalentes (cristal de safira e bezel de cerâmica) como Tissot, Hamilton, Mido, etc.
Eu fico imaginando porque a San Martin não começa a fazer seus próprios modelos e deixe de ficar fazendo apenas homage, poderia aumentar o preço, mas aumentaria o valor da marca.
Porque qualidade no acabamento aparentemente eles tem, só falta deixar de ficar copiando modelos de outras marcas e começar a fazer seus relógios, igual fazem as marcas tradicionais como Seiko, Citizen, Orient, etc.
Povo pode me crucificar aqui, mas curto bastante os relógios japoneses de entrada pelo custo/benefício.