Menu principal

E saiu a lista dos participantes da competição do observatório de Besançon

Iniciado por admin, 09 Março 2011 às 10:50:48

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Como é público e notório, o final da década de 1960 marcou o fim das competições de obseratório e seus relógios FODÁSTICOS, regulados por relojoeiros especialistas também FODÁSTICOS, entre os quais podemos citar aqueles dois da Omega (Gravina? Gravina? Qual o nome dos caras?) que durante anos prepararam como carros de corrida os relógios da marca para as competições (que, diga-se, ganhou tudo e mais alguma coisa).

O motivo do fim das competições foi óbvio, pois não havia como competir com os quartzos e esse lance de precisão mecânica não fazia muito mais sentido.

Mas eu previ: algum dia vão voltar com isso, claro, sem o impacto profundo que causava antigamente e com menos marcas participando.

Hoje apenas o observatório de Besançon voltou a fazer as competições, que ocorrem de dois em dois anos.

Eu e Igor pudemos ter acesso à sala especial da competição no museu de Le Locle ano passado, com os relógios que haviam participado (inclusive com uma exposição de cronômetros antigos muito legal. Não deixavam tirar fotos). Também como é notório, a JLC abocanhou os dois primeiros lugares e a Tissot - quem diria, com um Le Locle Chronometer com ETA 2824 ajustado por não sei quem...), pegou o terceiro lugar, desbancando pretendentes do naipe de Greubel Forsey.

Esse ano o número de participantes parece maior, mas...Arregaram? A impressão que tenho é que as grandes fábricas, ao contrário de antigamente, ficam com medo da má fama. Ora, não confiam nos seus produtos? Digo isso porque a JLC, depois de abocanhar os dois primeiros lugares em 2009, simplesmente não está na competição! Nenhuma marca do Swatch Group também. No entanto, a GF e a FPJ vão se arriscar de novo...Vamos ver como se saem, pois vejo que há alguns relojoeiros independentes (mesmo) na parada. E, como sabem, competição de observatório não é aquela mamata do COSC, muito embora as competições atuais também não sejam aquela disputa por precisão absoluta de antigamente. Incluíram nos testes, por exemplo, utilização normal, o que antigamente não havia, era precisão por precisão. Lembro-me, se não me falha a memória, que foi aí na última que a GF dançou, pois seu turbilhão a 30 graus falhou. Eis o press release e os participantes:


http://revo-online.com/forums/main/read.php?13,104658



Flávio


Lendo a lista agora percebi que sim, a Swatch entrou com a Mido.

flávio

Procurando mais informações sobre a competição de 2009, li em alguns textos que várias fábricas não estavam preparadas para a severidade dos testes e os subestimaram. A Audemars, por exemplo, no ano de 2009, também falhou, o relógio quebrou a mola. Esse ano arregou!

O que eu gostaria de ver: os estudantes de escolas de relojoaria independentes que entraram "na moral" na competição chutarem a bunda dos grandes!

Seria para respeitar!


Flávio

shun

Cara, muito bacana esse tipo de competição! Torço para que dê certo..! Como iremos ter calibres lendários no futuro se não há competitividade em demonstrar que "o meu é melhor que o seu.."  ?  ::) ::) :P :P


Abraços!

Ahh, a Tissot também tá na parada de novo: Tissot (Cal. 2824-2) [Category Enterprise Classic Movements]

flávio

Citação de: shun online 09 Março 2011 às 12:28:07
Cara, muito bacana esse tipo de competição! Torço para que dê certo..! Como iremos ter calibres lendários no futuro se não há competitividade em demonstrar que "o meu é melhor que o seu.."  ?  ::) ::) :P :P


Abraços!

Ahh, a Tissot também tá na parada de novo: Tissot (Cal. 2824-2) [Category Enterprise Classic Movements]


É mesmo! Ano passado pegaram o 3 lugar!


Flávio

flávio

Consegui alguns dados dos JLC que ganharam. Que fique claro: os testes de precisão continuaram difíceis como antigamente, mas foram colocados mais testes, de uso, como resistência a magnetismo, impacto, coisas que se encontra no dia à dia. Foi aí que vários arregaram. O impressionante é que os dois JLC, aparentemente frágeis, resistiram a tudo e apresentaram uma pontuação estratosférica! Foram regulados por uma equipe da JLC liderada por Jean Claude Meylan.

The timing results of the competition show that the Master Tourbillon gained on average 0.13 seconds a day, or less than 47.5 seconds a year, and its rate did not vary more than 0.28 seconds a day. The multi-axis Gyrotourbillon movement with a helical mainspring showed remarkable constancy of rate between vertical and horizontal positions, with an average daily variation of 0.29 seconds in the three stages of the trial. Jaeger-LeCoultre has kept alive precision timing skills with the 1000 Hours Control introduced in 1992, which tests the timekeeping performance and reliability of its watches in conditions of daily wear.

Marcha diária média de 0.13 segundos por dia, durante 45 dias? Para respeitar.

Flávio

Adriano

Os homens da Omega eram Alfred Jaccard, Joseph Ory e Andre Brielmann.

Abraço!

Adriano