Menu principal

Como lubrificar nossos relogios

Iniciado por vinniearques, 06 Agosto 2012 às 15:30:47

tópico anterior - próximo tópico

vinniearques

Resolvi criar o tópico pois pelas minhas pesquisas muito se fala em desmonte, limpeza, mais não encontrei nada sobre lubrificação de movimentos, onde se lubrifica, quais são os óleos! como sou muito leigo no assunto simplesmente não sei nada sobre e queria ouvir dos amigos que sabem, pra trocar informação das formas e tal, quem sabe não agrega conhecimento a outras pessoas também!

A unica coisa que vi é que um Óleo comum que varias pessoas usam é o Moebius 8000/4 que inclusive tá difícil de achar até na barão, mais não sei onde nem como se faz a lubrificação!

se os amigos puderem ajudar......

abração!

flávio

Há diversos tópicos no site sobre os lubrificantes usado, inclusive com discussões acaloradas. No entanto, explicar como se faz...Bem, mais uma vez acho que o Donald De Carle é a melhor opção. Se alguém naõ desenvolver o tópico, tiro "scanners" do livro dele amanha e posto. São 4 páginas no máximo.

Flávio

vinniearques

Patrão obrigado pelo retorno, realmente sobre Óleos eu achei bastante, mais como fazer, nadinha de nada!

se puder eu ficaria muito agradecido!

abração!

flávio

Minha internet está tão lenta, mas tão lenta, mas tão lenta que achei dois pdfs na net mas não consegui abri-los! Ou seja, estou postando links aqui que nei sei o que contém:

http://www.nawcc-index.net/Articles/BTI-The_Practical_Lubrication_of_Clocks_and_Watches.pdf

http://www.bhi.co.uk/Documents/Tech/PractLub.pdf

Depois - isso é resposta estranha de tópico - vou ler e tecer algum comentário, se os links tiverem servido para algo!

Flávio

flávio

Vi agora que os dois links levam a um texto do BHI que já havia divulgado há alguns anos aqui. Acho que ele resolve sua pergunta. Pelo menos a teoria...

Flávio

Jmm

Excelente material!

De qualquer forma, se puder copiar as páginas do livro, acrescentará muito.

No site da ETA tem umas animações que ajudam a entender, ou melhor, conhecer os pontos de lubrificação e os óleos utilizados.
Segue link que apresenta a desmontagem e remontagem do movimento ETA 2892A2.