Menu principal

Ajuste de data e hora em mecanismo com GMT

Iniciado por Jefferson, 04 Julho 2024 às 13:01:32

tópico anterior - próximo tópico

Jefferson

Prezados Foristas,

Recentemente conversando com Flávio sobre ajustes em relógios com mecanismo GMT "verdadeiro", ficaram algumas duvidas e ele sugeriu abrir o tema aqui no forum para ampliar a discussão.

1- Mecanismos com GMT "verdadeiro" possuem limitação de horário para ajuste da data, como ocorre em relógios mecanicos de três ponteiros e data, que não devemos ajustar a data entre às 21h e 3h? E porque não possuem esta limitação?

2- Estes mecanismo possuem histórico, a exemplo dos Omega como até mesmo Rolex, de quebra da mola de pulo das horas? Qual a causa desta quebra? Existe algum cuidado especial no manuseio para evitar a quebra?

Saudações,

Jefferson.

jvitor_amaral

Jefferson, a 2 eu não tenho informações pra responder e vou deixar pro pessoal mais técnico, mas sobre a 1, o GMT verdadeiro não tem troca rápida de data, a data é avançada girando a coroa no primeiro estágio que vai avançar o ponteiro de horas de 1 em 1h. Por isso, não existe "hora certa" para ajustar a data, porque o ajuste direto dela não é possível.
@watches.in.sampa

Adriano

A 1 está corretamente respondida pelo João Victor. Em outras palavras, o arraste do calendário é sempre feito diretamente pelo ponteiro de horas, seja no seu salto natural à meia noite, seja pelo ajuste rápido. É um sistema único.

E estendendo a resposta, é justamente por não ser um sistema único, mas dois separados e independentes, que e em um relógio "comum" se você usar o ajuste rápido na hora errada, com o sistema engajado, pode danificá-lo.

Outro comentário: muitas marcas tem feito ajuste de horas independentes mesmo sem possuir a função GMT, como é o caso dos próprios Omegas 8500 e seus sucessores. Há quem goste, por permitir mudar de fuso sem parar o relógio, há quem deteste porque acertar o calendário é um saco.

Sobre a pergunta 2, é problema de material mesmo. Tudo em um relógio tem que ser feito para você manusear. Se o usuário tiver que ter "cuidado" ao manusear, é porque é mal projetado. Então não tem o que você faça para evitar essas quebras. São as marcas que têm que fazer coisas que durem o mínimo a que se propõem. Até onde sei, esses são problemas do passado, tanto da Omega como da Rolex.

Abs.,

Adriano

Jefferson

Citação de: Adriano online 04 Julho 2024 às 19:48:09
A 1 está corretamente respondida pelo João Victor. Em outras palavras, o arraste do calendário é sempre feito diretamente pelo ponteiro de horas, seja no seu salto natural à meia noite, seja pelo ajuste rápido. É um sistema único.

E estendendo a resposta, é justamente por não ser um sistema único, mas dois separados e independentes, que e em um relógio "comum" se você usar o ajuste rápido na hora errada, com o sistema engajado, pode danificá-lo.

Outro comentário: muitas marcas tem feito ajuste de horas independentes mesmo sem possuir a função GMT, como é o caso dos próprios Omegas 8500 e seus sucessores. Há quem goste, por permitir mudar de fuso sem parar o relógio, há quem deteste porque acertar o calendário é um saco.

Sobre a pergunta 2, é problema de material mesmo. Tudo em um relógio tem que ser feito para você manusear. Se o usuário tiver que ter "cuidado" ao manusear, é porque é mal projetado. Então não tem o que você faça para evitar essas quebras. São as marcas que têm que fazer coisas que durem o mínimo a que se propõem. Até onde sei, esses são problemas do passado, tanto da Omega como da Rolex.

Abs.,

Adriano

Adriano,

Sobre a pergunta 2, saberia informar a partir de quando, mais ou menos, este problema do material foi resolvido? É problema antigo ou recente?

Ainda sobre a pergunta 2, entendi quando você comenta sobre a questão do "cuidado" do usuário ao manusear, mas entendo que a falta "exagerada" de "cuidado" do usuário também pode danificar um relógio mecânico. Nesta questão, observo em videos que muitos usuários fazem a passagem do ponteiro da hora muito rápido, o ponteiro passa quase de forma continua. Eu, particularmente, passo uma hora por vez pensando que estou aumentando a vida útil dos componentes do GMT. Este meu "cuidado" procede ou não faz diferença?

Saudações,

Jefferson.

jvitor_amaral

Jefferson, no meu entendimento, mecanicamente, não tem diferença girar o mecanismo rápido ou devagar desde que ele esteja corretamente montado e lubrificado.
@watches.in.sampa

Adriano

De fato saltar rápido ou lentamente não muda nada. Mecanicamente o esforço da mola é o mesmo, ela só tem que abrir e fechar para saltar cada clique. A mola sofre a mesma tensão independente se isso acontece de maneira rápida ou lenta.

O troço quebra porque é mal feito mesmo. E mesmo se girar rápido promovesse a quebra, tinha que vir orientado no manual então. Se não vem, tem que aguentar todo tipo de manuseio. Se não aguentar, é mal feito ou mal projetado.

E não existe registro de quando isso foi solucionado, mas me lembro que vi isso nos Omega lá entre 2010 e 2012, algo assim. Nunca mais vi esse problema.

Abs.,

Adriano

flávio

Adriano, se possível, depois poderia postar uma foto de como funciona o mecanismo saltador desses ponteiros, eu nunca analisei o mecanismo para ver como é. Afinal, qual é a mola que quebra. Ps. Sou daqueles que DETESTA com todas as forças essa merda de mecanismo e, no caso do meu 8500, cada vez que vou ajustá-lo eu rezo uns 10 pais nossos esperando que não quebre.

Adriano

Posso até tentar achar uma roda. Mas a mola que quebra é montada dentro da roda de horas, faz parte dela. É difícil mostrar porque a roda a princípio não desmonta.

Mas se eu encontrar uma te falo. No Rolex é mais fácil de ver.

Abs.,

Adriano

Jefferson

Citação de: flávio online 09 Julho 2024 às 11:03:01
Adriano, se possível, depois poderia postar uma foto de como funciona o mecanismo saltador desses ponteiros, eu nunca analisei o mecanismo para ver como é. Afinal, qual é a mola que quebra. Ps. Sou daqueles que DETESTA com todas as forças essa merda de mecanismo e, no caso do meu 8500, cada vez que vou ajustá-lo eu rezo uns 10 pais nossos esperando que não quebre.

Flávio,

Fugindo um pouco deste tópico, mas por curiosidade, porque você DETESTA o mecanismo 8500? Sempre considerei um excelente calibre.

A proposito, sua restrição também se aplica aos coaxiais com base ETA e aos mais novos master cronometros da Omega?

igorschutz

No caso, o que o Flávio detesta é o lance do ponteiro de hora pular de hora em hora que, entre outros, o 8500 contém. Ele julga que esse tipo de ajuste é frágil.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Foi o que o Igor disse, eu detesto esse lance de mudança de horas. No mais, para o que se presta, o 8500 é algo muito, mas muito, mas muito preciso, às vezes eu uso meu Aqua Terra e o troço não apresenta variação alguma por dias. Porém, além do lance dos cliques das horas, eu também não gosto do visual do calibre, é tudo tão prateado que o mecanismo fica totalmente "apagado" visualmente falando, sem contraste. Sem contar que as listras em arabesco, na minha opinião, são de gosto discutível. Poderiam ter colocado um "dourado" ali para dar contraste, nem que fosse a roda do balanço, que no caso deste mecanismo é... Preta! Tudo é preto com prateado, eu não gosto.

Jefferson

Blz, entendi! Então, você acha que este sistema de mudança de horas, torna este componente mais fragil e suscetível a quebra?

flávio

Cara, o problema sequer é a possibilidade de quebra, porque isso acontecia na Omega por conta de falha de projeto. Eu acho é ruim mesmo, para quem tem vários relógios e só eventualmente usa esse ou aquele. Imagine você pegando um troço desses parado no dia 01 e tendo que ajustar até o dia atual, 18... São 36 voltas dos ponteiros! Chato pra caralho!
Para quem usa só um relógio e só tem ele, massa, para quem é "colecionador", um porre