Menu principal

Brandt Geneve! Alguém conhece? Tem haver com Louis Brandt família? Referencias?

Iniciado por Filipeandrade, 28 Junho 2012 às 11:36:13

tópico anterior - próximo tópico

Filipeandrade

Bom dia amigos dos Mecânicos.

Gostaria de saber algumas referencias sobre a marca Brandt Geneve, que tanto busquei na internet e não obtive grandes respostas.

Bom, com varias pesquisas, tudo leva felizmente a família Brandt do nosso querido fundador da Omega: Louis.

Em especial, achei no fórum watchuseek uma reportagem sobre a marca Brandt, onde foram abordados os relógios destinados a ferrovias:          (mais novos que o meu, que é movimento *Cilindro*)

Segue o link ogirinal:

http://forums.watchuseek.com/f11/vintage-brandt-pocket-watch-197180.html

Link readuzido no google tradutor:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://forums.watchuseek.com/f11/vintage-brandt-pocket-watch-197180.html&prev=/search%3Fq%3Dbrandt%2Bpocket%2Bwatch%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1680%26bih%3D857%26prmd%3Dimvnsfd&sa=X&ei=w2PsT-iwC4qu9ASN19j5BQ&ved=0CFkQ7gEwAA

A questão é a seguinte: Tem ou não haver com a omega esse relógio?

Felizmente a maquina é Cilindro, tendo assim muitas maquinas a venda que usam peças intercambiaveis.

Esse em particular está com o eixo do balanço quebrado, hairpring embolado, falta o vidro e os ponteiros. ( Resto esta Ok até mesmo o botão que abre a tampa)

Na caixa, não tem referencia do material que foi feito, mais pela avaliação do meu amigo ouriver, é prata.

Seguem algumas fotos:
Mostrador assinado.

Agora é so contar com o conhecimento e ajuda dos amigos do forum.

Abraços a todos e qualquer sugestão será bem vinda.

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Filipeandrade

Ninguém?

O que seria de nós, sem nossas origens? Seremos esquecidos após algum tempo? Estamos nesse mundo atoa?

:'( :'(
Abraços

gabriel

Eu nao tenho a menor ideia, mas que o relógio é lindo, isso é.

:)

Abs gabo

Filipeandrade

JotaA

Fiquei curioso também, mas meu parco conhecimento me impede de tecer algum comentário.

Vamos aguardar os mais sabidos.

Clélio

Respondendo empiricamente: Acredito que possa ser sim, antes de consolidar a Omega a Louis Brandt fabricava relógios com o nome Labrador... talvez ( talvez..) este Brandt possa ser uma transição.
   De qualquer forma é uma bela peça.

Abs

Adriano

Caras, não respondi antes porque não sei responder.

Brandt é um sobrenome, então pode ser mera coincidência. O nome Tissot, por exemplo, é muito comum na Suíça e quase ninguém que se chama Tissot tem alguma relação com os fundadores da marca. Inclusive o próprio Mathey-Tissot é um fabricante de relógios, também suíço, que absolutamente nada tem a ver com a Tissot. Seus fundadores não eram parentes (até onde sei), ou seja, é uma grande coincidência que ambos chamavam-se Tissot, ambos suíços e ambos resolveram fabricar relógios.

O "Brandt" de Genebra pode ser também uma coincidência. Pois não conheço nada na história da Omega que a relacione com Genebra. Não quer dizer que não exista, apenas quero dizer que eu particularmente não conheço. A única relação entre a Omega e Genebra é o fato de que a SIHH era sediada em Genebra. Só que quando falamos em SIHH, já estamos falando de um período bem mais moderno da história da marca, na qual ela já chamava Omega havia um bom tempo.

O fundador, Louis Brandt, começou montando relógios em La Chaux-de-Fonds. Depois que ele morreu os filhos passaram a fabricar relógios e se mudaram para Bienne. Lá fizeram os Labrador e os Gurzelen. E lá a Omega permanece até hoje. Não conheço nenhuma passagem da história da Omega ou da família Brandt, descendentes do Louis, que tenha relação com Genebra, principalmente no que tange a fabricação de mecanismos.

Resumindo: pode ter a ver? Pode. Mas as evidências históricas me levam a crer mais que não.

Abraços!

Adriano

Adriano

Para completmentar:

- também não creio que seja um relógio genebrino montado pelo Brandt em La Chaux-de-Fonds, e assinado por ele. Pois que eu saiba ele não assinava esses relógios e só montava relógios de fábricas próximas da região. É pouco provável que ele montasse relógios fabricados em Genebra.

- Antes do calibre Omega, que deu nome definitivo à marca, os relógios fabricados por eles recebiam diferentes assinaturas com "Brandt" no nome, como Louis Brand & Fils e Louis Brand & Freres. E teve mais marcas além de "Labrador" e "Gurzelen", como "Regina" e "Helvetia".

- Quando saiu de La Chaux e foi para Bienne, ficou pouco tempo num endereço e depois mudou para a região de Gurzelen, que é o endereço atual da Omega.

- em Bienne tem um estádio de futebol chamado Gurzelen, que fica a uma quadra da Omega aliás, e que é a "casa" do Biel-Bienne FC. É gigantesco: cabem 1.500 torcedores...

Abraços!

Adriano

Filipeandrade

Obrigado cavalheiros, como sempre estão ai para ajudar...

Pois é, o que eu queria mesmo era algumas dessas análises, como o Adriano fez.

Fico feliz pelos pontos observados.

Esse Genève, não foi parar ai atoa.

Mais uma vez obrigado pelas opiniões de todos amigos.

Abraços

Filipe

Adriano

O "Geneve" com certeza não é a toa: tem isso escrito porque o relógio deve ter sido feito lá. Mas o Brandt deve ser outro caboclo, não deve ser parente do Louis e não deve ter nada a ver com a Omega.

Abraços!

Adriano

Wilson

Corretíssimo Adriano !

Complementando...

Esse mecanismo com pontes Lepine era muito comum nessa época,
compravam o ebauche, davam o acabamento e colocavam sua marca,

é por aí...

abraços,

wilson