Menu principal

ANTIGO X MODERNO !!!

Iniciado por João de Deus, 27 Novembro 2008 às 09:28:34

tópico anterior - próximo tópico

João de Deus

Gostaria de saber o que realmente muda em termos de Construção, Qualidade, Durabilidade e etc, se compararmos os relógios antigos com os modernos (atuais).
Vamos pegar um exemplo clássico o Moonwatch (Speedmaster) que é fabricado até hoje, embora os modelos mais procurados e valorizado são os Antigos. PORQUE?
Abs.

João

João

flávio

Se pegar o Moonwatch novo e o antigo, simplesmente não verá diferença alguma de construção. É a mesma coisa. Os mais antigos são valorizados? Isto não tem nada a ver com a qualidade, mas com outros fatores (com exceção daqueles equipados com calibre 321, mas que mesmo assim não considero "melhor" do que o 861, mas simplesmente mais tradicional).

Outro exemplo? Os Rolex Daytona. O novo, em aço, custa na faixa de 10 mil dólares na gringa. Os antigos Paul Newman, com suas pulseiras horríveis não blindadas, movimento de corda manual de design antigo, pulsadores não protegidos, coroa idem, ou seja, tecnicamente um relógio muito mais inferior do que os atuais, custa 4 vezes mais pelo menos.

Se me perguntar sobre marcas, aí eu desço o pau, no geral. Exemplo? A Longines antiga fazia relógios muito melhores do que os atuais. A Omega antiga....Bem, talvez minha opinião seja no mesmo sentido,nas outras linhas. Mas ambas estão procurando retomar o que eram e, vou além, tem muita coisa bacana surgindo no mercado de uns 5 anos para cá. Mas muita coisa mesmo!

Flávio

Miguel

É verdade, Flávio. Mas poderíamos dizer que a precisão de usinagem, rebarbação e polimento atuais são superiores, o que tornariam os movimentos de hoje mais precisos e mais resistentes ao desgaste.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

João de Deus

Então a grande procura pelo antigo seria pelo colecionismo, história e etc.
O pessoal que admira os antigos argumenta: os materiais daquela época..., a construção artesanal..., não são os mesmos de hoje em dia...
Certa ocasião, um relojoeiro experiente falou que os atuais são mais suceptíveis a problemas que os antigos,são mais frágeis.
João

Enéias

Acredito que o valor esteja no ponto "colecionismo". Lembram-se do relógio do Mickey (antigo)? A qualidade e o custo para quem quer colecionar?

HumbertoReis

Também acho que o grande ponto está no colecionismo puro e simples.

Tenho percebido uma onda em relação aos LPs. Construção melhor, som mais puro, mais resistente? Não, é antigo e pronto!

Laércio

Quando se fala em calibres de Rolex, por exemplo, já ouvi comentários de "doutores" no assunto que o antigo calibre 1570, com ou sem parada de agulha e câmbio lento, predecessor do atual calibre 3135, aquele "dá de relho" nos movimentos atuais no que tange a precisão, robustez e qualidade, fica a dúvida e deixo a questão aos rolexmaníacos!

Abs.

Laércio

sat

Tenho somente relógios antigos. Mas, um relojoeiro babou no meu Omega martelo, afirmando que, embora tenha um sistema de carga não tão eficiente, é muito mais resistente do que os mais modernos. E assim, vejo vários falando a mesma coisa, não sobre a precisão, mas sobre a resistência dos antigos.
Pode?
Daqui há uns cem anos, vamos tirar a prova. O certo é que, parece que, antigamente, havia menos fajutice. Como eu disse várias vezes, meu avô não era homem de posses, usava um relógio barato (Tressa). Descobri, após colocar em dúvida a qualidade do movimento, aqui mesmo no fórum, devido ao calendário semanal escrito em português, que o movimento não era tão ruim assim (Felsa). Pois é, mesmo sendo um homem que não podia ter um relógio caro, ele tinha um que usou por mais de 30 anos, contínuos e, segundo ele, somente foi para a revisão uma vez, uns cinco anos antes de meu avô falecer. Assim como o Tressa do meu avô, está cheio de Eskas, Technos, Mirvaines, Mondaines,Orients e Seikos antigos por aí, funcionando anos a fio, muitas vezes sem manutenção. Relógios que o cidadão comum podia comprar. Será que os baratos de hoje, acessíveis à classe média são tão duráveis? Estou falando de relógios baratos, pois, acima de R$ 500,00 em um relógio novo, a média dos brasileiros não pode pagar.
Abraços,

SANDRO

solano

Eu acho que os bons " vintages " tem a prova cabal de serem ótimos, os modernos terão ainda que provar ! ;)

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Malima

Nos Antigos:  Tradição ... História ... Durabilidade ... ! ;)

Nos Modernos: Matéria Prima diferenciada ... Alta Tecnologia em Equipamentos e Processos Produtivos ... Etc ! ;)

O fato é que no colecionismo ... Tradição ... História ... são fatores fundamentais daí os valores mais elevados para os antigos !! ;)

Abraços !!

Marcos Lima

Alberto Ferreira

Salve!

:D

E é como eu sempre digo,...

Vintages, só os melhores chegam lá.

;)

Abraços a todos!
8)