Menu principal

Dica de ferramenta

Iniciado por Bert, 06 Setembro 2024 às 23:07:53

tópico anterior - próximo tópico

Bert

Prezados foristas, boa noite.
 Gostaria da opinião de vocês que têm experiência prática com chaves para abrir fundo de relógio para me indicar um modelo que seja mais fácil de usar para um leigo/iniciante. Não tenho o dom para manutenção ;D , apenas quero poder trocar pilhas de relógios velhos que tenho aqui parados.
 Achei três modelos:

flávio

Minha experiência em desmontes, manutenção, é reduzida, mas eu particularmente acho todas essas ferramentas o caminho para marcar o relógio hahahahahaha. Aquelas que possuem base são melhores. Mas entre as 3, as última me parece melhor e, óbvio, desde que não seja tampa de pressão. Para tampa de pressão, há canivetes específicos.

Flávio

Devenalme Sousa

Citação de: Bert online 06 Setembro 2024 às 23:07:53Prezados foristas, boa noite.
 Gostaria da opinião de vocês que têm experiência prática com chaves para abrir fundo de relógio para me indicar um modelo que seja mais fácil de usar para um leigo/iniciante. Não tenho o dom para manutenção ;D , apenas quero poder trocar pilhas de relógios velhos que tenho aqui parados.
 Achei três modelos:

Eu comprei uma chave daquelas que dão pra ajustar a largura e trocar as ponteiras. Consegui abrir um Seiko automático sem marcar, mas ao tentar abrir um Citizen (um eco drive de 9 anos), não consegui abrir e ainda risquei o fundo - mesmo tomando o cuidado de proteger com plástico.

Cheguei à conclusão que - como o Flávio falou - só não risca o fundo aquele tipo de chave que tem uma base e um volante. Mas é bem mais cara.

Bert

Flávio, imagino o que quer dizer, aliás, sei no fundo do relógio  :'(
Quis abrir por pura curiosidade, um "chinês" que tinha dado por perdido, mas guardaria por sentimentalismo, sem nenhuma destas acima, mas com um alicate bico fino :P , o china me enganou, parecia ser fundo de rosca, mas girava e tinia o metal. Saiu, mas depois de muitos riscos pra expôr a cava de alavanca, por sorte, sem quebrar o vidro do fundo.
No fim, valeu a pena, depois de ler por aqui sobre lubrificação ressecada ser uma razão de parar o relógio, "lavei" a máquina com silicone de finalização, que após secar, fez a máquina funcionar. Agora sei que não está quebrado, mas ao invés de atrasar ou adiantar 7 minutos ao dia, adianta 3 horas em 12  ???
Resta descobrir se ela permite ajuste, mas ainda não pesquisei relojoeiro na cidade.

Devenalme, no início de tentar abrir a tampa, começou bem, foi quase uma volta até travar e dar aquela escapada no bico do alicate de doer o coração  :-\
O ferro "gritando" e eu pensando: "deve estar comendo a rosca, agora já f#%&* mesmo"
Até pensei em usar desengripante kkkkkk

Caros colegas, o máximo que intento fazer é trocar pilhas dos 4 relógios quartz que tenho e refazer vedação, pois futuras aquisições serão somente automáticos, e nestes, somente vedação (talvez), pois jamais me atreveria a mexer na máquina, sou curioso, mas não tolo, sei que não tenho tal capacidade e nem pensei na possibilidade kkk
 Bom, não foi difícil encontrar a tal chave volante, e como custa mais de mil larápios, só trocarei pilhas por enquanto.

Grato aos senhores pelas respostas.
Abraços.

Bert

Fotos do "china", presente da mãe  ;D

Agora também não posso fechá-lo completamente, não tenho prensa para fechar sem quebrar os vidros  ::)

flávio

Cara, lavou o movimento com silicone? Minha dica é: não prossiga nos seus intentos relojoeiros sem ter noção do que está fazendo, sério...

Bert

Olá Flávio, tudo bem
 Não se preocupe  ;D  não farei isso.
 Como disse antes, foi apenas uma experiência em um relógio chinês que já tinha dado como perdido (estragado).
 Já li bastante conteúdo por aqui sobre lubrificação dos componentes, sei que trata-se de itens minuciosos e precisam de lubrificação específica etc. Foi apenas pra matar a curiosidade. E não kkk, não terei tal curiosidade num Seiko, Citizen ou Orient que estão em meus planos, nem mesmo no Steeldive que uso diariamente. Devido minha situação "mode$ta", considere esta experiência como única e  exclusiva desta peça ;D
 Aliás, como também citei acima, logo procurarei por algum relojoeiro próximo para avaliar a possibilidade de revisão do relógio chinês, caso seja inviável por qualquer razão, será item de recordação na gaveta.

Abraço

cass

Pra quem gosta de ferramentas de precisão, esse será um excelente vídeo para assistir.

https://www.youtube.com/watch?v=uYM4meOKB_0
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.