Menu principal

Em busca da precisão.........Um mestre pouco lembrado

Iniciado por Gravina, 15 Fevereiro 2009 às 17:38:12

tópico anterior - próximo tópico

Gravina

Antoine Tavan (1749-1836)

É difícil predizer que resultados, no que se refere à precisão, poderão ser conseguidos dentro de um século, digamos nos arredores de 2110...a denominação "cronômetro" que como sabemos, refere-se àquele movimento que passou nos testes padrões de controladores oficiais, pode vir a ser até alterada, mas isso é apenas uma hipótese remota, nos padrões de Hollywood by Spilberg
Penso que tudo que é inovador, tem algum tipo de nexo-causal com o passado.
Olhando o passado, como numa fotografia, e considerarmos os resultados obtidos pelo cronômetro de Antoine Tavan no concurso organizado em 1816 pela Sociedade de Artes de Genebra, poderemos compreender que resultados, não são de modo algum um anacronismo...
Não só não é um anacronismo senão que acaso constitui o melhor resumo da obra deste relojoeiro que, na aurora da Revolução Industrial, testemunha o extraordinário grau de mestria técnica a que pode conduzir o exercício paciente e apaixonado de um artesão em toda a sua glória.
Uma medalha de ouro equivalente a 800 florins era prometida ao "relógio de bolso", que submetido a mudanças de temperaturas de 25 graus da escala comum (Réaumur, 25º R+ 31ºC), e observado em duas posições, horizontal (plano) e vertical (dependurado), conservasse a marcha mais regular dentro dos limites de três segundos de variação em 24 horas, de avanço, ou retardo, sobre a marcha média, durante um mês de observações diárias. O artista (concorrente) poderia empregar na construção do relógio o escape, e o regulador de compensação que julgasse pertinente (livre escolha).
Para este Concurso, duas peças foram apresentadas, observadas e comparadas com o Pêndulo do Observatório, cada dia à mesma hora, durante 38 dias (excedeu em oito dias).
O relógio de Tavan, provido de um escape compensador único em seu gênero, ganhou o primeiro lugar sem discussão possível.
O fato de que somente dois cronômetros tenham sido enviados ao Concurso, pode até parecer hilário, e quiçá ao ler isso, poderíamos imaginar algo do tipo: De que vale ser o primeiro, se apenas dois concorrem, porém não é bem assim, alguns relojoeiros existiam, mas apenas dois, encontravam-se aptos ao desafio proposto, aonde apenas um chegou à meta proposta, pressentimos então, todo o fantástico da realização de Tavan, o único relógio de bolso que consegui manter-se constante dentro do limite de três segundos de variação diária (1816).
Cabe lembrar que com os meios técnicos rudimentares de que então dispunha era preciso ser um verdadeiro gênio para obter tal resultado, presumo.
Cidadão de Genebra desde 1798, Antoine Pavan era natural de La Drôme (Fr), onde seu pai exercia o ofício de fabricante camponês de sapatos de madeira para o povo de Aouste (Fr), Depois de uma aprendizagem na casa de um relojoeiro de Chântilon, e uma passagem de dois anos em Marselha, Tavan se instalou em Genebra para o maior bem da relojoaria local. Era antes de tudo um artesão de grande valor; sabe-se que ocupou posição de destaque pelos seus trabalhos práticos, especialmente a idealização de dez tipos de escapes variados, sendo todos da mesma dimensão, que colocou em funcionamento em 1805 por conta da Melly Frères, fabricantes de Genebra. Apresentados os dez ditos modelos ao Instituto de França, valeram ao artista os elogios da comissão nomeada para avaliar suas obras. O informe de época é testemunho disto, figura como anexo à descrição dos escapes, publicada em Genebra em 1837, e, a segunda, em 1851.
Em 1808, Tavan apresentou à "Sociedade de Artes de Genebra" um relógio de escape independente e de segundos "mortos" correspondendo dois corpos de rodas. Em 1825 outro com dois sistemas de agulhas com um só mecanismo de cordas; um dos sistemas com segundos correntes, outros com segundos mortos no centro, podendo deter ou marchar à vontade com a ajuda de um botão de pressão (ponsoir); o escape era âncora com descanso circular. Pode-se admirar esta peça magnífica no acervo do Museu de Relojoaria de Genebra.
Tavan construiu também um grande número de cronômetros notáveis pela sua perfeição e que tem contribuiu de forma efetiva para elevar o nível da fabricação genebrina que era ameaçada pela industrialização nascente.
Ocupou-se ativamente, em colaborar com os senhores Pictet, L´Huillier, De La Rive e Morin, estes que convidaram o Coronel Dufour , a unir-se na criação da Fundação da Escola Blanc que foi inaugurada em 1º de junho de 1824, e que mais tarde viria a ser a célebre Escola de Relojoaria de Genebra.
Imputa-se à tavan, por fazer parte daquela comissão organizadora, a influência de ordem moral em que se inspira o artigo primeiro do regulamento de admissão nesta instituição, ao estipular ao candidato que era preciso exercer uma profissão qualquer alheia às letras, ter completado 17 anos, e ter feito sua primeira comunhão, bem como ser apresentado por um membro de classe da indústria.Críticas de lado, Tavan foi este homem "alheio às letras" (e se não fosse? Seria talvez mais lembrado até hoje pelos seus feitos......sei lá), mas artesão de dedos prodigiosamente hábeis, tendo substituído, via conhecimento prático , próprio do ofício, o que outros, a sua época , entreviam em teoria, ou calculavam em abstrato. (mais ou menos como: Falar é fácil, difícil é fazer, ou ainda, o papel aceita tudo...)
Muito modesto, simples mesmo, e de grande bondade, AntoineTavan morreu aos 87 anos em uma pequena casa próxima a Lancy.
Restou na lembrança, como um dos que, em um momento decisivo da história da relojoaria, se consagraram ao observar a qualidade do trabalho, característica dos grandes mestres artesãos do século XVIII e incluindo condição desta mesma idéia de qualidade hoje, como era no passado, reservadas as limitantes condições tecnológicas de outrora.
Em histórias como estas, anteriores, ou posteriores, que somadas, chega-se ao relógio mais preciso do mundo, o que num primeiro momento pode parecer um fato isolado, creio, não ser.........é a evolução, é a superação dos limites, esta que é própria dos Homens.

Bibliografia: (das minhas anotações do passado, quando um dia pretendi escrever a história dos Mestres da Relojoaria, portanto, já não lembro onde captei estas informações........não encontrei nada sobre ele na Net, apenas uma pequena menção, que não faz jus, à sua importância.assim penso!!!............Caso algum colega tenha alguma obra sobre este Mestre, ficaria muito contente em saber algo mais............até para comprá-la...............Nas minhas anotações eram doze os sistemas de escape apresentado, mas na parca informação da Net, falam em 10, portanto, corrigi

http://www.datacomm.ch/rbu/tavan.html

Abs

Gravina

igorschutz

Mestre,

Excelente texto, obrigado por dividí-lo conosco!
Eu sou um dos que não conhecia Tavan, porém, assim que chegar em casa (estou em meu irmão agora) procurarei por maiores informações em meus alfarrábios.
Se encontrar algo, postarei imediatamente. :D

Ah, também já quis escrever mini-biografias de grandes mestres da relojoaria do passado, mas desisti da idéia, pois me tomaria um tempo que, ao menos por ora, não possuo.
Se dentre suas anotações você tiver algo de Paul Ditisheim, James Pellaton ou Alfred Jaccard, por favor, poste para nós.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Putz, pessoal!
Este tópico foi muito legal. E o melhor é que ele promete!

Com a devida permissão do amigo Douglas, e já agradecendo por sua iniciativa, eu creio que seria muito interessante vermos aqui essas monografias / "mini-biografias" de tantos que no passado tanto fizeram pela Horologia e que hoje só mesmo buscando (e bem,...) suas histórias em livros especializados, que muitos de nós talvez não tenhamos acesso.

Grande idéia, essa de pagar um tributo (aqui entre nós, no nosso fórum, em português  8) ) a essas pessoas.

Muito legal, mesmo!

Abraços a todos os apaixonados colegas, pesquisadores e "escritores", que compartilham o seu tempo conosco!

Gravina

Citação de: igorschutz online 15 Fevereiro 2009 às 19:09:48
Mestre,

Excelente texto, obrigado por dividí-lo conosco!
Eu sou um dos que não conhecia Tavan, porém, assim que chegar em casa (estou em meu irmão agora) procurarei por maiores informações em meus alfarrábios.
Se encontrar algo, postarei imediatamente. :D

Ah, também já quis escrever mini-biografias de grandes mestres da relojoaria do passado, mas desisti da idéia, pois me tomaria um tempo que, ao menos por ora, não possuo.
Se dentre suas anotações você tiver algo de Paul Ditisheim, James Pellaton ou Alfred Jaccard, por favor, poste para nós.

Um abraço,

Igor

Valeu Alberto!!!
Valeu Igor!!!

Olha que eu já tinha postado ontem, mas apaguei para introduzir algumas mudanças (atualizações)....Spilberg, 2110, 10 escapes, estc... O Texto original estava ainda "datilografado" por meio da velha Remington "Preta" que foi do meu pai, e que ainda anda por aqui :-* ......agora já está arquivado na modernidade :D...................Tenho outros textos, ou encontro tempo, ou scaneio ???
Vou já procurar algo sobre o  Paul Ditisheim (este eu gostho muito........considerado um dos Heróis Suíços, James Pellaton, e Alfred Jaccard...................sobre o primeiro, tenho a certeza que tenho...........encontrando deixo-o lá na Bela Cintra, na terça ;)

Abração

Gravina

igorschutz

Mestre,

Agora estou em casa.
Encontrei alguma coisa sobre Tavan em meus livros, na verdade, em três deles:

• No Revolution in Time, do David S. Landes, há uma breve menção a Antoine Tavan, destacando-o como um dos grandes nomes da relojoaria suíça em seu tempo.

• No Technology and History of the Swiss Watch, do Eugène Jaquet e Alfred Chapuis, já se fala um pouco mais de Tavan, com uma breve biografia, um desenho e foto de dois dos seus mecanismos:

• E no It's About Time, do Paul M. Chamberlein, fala bastante (tanto que nem dei conta de fotografar todas as partes escritas), e possui alguns desenhos e até um retrato do Mestre:

O cabra é grande coisa mesmo!
Infelizmente, como você mesmo escreveu, ele passou mais tempo trabalhando em prol da relojoaria do que gabando-se de si em livros e panfletos, por isso hoje não é tão conhecido, da mesma forma que aconteceu com Pierre Le Roy.

Se te interessar, posso te emprestar qualquer dos livros mencionados (se você já não os tiver, claro), é só me mandar uma MP.
E desculpe pelo tamanho das imagens, mas é que se fosse menor ficaria difícil de ler.

Um abraço,

Igor

Malima

Mestre Gravina, parabéns pelo tópico !! ;)

A idéia de trazer um pouco da história da relojoaria/horologia e seus grandes mestres, para grandes leigos como nós é realmente louvável !!  ;)

Congratulações !! :D

Marcos Lima

Wadley

Putz,

Nunca tinha ouvido falar no mestre Antoine Tavan...........

Boa Gravina.   Aguardamos a publicação de seu livro.... :D

Wadley
Wadley

flávio

Nunca tinha ouvido falar também no cabra! O fórum tá bombando mesmo! Este segundo livro que citou Igor, estou para comprar há muito, mas enrolando. Não estou lendo nada que compro, só empilhando aqui em casa! kkk

Flávio

Gravina

Citação de: igorschutz online 15 Fevereiro 2009 às 21:29:47
Mestre,

Agora estou em casa.
Encontrei alguma coisa sobre Tavan em meus livros, na verdade, em três deles:

• No Revolution in Time, do David S. Landes, há uma breve menção a Antoine Tavan, destacando-o como um dos grandes nomes da relojoaria suíça em seu tempo.

• No Technology and History of the Swiss Watch, do Eugène Jaquet e Alfred Chapuis, já se fala um pouco mais de Tavan, com uma breve biografia, um desenho e foto de dois dos seus mecanismos:

• E no It's About Time, do Paul M. Chamberlein, fala bastante (tanto que nem dei conta de fotografar todas as partes escritas), e possui alguns desenhos e até um retrato do Mestre:

O cabra é grande coisa mesmo!
Infelizmente, como você mesmo escreveu, ele passou mais tempo trabalhando em prol da relojoaria do que gabando-se de si em livros e panfletos, por isso hoje não é tão conhecido, da mesma forma que aconteceu com Pierre Le Roy.

Se te interessar, posso te emprestar qualquer dos livros mencionados (se você já não os tiver, claro), é só me mandar uma MP.
E desculpe pelo tamanho das imagens, mas é que se fosse menor ficaria difícil de ler.

Um abraço,

Igor

Oh my God!!!

Casptarola!!!!!

Igor,
Putz!!!

Acho que foi no Technology and History of the Swiss Watch, que vi a história de Antoine Pavan!
Só não estou bem certo, se era um livro emprestado pelo Jan Drabek (este eu conheço a exatos 29 anos), ou pelo meu finado amigo colecionador de relógios de grande porte, o Sr. Moshi  ??? ???
Não tenho nenhum destes três livros.......e, é a primeira vez na vida que vejo um retrato deste mestre (ficava imaginando como seria a sua fisionomia...MUIIIITO LEGAL!!!)
Muitos dos livros técnicos, e históricos que eu tinha, ganhei do Sr. Moshi há anos........+ de 30 (apesar que completei 18 no mês passado ;D), estes que acabei passando para meu também estimado amigo Stéfano...........para ele foram realmente úteis, portanto, foram para boas  mãos.
Agradeço-lhe imensamente a sua gentileza no empréstimo, mas confesso-lhe que não é o momento para isso........infelizmente, não terei tempo ..........Tenha a certeza que um dia eu pedirei sim!!! :D :D ;)

Valeu, valeu, valeu mesmo!!!!

Marcos,

Obrigado! muito bom saber que vc. gostou :D

Abs

Gravina

Daniel Eira

Gravina,

Mais uma vez, estou aprendendo com você ! Ótima aula !

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

igorschutz

Em homenagem ao Mestre Gravina, segue uma foto de um dos movimentos acima ilustrados, feitos por Antoine Tavan:

Fonte: DonCorson

Descrição: "Dead seconds movement, Antoine Tavan, Geneva, ~1825"

Um abraço a todos e ao Mestre com carinho,

Igor