Menu principal

Retração na indústria suíça

Iniciado por flávio, 05 Setembro 2024 às 11:18:57

tópico anterior - próximo tópico

Betocd

Resta saber se essa queda de vendas na China é por conta de uma desaceleração da economia deles, ou se os Chineses estão migrando de marcas de relogio, para as deles, como estão fazendo com automoveis. Isso seria muito mais grave para os fabricantes Suiços.

flávio

Pouco provável... O Swiss Made tem muito peso, a questão é de retração global da economia mesmo. Tem outra coisa: o franco não para de valorizar e operar na China (taxas de importação) não é barato. Os produtos estão caros por lá...

Betocd

O German Made tinha muito peso tbm nos automoveis.
Hoje eles ja se orgulham de ter os deles.... Enfim, estou só divagando.

helio

Resultados são muito imediatos vejam a noticia abaixo (da semana passada):

https://br.investing.com/news/stock-market-news/acoes-da-swatch-disparam-com-recuperacao-inesperada-das-exportacoes-suicas-no-mes-passado-432SI-1344624

[]s

P.S.- E sim eu concordo com o Flavio que diz que a queda das vendas reflete o aumento irracional e desproporcional nos valores praticados no varejo nos ultimos 15 anos, como referencia um SUB/GMT custavam em torno de  $600.00 no inicio dos anos 80, uns $1,000.00 no final da mesma década, uns $4,500/5,000.00 há uns 15 anos e hoje mais de $14,000.00; um aumento de 2.333,33% em 45 anos pra uma inflação acumulada de aproximadamente 250%, um aumento real de 9 vezes.

flávio

Ah, e só uma coisa que não tem nada a ver mas tem. O German Made é uma das legislações, senão a legislação, mais frouxa no mundo no que diz respeito a denominação de origem. Os suiços, que já tem uma legislação frouxa, exigem que 60% do valor agregado ao relógio (é mais complexo que isso) seja suíço, montagem e controle finais suíços. Ou seja, se você construir um movimento quase que totalmente na China e agregar a este o escapamento suíço, que certamente vale os 60% do custo do movimento, e montar tudo na suíça, o relógio será... Swiss Made!
Por outro lado, temos a legislação americana, que não só é vaga como restrita demais. Basicamente, se formos para levar a ferro e fogo o que ele dizem, o troço tem que ser todo feito nos EUA para qualificar-se como Made in Usa. Eu já vi estudiosos dizendo que os órgãos americanos aceitam algo em torno de 95% de todo valor agregado, construção, insumos, design, etc, sendo americanos para o troço ser made in usa.
E aí vem a Alemanha, que exige apenas design alemão e montagem na Alemanha. E isso explica porque uma CARALHADA de fábricas alemãs de relógios usam movimentos suíços e até mesmo caixas suíças ou feitas sei lá onde e qualificam se como Made in Germany.
A Alemanha tem uma visão diferente da sua denominação de origem, para eles bastando que o produto mantenha o "ethos" alemão na sua concepção.
Eu acho isso meio "enganação" ao consumidor mas...

Flávio

Bert

Citação de: flávio online 25 Setembro 2024 às 09:11:25Ah, e só uma coisa que não tem nada a ver mas tem. O German Made é uma das legislações, senão a legislação, mais frouxa no mundo no que diz respeito a denom...

Flávio

Isto explica então porque vi um Zeppelin com "made in germany" gravado no fundo e ostentando um Miyota no fundo transparente. Como novato, não soube o que realmente era.