Menu principal

Chave para fundo de rosca

Iniciado por LUW, 21 Junho 2012 às 18:32:20

tópico anterior - próximo tópico

LUW

Amigos, estou cm uma certa pressa para conseguir uma chave para fundo de rosca. O primeiro lugar onde olhei foi na Fornitura Central, mas as Jaxa que têm no site estão descritas como fora de estoque :-\. Queria algo com um mínimo de qualidade mas não quero ter de esperar três a quatro meses se eu comprasse no exterior. Alguém sabe de algum lugar aqui no Brasil que tenha algum modelo decente para pronta entrega ????
[ ]s
Luciano

Marco

Olá amigo LUW

A Fornitura Central a qual vc se refere por acaso é de Curitiba (Av. Trav Oliveira Bello) site: https://fornituracentral1.websiteseguro.com/ ?

Em caso positivo ambas chaves universais JAXA do site realmente estão indisponível, porem existe no mesmo site chave universal e universal em V que encontra-se disponível.

Ah! apenas um lembrete: é melhor voce ligar para eles e confirmar, pois pode existir de no site estar indisponível e as vezes na prateleira ter alguma em estoque.
Espero ter ajudado.

Um Abraço
Marco :D

LUW

Marco, eles mesmo. Estava interessado nas Jaxa por achar o modelo de três pontas mais seguro. Quanto àquela em V e a tal da universal fico meio cabreiro em usar, pois parecem que funcionam com apenas dois pontos de contato com a caixa. Esse sistema me dá a impressão que facilita escapar e arranhar o fundo.
[ ]s
Luciano

Paulistano

vc está em Curitiba ou em SP?
posso te dar 2 lojas aqui em SP que tem coisas de qualidade:
a primeira é a forniwatch, do Cássio...ele tem ferramentas de qualidade. ligue para ele: 11-26235861
a outra é a Luis de Lucia, tb de SP...fale com o seu Antonio...lá tem umas chaves Bergeon maravilhosas...só tem que ver o tamanho. procure no google.
abraços e boa sorte.

LUW

Paulistano, estou em CWB. Poderia me passar o e-mail ou telefone das duas por favor?
[ ]s
Luciano

Marco

Olá amigos!

LUW, no site tem uma chave universal por $15,95 que está disponível e é de três pontas (tipo JAXA), porem é de uso universal mais simples com vários bits e vem com estojo (verifique no site), mas amanhã ligue para loja que pode ser que tenham no balcão como te falei. Aproveite para perguntar desta universal no valor acima, pois não sei se é boa (eu tenho uma de quebra galho). As chaves de três pontas, voce pode colocar um plástico filme entre o fundo do relógio e o bit da chave para minimizar pequenos riscos, mas de qualquer forma o que vai definir é a sua pegada e firmeza.

Olá Paulistano, ele está em Campo Largo-Pr (é o que informa a localidade dele)
Espero ter ajudado

Um Abraço
Marco :D

Marco

Olá amigos

Paulistano, a chave da Bergeon são as melhores que existem, aliás tudo de primeira mesmo, só que meio caro.

Abraços
Marco

Paulistano

EU SEI.....SÓ TENHO CHAVES BERGEON.......
por isso recomendei.
abraços.

Adriano

Eu não acho que as Bergeon são sempre as melhores ferramentas não. Normalmente são, mas nem sempre. Tem muitas ferramentas que prefiro da Horotec ou da AF e normalmente ainda são mais baratas. Fora que a Bergeon tem inventado umas ferramentas tradicionais mas muito cheias de firula. Tem umas chaves de fenda ergonômicas e etc., que na verdade nenhum relojoeiro gosta.

A Jaxa é uma ferramenta clássica, mas deixou de ser versátil com o aumento do tamanho dos relógios. Ela não abre mais o suficiente para muitos relógios por aí. O fato de ter 3 pontas não quer dizer nada pois não se usa as 3 pontas de uma vez.

Por fim, para abrir bem um fundo, a prática ainda é o que faz mais diferença. E o gosto pessoal e hábito com a ferramenta também faz diferença.

Eu tenho predileção por esta aqui da AF, é muito prática, muito fácil de usar e barata. Não tenho fotos agora, mas tem a forma de um V simples, em alumínio.

Abraços!

Adriano

LUW

Adriano, vc confia nessas em V? O que li é que a chave é importante, mas muito mais importante é a peçinha que manipula a chave. Tenho coisas muito boas da Bergeon, e confio na marca, mas como essa é uma ferramenta que vou usar muito pouco, não queria gastar um monte desnecessariamente.
[ ]s
Luciano

Alberto Ferreira

Citação de: LUW online 21 Junho 2012 às 22:26:51
...
...O que li é que a chave é importante, mas muito mais importante é a peçinha que manipula a chave.
...

Salve!
Uma grande verdade...

Ou...
Trocando em miúdos,...
- A melhor chave não fará o serviço por si só...  Há que saber usar, há que ter treino.

- E nem o melhor relojoeiro do mundo conseguirá (sempre) a necessária segurança e bons resultados com uma "chave porca".

Prefira uma chave de boa qualidade, que se adeque ao seu, por assim dizer, estilo e... Treine antes de usar em um relógio "importante".

Meus dois centavos...  ::)

Abraços!
Alberto

Adriano

Sim sim, é o que eu disse. Com prática, você abre fundo até com alicate de eletricista, sem fazer um risco. Mas sem prática, você risca o fundo até usando aqueles volantes! Sério!

A ferramenta que uso diariamente e que confiio é esta. A praticidade dela está no fato de que ela tem um limitador de abertura, mas seu fechamento é com mola por isso não precisa ficar reajustando para cada relógio. Basta regular a abertura máxima e para fechar a abertura, basta apertar ela com a mão. E além disso, ela permite uma abertura bem grande.

Nunca vi para vender no Brasil. Ela é da AF, referência 16774. Mas quem sabe o Cassio consiga delas.

Abraços!

Adriano

LUW

Legal, muito obrigado!
Ainda não tive tempo de ligar lá para a Fornitura Central, mas se eles não tiverem vou ligar para o Casio. O telefone dele é 11-2623-5861?
[ ]s
Luciano

Alberto Ferreira

Citação de: Adriano online 22 Junho 2012 às 10:15:34
...

A ferramenta que uso diariamente e que confiio é esta. A praticidade dela está no fato de que ela tem um limitador de abertura, mas seu fechamento é com mola por isso não precisa ficar reajustando para cada relógio. Basta regular a abertura máxima e para fechar a abertura, basta apertar ela com a mão. E além disso, ela permite uma abertura bem grande.

...

Salve!
Eu também uso uma semelhante a esta, pelos mesmos motivos, mas a minha não é AF, eu a comprei na Luis de Lucia, anos atrás...
As hastes são de aço cromado e o importante, as ponteiras, são de boa qualidade.

Ela tem um limitador interno, para travar em uma dada abertura, mas eu também faço como o Adriano, eu deixo em uma limitação maior e aperto com a mão.
E eu não faço isso porque tenho que abrir vários relógios em sequencia, não, pois não é o meu caso. Eu uso assim, porque sinto mais "firmeza" mesmo.

Quanto às de três pontos, eu também tenho uma, mas confesso que acho um certo "saco" e, na verdade, eu raramente a uso...

Ah!
Aproveitando o gancho do comentário do Adriano, o conhecido Paulinho, que teve por muito tempo uma "oficininha" lá pelos andares do número 61, na Barão, e que hoje mudou de ramo (não trabalha mais com relógios), abria com um alicate de ponta.
Na primeira vez que eu vi a "operação"...  Eu arrepiei!  Mas, na verdade, eu nunca vi um fundo arranhado por ele.

Abraços,
Alberto

LUW

Liguei lá para a Central e não têm nenhuma, nem para remédio :'(.
Mas liguei para a Forniwatch e eles têm, inclusive é essa que o Adriano mostrou, da AF - pelo que entendi, é o único modelo disponível. Achei até carinho (134 rúpias) para o que eu vou usar, mas como sinceramente não me incomodo de pagar mais caro por qualidade (especialmente em se tratando de ferramenta), acho que vou mandar vir.
[ ]s
Luciano

amadeu

olha faz tempo que nao vou lah
mas a fornitura saantarelli tinha as chaves.
seu se ligar lah fala com seu roberto.
amadeu.

murilolsd

Tópico nota 10. :)
Minha opinião é que a chave deve ser de qualidade, mas a prática é 80% do sucesso na abertura.
Dúvida: alguns fundos estão tão apertados que o apoio das mãos não é suficiente para abrí-los. Qual o melhor apoio para prender a caixa no momento da abertura nestes casos?
Abraço!
Murilo

Alberto Ferreira

Salve!

Murilo,
Depende de como o relógio foi fechado, ok?

Eu explico.
Profissionalmente, como em geral ocorre nas assistências técnicas bem equipadas, os fundos dos relógios (em especial os de mergulho) são abertos e fechados com ferramentas assim...

Esta é a forma profissional de fazer a coisa.

Mas, para nós, os amadores, a coisa é mesmo feita com estas chaves de que nós estamos falando.

E,...
Um relógio bem fechado com um daqueles "volantes", como o mostrado aí acima pode, sim, exigir alguma habilidade e esforço para abrir com uma chave manual.

Portanto, neste caso, é sempre bom usar um suporte (que é seguro com a mão), que permita o correto apoio (ajuste sem marcar a caixa) e firmeza.
Existem vários modelos, normalmente com pontos de fixação de nylon, etc...

Algo assim.

Eu uso um parecido, mas tenho mais de um (há alguns bem simples).
Existem vários modelos no mercado, procure nas fornituras.

Abraços,
Alberto

PS:
Ah! Se for um "crono", ao prender, cuidado para não forçar os pulsadores...
Por isso, como eu disse, eu tenho mais de um, para poder escolher o que se ajusta melhor ao relógio.

murilolsd

Obrigado, Alberto! :)
Cada vez mais se aproxima o dia de minha ida a Sampa para adquirir novas ferramentas. Já adiei demais essa viagem. ::)
Os locais onde elas estão já são de domínio público (777, Luis de Lucia etc).
Me aguardem... 8)
Forte abraço!
Murilo

Jefferson

Murilo, eu também não vejo a hora de um congresso em São Paulo. Vou aproveitar e unir o útil ao agrável.

Quero comprar umas ferramentas, lubrificantes e visitar a famosa feirinha do MASP.

É uma pena que o setor de fornituras no Brasil esteja tão limitado no tocante ao comércio eletrônico.

Abraços,

Jefferson