Menu principal

Identificação do calibre da máquina

Iniciado por chip, 29 Agosto 2012 às 06:45:00

tópico anterior - próximo tópico

chip

Saudações cordiais a todos

Caros Amigos, aqui estou eu com mais um problema que para solucionar, preiciso da Vossa preciosa ajuda.
Trata-se de um mecanismo que está instalado num relógio de marca Cyma.
No entanto, faltam algumas peças e após desmontar esta, não visualizo qual o calibre e tenho duvidas no fabricante.

Depois de retirar o mostrador, consigo visualizar um circulo com as letras "AS" dentro... Depois, mais um logo que não faço a minima ideia do que seja... Segue imagens do mesmo.

Já recorri a duas casas de furnitura com o intuito de saber o calibre, ou "equivalencia" para reposição do material em falta e ou danificado.

Desde já os meus maiores agradecimentos
Bem hajam
Aquele abraço

Lourival

Você já retirou a ponte do balanço pra ver se não está lá?
Me parece que a Omega coloca o calibre debaixo dela ... de repente ...
Abraços
Lourival

Adriano

É antigo demais, é normal não ter essa identificação, menos ainda sob o balanço. Essa convenção da identificação abaixo do balanço é algo mais moderno. Máquinas antigas como essa têm apenas a identificação do fabricante abaixo do mostrador, mas não do modelo, calibre, diâmetro, nada.

Tem que bater a imagem com um catálogo antigo. Eu tenho alguns, posso tentar ver. Mas é no olhômetro. Aquele embleminha ali é da Cyma mesmo? Cyma-Tavannes? De cabeça não lembro... Mas acho que é o emblema da Cyma-Tavannes antes da Ebauches S.A.

Abraços!

Adriano

chip

Saudações

O que eu tenho tentado arranjar um catálogo (bestfit) mas de "momento está complicado"... :-[

Ao Amigo Lourival, debaixo do balanço não tem nada não.

Mestre Adriano,pesquisei pelo emblema da Cyma e o que consegui visualizar era um C com um "circulo dentro"... Esse emblema não faço ideia, já pesquisei num ficheiro que possuo sobre vintages e curiosamente não consta o "emblema" da Cyma-Tavanes. :-\

Neste momento está escuro (noite) e não "tenho luz suficiente" para tirar uma foto disso aí (nitida)... Amanhã bem cedo irei tentar uma imagem melhor.

Muito obrigado
Aquele abraço

chip

Viva

Como prometido, aqui está a imagem (o melhor que consigo) :-[

Saúde para todos
Cumprimentos
Aquele abraço

igorschutz

Ambas as chancelas querem dizer a mesma coisa, isto é, que o ébauche é da A. Schild:

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

chip

Caro Igorschutz

Muito mas muito obrigado... Mais uma que aprendo. Grato

O que eu sabia do logo da A.Shild era exactamente as letras "AS" dentro de "algo"

Eu já havia andado a pesquisar e por sinal na base de dados da Ranfht aparece uns "AS" um pouco parecidos, mas igual não, daí o pedido de ajuda...
Depois na platine também tem "AS" pelo que deduzi que fosse isso mesmo mas sem certezas...
Falta mesmo é saber o calibre... Muito obrigado por tudo.

Saúde
Aquele abraço

Adriano

Verdade! Descoberto o mistério!

Mas explico: esse na verdade é o emblema da Ebauches S.A. quando da fusão da Adolf Schild com a FHF e Adolf Michel para virar Ebauches S.A. Tanto os A. Michel quanto os A. Schild recebiam esss timbre "TR" e uma segunda identificação para dizer qual é qual. É uma designação bem antiga da Ebauches S.A. e não da A. Schild sozinha. Depois é que padronizaram para que todo timbre de todas as marcas da Ebauches S.A. viessem dentro daquele escudo com desenho específico (visto ainda hoje na ETA), e dentro desse escudo viria a identificação da marca. Por isso, depois dessa padronização, o emblema da A. Schild passou a ser o "AS" dentro do escudo. Assim com o "R" da Valjoux, e tantas outras. E antes desse escudo, eram só as letras dentro de um círculo ovalado.

Veja lá que tem esse emblema e o "AS" dentro do ovo. A Adolf Michel idem, tinha um emblema de um "A" sobreposto à um "M" dentro de um triângulo, e depois passou a ser só "AM" dentro do ovo.

Ah tá, antes que perguntem: o TR é de "trust". A Ebauches S.A. era conhecida também como Ebauches Trust. "Trust" no sentido corporativo/comercial da palavra.

Abraços!

Adriano

chip

Viva Mestre Adriano

Isso é cultura "horológica"... Muitos anos com dedicação , não é verdade?

Mas e neste caso de antiguidade, havia algum numero de calibre associado a isto? Há tantos casos em que a máquina nada tem e este é mais um... Só que neste caso, a máquina tem o nome do fabricante, mas para aquisição de material não chega não é verdade?
Falta o calibre e sem isto é complicado... Ou por outra, já com tudo identificado já se torna difícel encontrar material, imagina sem dados?? :P

Obrigado por tudo... Fico muito grato por toda a ajuda

Eternos cumprimentos
Aquele abraço

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Legal, que o tema evoluiu e as explicações foram, ou estão sendo, dadas.

Ontem eu li o tópico, mas não me manifestei porque não tinha certeza e as imagens que eu procurava para ilustrar estão no HD do meu "desktop", atualmente na UTI, em manutenção...  ;)

Quando o Adriano levantou a possibilidade de ser um timbre da Cyma-Tavannes, eu realmente fiquei em dúvida...

Na verdade, na minha memória tal timbre deveria ter um aspecto mais ou menos assim...

Que eu achei hoje, na NET...

Mas, eu não tinha, ou não tenho, certeza...

Mas, como eu disse, os alfarrábios (com um pouco mais de informação) estão lá... Naquele micro com o "cérebro" congelado.  ;)  :D

Abraços a todos e grato pelas informações.
Alberto

Adriano

Chip, desconfio que não tenha número de calibre. Nessa época não havia essa convenção de nomear ou numerar calibres. O calibre era de fato o calibre! O diâmetro, em linhas. Meça o diâmetro e converta para linhas. Eu chuto que deva ser algo entre 17 e 19 linhas.

Abraços!

Adriano

Adriano

Pelo que verifiquei nos meus catálogos, essa construção do keyless é típica da A. Schild e da A. Michel, mas em calibres com escapamento de cilindro, o que não é o caso. Achei vários parecidos, mas não iguais.

Abraços!

Adriano

chip

Saudações

Mais uma vez agradeço ao FRM a possibilidade de dar aos necessitados de informação este espaço super dinamico.
Neste caso em concreto quero a agradecer formalmente ao Mestre Alberto, Mestre Igorschutz, Mestre Adriano, todo o apoio e dedicação com que se "debruçam" em tentativa de ajuda...
Fico sem palavras de como agradecer, ou fazer transparecer da melhor forma que me seja possivel o meu agradecimento.

PS: É que só coloco questões e coisas "complicadas".

Saúde para todos...
Aquele abraço

chip

Saudações

Caro Mestre Adriano

Tenho pesquisado imenso, também tenho encontrado parecido mas não igual. :-\

No entanto e só para responder ao SEu estimado post, em que o SR. "chuta" entre 17 a 19 linhas? O Mestre tem "olhómetro" perdoe-me a expressão. ;) Não esteve longe.

Ok, eu estive a fazer a conversão e dá 15.98525376... Acho que podemos arredondar e se assim for , isto é 16 linhas, certo?.

Saúde para todos
Aquele abraço

Adriano

Correto! É um 16 linhas então!

Tentemos essa informação como início da procura.

Abraços!

Adriano

chip

Olá

Parece que encontrei o calibre deste mecanismo

AS 434...

Muito obrigado pelas ajudas

Saúde para todos
Aquele abraço

Alberto Ferreira

Salve!

Que bom que conseguiu a identificação, amigo Chip.

Conte-nos como conseguiu. Não foi muito fácil, não é?

Abraços!
Alberto

Geso Jr.

Realmente o nosso fórum é de altíssimo gabarito. Para um leigo apaixonado, cada dia aprendo mais. Um lugar de fato útil na internet. Parabéns aos confrades.

chip

Citação de: Alberto Ferreira online 13 Outubro 2012 às 19:11:34
Salve!

Que bom que conseguiu a identificação, amigo Chip.

Conte-nos como conseguiu. Não foi muito fácil, não é?

Abraços!
Alberto

Olá Mestre Alberto Ferreira

Foi mesmo no "garimpo"... Desfolhei livros e livros e não queria acreditar quando encontrei a ilustração da "chapinha" que segura o pinhão e roda de minutos. :D

Mais uma vez o meu muito obrigado por tudo.

Bem hajam
Aquele abraço