Menu principal

Esmaltaria

Iniciado por Adriano, 20 Setembro 2009 às 15:10:13

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Salve!

Seguindo assunto que conversamos hoje no MASP, comentei sobre como é importante ou como faz diferença vermos a coisa "in loco". Nunca tinha dado tanta importância à esmaltaria, até ver ao vivo alguns exemplos expostos no museu de relojoaria de La Chaux-de-Fonds. Pela plaquinha indicadora de legenda poderão ter uma noção de escala. Vejam:

Abraços!

Adriano

igorschutz

Fantásticos!

Gosto muito de trabalhos em esmalte, são de uma complexidade assustadora.

Você chegou a visitar o Museu Patek? Acho que eles possuem uma das melhores coleções de esmalte do mundo. São trabalhos magníficos!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

A esmaltação sobre metal é milenar!

E desde muito tempo esta técnica é também adotada na decoração de caixas e mostradores de relógios.
Há diversas técnicas de esmaltação e em todas elas há exemplos fantáticos de altíssimo valor artístico.

Para quem se interessar pelo tema, uma referência sobre o assunto aqui no Brasil pode ser obtida através do NUBRAE - Núcleo Brasileiro da Arte do Esmalte.

http://www.nubrae.com/historia_esmalte.htm

Abraços!
Alberto

mestreaudi

Esses mostradores são absolutamente fantásticos!

Imagino q hoje em dia eles estejam ficando cada vez mais raros, não é mesmo?

Não sei de cabeça quais manufaturas ainda trabalham com essa arte de esmaltaria... mas imagino q a Patek ainda tenha algo assim à venda...

Abraços!
Rafael.

Adriano

A Omega usou recentemete um mostrador de esmalte em um Speedmaster das olimpíadas, mas ACHO que é um esmalte "falso", ou seja, números impressos sobre uma chapa de esmalte branco, ou seja, não há arte nenhuma.

Mas há, me lembro agora de cabeça, pois adoro o relógio, o Vacheron Chronomètre Royal. O mostrador é simples, mas é esmalte verdadeiro. Um espetáculo que tive a oportunidade de pegar na mão ano passado na própria loja matriz da Vacheron, em Genebra. De cair o queixo.

Abraços!

Adriano