Menu principal

diferenças calibre 861 e 1861

Iniciado por Arrais, 27 Janeiro 2010 às 00:31:16

tópico anterior - próximo tópico

Arrais

Olá amigos,

Quais as diferenças entre o calibre 861( que equipa os antigos moon) e o calibre 1861 (que equipa os novos)? Alguma significativa melhora tecnologica? Gostaria de saber mais sobre o movimento que ocupa os moon hoje. Informações como a partir de quando começaram a ser usados e quais as melhorias em relação ao 321 e 861 tradicionais.

Vcs todos sabem que estou na caça de um moon...

Agradeço qualquer informação.

Grande abraço para todos

Arrais
Easily satisfied with the Best

igorschutz

Que eu saiba, a diferença entre os 1861 e 861 é que os primeiros são banhados a ródio. E só.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

nilomis

Há diferenças dentro do próprio calibre 861.

Em um dado momento, a Omega passou a utilizar uma peça feita por um plástico especial, "Delrin", como freio dos 861.

Veja aqui a discussão no site do falecido Chuck Maddox.

Pelo que eu li do assunto, me parece que foi uma evolução mas os puristas "torceram o nariz".

Ainda no site do Maddox, há uma boa discussão sobre o 321 -> 861 -> etc.

Veja aqui.

O que acho interessante é que nunca vi uma discussão sobre a demonstrada/aceita (documentos da própria Omega) falta de precisão desses calibres tão clássicos.

Abs,

Nilo

Adriano

Além do banho de ródio, o 1861 tem um rubi a mais, totalizando 18 (contra 17 do 861). Na minha opinião, rubi este que não serve de nada, não trazendo melhoria alguma. Ele vai na roda ide acoplamento do crono, que é uma roda que recebe muito pouca carga (quando o crono está bem ajustado) e é solicitada somente com o crono ligado. A pressão nessa roda tem que ser pequena. Se for grande, significa desajuste do excêntrico da alavanca, o que traz problemas de funcionamento e na melhor das hipóteses, queda de amplitude acentuada.

Nilo, a precisão desses calibres não é baixa, só porque a Omega tem tolerâncias maiores para ele. A tolerância na tabela da Omega não leva em consideração resultados práticos, mas a idade de concepção desses mecanismos e a idade média desses mecanismos que se encontram no mercado. Mais da metade dos Moon que passam por uma assistência técnica possuem mais de 20 ou 30 anos de idade.

Pode notar que a tolerância é grande para a maioria dos mecanismos antigos. Não significa que eles necessariamente se comportem nos limites dessa tolerância, pelo contrário, por exeperiência, a maioria dos calibres antigos, como 565 e 1020, se comportam dentro das tolerâncias de calibres modernos. Apenas a tabela é mais permissiva para calibres mais antigos, ou de concepção antiga.

Abraços!

Adriano

nilomis

Citação de: Adriano online 27 Janeiro 2010 às 08:23:46
Não significa que eles necessariamente se comportem nos limites dessa tolerância, pelo contrário, por experiência, a maioria dos calibres antigos, como 565 e 1020, se comportam dentro das tolerâncias de calibres modernos. Apenas a tabela é mais permissiva para calibres mais antigos, ou de concepção antiga.
Adriano,

Tenho um Moon (com safira dos dois lados) que é novo (acho que é 1863) e ele não se compara com um outro Seamaster com o calibre 565.

Pode ser regulagem ... vou mandar fazer.

Abs,

Nilo

mestreaudi

E a diferença do 1861 para o 1863 é somente aquela peça plástica citada pelo Nilo.
No 1863 ela é de metal, justamente porque fica à mostra.

Certo?
Rafael.

nilomis

Citação de: mestreaudi online 27 Janeiro 2010 às 09:56:50
E a diferença do 1861 para o 1863 é somente aquela peça plástica citada pelo Nilo.
No 1863 ela é de metal, justamente porque fica à mostra.
Absolutamente certo.

Um dia inspirado tentarei fotografar o movimento dele.

Abs,

Nilo

Adriano

Citação de: nilomis online 27 Janeiro 2010 às 09:36:18
Citação de: Adriano online 27 Janeiro 2010 às 08:23:46
Não significa que eles necessariamente se comportem nos limites dessa tolerância, pelo contrário, por experiência, a maioria dos calibres antigos, como 565 e 1020, se comportam dentro das tolerâncias de calibres modernos. Apenas a tabela é mais permissiva para calibres mais antigos, ou de concepção antiga.
Adriano,

Tenho um Moon (com safira dos dois lados) que é novo (acho que é 1863) e ele não se compara com um outro Seamaster com o calibre 565.

Pode ser regulagem ... vou mandar fazer.

Abs,

Nilo

Pode ser, porque meu Moon é 1976 e depois de revisado, permanece quase um cronômetro. Foi revisado há uns 3 anos, pelo Everaldo inclusive, que você conhece.

Abraço!

Adriano

aminger

Acho o moon fascinente, só não sei um dia terei um dos novos ou dos velhos.....

Arrais

Citação de: aminger online 27 Janeiro 2010 às 15:10:38
Acho o moon fascinente, só não sei um dia terei um dos novos ou dos velhos.....

Porque diz isso, aminger? A vida muda...as situações mudam...e certamente se quiser ( e é aqui que descansa o segredo) o amigo terá um moon...novo ou velho. é só querer....comprar usado, parcelado, a vista etc...

Eu nunca digo que nunca vou poder...sempre acho que poderei quando o tempo chegar. ;) ;) ;)

Citação de: Arrais online 27 Janeiro 2010 às 00:31:16

Arrais

Oi Arraiis!

Pelo que diz a sua assinatura (localização: Mars), você deveria é caçar um X-33...

Grande abraço!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Arrais

Citação de: Sá online 27 Janeiro 2010 às 16:37:36
Citação de: Arrais online 27 Janeiro 2010 às 00:31:16

Arrais

Oi Arraiis!

Pelo que diz a sua assinatura (localização: Mars), você deveria é caçar um X-33...

Grande abraço!

:P verdade

O problema dos x-33 é que os preços que ando vendo por aí estão muito altos!! Aí fica dificil...mas quem sabe??? Na verdade, meus dois alvos da linha omega "de todos os tempos" são o seamaster bond( que tenho) e um moon...( moderno e novo - descobri que prefiro assim e nem sei porque) que ainda não tenho. Mas se alguém quiser me dar um X-33 não fico chateado não  ;D ;D ;D