Menu principal

Junewatch

Iniciado por Fazzolari, 10 Março 2009 às 16:28:06

tópico anterior - próximo tópico

Fazzolari

Alguém tem noção do que seja isso? É swiss made... parece ser década de 50... "câmbio lento", está super preciso  ;D informações são mto bem vindas.
abs
Fazzolari

mestreaudi

Seja muito bem vindo Fazzolari!

Vc tem alguma foto da máquina do relógio? Isso nos ajudaria BASTANTE!!!!  ;)

Abraços!
Rafael.

Alberto Ferreira

Salve!

Fazzolari, trata-se de um belo "vintage" e está em excelente estado!
Parabéns!

Os JuneWatch nem são tão difíceis assim de aparecer por aqui.
Vez ou outra nós os vemos à venda nos leilões virtuais ou nos vendedores de peças antigas.

Mas antes que alguém, por isso, se apresse em chamá-los de "marca genérica", saiba que ela (a marca) até já gozou de razoável público.

Realmente, pelo "estilo", parece ser mesmo uma peça dos anos 50/60,...
Há alguns, assim como o seu (com segundeiro central), mas com calendário duplo às seis horas.

Poste uma foto do movimento, para que os "detetives" aqui do FN se divirtam tentando descobrir de que se trata.
;) :D

Um abraço!
8)

paulorocha

Nobre Causídico!

Seja bem vindo (de novo...).

Lindo este teu relógio. Também estou esperando pelas fotos do movimento.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Pandolfi

Amigos, 41 rubis?
Pandolfi

Fazzolari

Salve Alberto  :D, meu nobre amigo Paulo Rocha (e cumpanheiro), Pandolfi e mestreaudi!!!

A caixa do relógio é rosqueada, e eu não tenho ferramenta para abrir e olhar o movimento  :( :( :( Sorry!!!!

Engraçado, mas há um paquê de ouro também no fundo da caixa....

Eu particularmente adorei o relógio, não apenas pela impressionante precisão, mas pelo fato de ter me custado menos que 100 magos!  :)

Pandolfi parece ter mostrado espanto pelo fato de ser 41 rubis..... desculpe minha falta de conhecimento, mas por que?

abraços
Fazzolari

Fazzolari

eu quis dizer plaquê:P

Fazzolari

e mangos ao invés de magos  :-X

Alberto Ferreira

Citação de: Fazzolari online 11 Março 2009 às 21:07:11
...
Pandolfi parece ter mostrado espanto pelo fato de ser 41 rubis..... desculpe minha falta de conhecimento, mas por que?
...
Fazzolari

Salve!
Basicamente falando, um relógio normal, sem grandes complicações horológicas, etc., para funcionar bem (digamos, para ter um bom desempenho em termos "modernos") deve ter no mínimo 17 rubis. Colocados nos devidos pontos sujeitos a desgastes mais intensos.
Há também os que têm alguns rubis a mais, 21 por exemplo, onde os quatro adicionais estariam em posições também ainda importantes.

Os rubis, contrariamente ao que ocorria nos relógios antigos com mancais de latão, são elementos construtivos que, pelo fato de serem confeccionados naquele cristal, de grande dureza e resistência ao desgaste, aumentam muito a vida útil (precisa) do relógio entre as revisões.
Os rubis simplesmente duram mais e permitem manter neles a lubrificação por mais tempo, protegendo as pontas de eixos que neles trabalham.

Bom,...
Mas qual é o problema com os 41 (ou mais) rubis em um movimento simples (básico)?
O fato de que muitos deles seriam "supérfluos", do ponto de vista meramente mecânico.

O outro lado,...
Como após o "aparecimento" dos rubis nos relógios (antes não havia tecnologia para produz-los – aquelas pedrinhas tão pequenas, furadas e tal...), só o fato de tê-los já indicava "qualidade" intrínseca do movimento.
Ou seja, as chamadas "jóias" (jewels) passaram a ter essa conotação, de coisa boa, para os leigos.
Daí aparecerem os relógios com quantidades de rubis acima da "média", muitos com função irrelevante ou mesmo absolutamente supérflua.
;) :D

Abraços!

Pandolfi

Amigo Fazzolari, o "espanto" não é mal intencionado. É que realmente eu vi pouquíssimos relógios com este número de rubis.
O amigo Alberto Ferreira deu uma explanação a você a a mim e a todos nós bem melhor da que eu poderia dar.
Vamos esperar pela foto do movimento, porque o mostrador já vimos, é muito estiloso, do jeito que eu gosto.
Abraços.
Pandolfi

Fazzolari

Muito obrigado pela aula Alberto!

Buscarei um profissional para abrir o relógio e posto fotos para vcs!!

Creio eu não possa tentar abri-lo sozinho, certo?

abs
Fazzolari