Menu principal

Panerai - Como é feito

Iniciado por Betocd, 26 Novembro 2012 às 18:07:13

tópico anterior - próximo tópico

Betocd

Pessoal,
Como ando me coçando por um Panerai, tenho visto vários vídeos deles, e achei esse daqui bem interessante:

http://www.youtube.com/watch?v=APbYl5zjR24&feature=related

Mostram todas as etapas do processo.

Abs,

Paulo Sergio

Obrigado por compartilhar amigo!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Paulistano

adoro essas páginas que mostram a construção de relógios de primeira linha...

obrigado por compartilhar.

abraços.

marck

ola amigos,

sempre é bom ver.....

sds,

marck

Alberto Ferreira

Salve!

Muito bom ver!
Grato por compartilhar, Betocd!

Como engenheiro mecânico eu não posso deixar de ressaltar e apreciar a engenhosidade que nos permite fazer coisas assim.
Afinal, aqueles "robôs", como diz o locutor, ou aquelas máquinas de controle numérico, se preferirem, não se programam sozinhas, não é verdade?

E só para dar uma dimensão da coisa...
Alguém aí já usou um pica-óleo, para lubrificar um rubi?
Pois é... A máquina parece fazer com a máxima facilidade, não é?
Ping-ping-ping...
E,... Tá feito.  :D

Agora,...
Pensemos um pouco...
Se estas imagens sempre nos fazem "tirar o chapéu"... E com toda a justiça.
O que dizer daqueles (tempos e verdadeiros artistas) que podiam fazer isso e muito mais com as próprias mãos e ferramentas especiais.

Mas, por favor, eu não estou dizendo que uma coisa seja melhor que a outra.
Nada disso! Eu não vejo assim.

Eu aprecio muito, ambas!

Abraços!
Alberto

automatic for the people

jfestrelabr

Valeu, mas ja tinha sido postado a algum tempo.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Jmm

teofaouaz

Nota 10 esse vídeo!

É sempre interessante ver como a alta tecnologia convive com processos manuais.

Obrigado por compartilhar!  :)

Cigano

Gostei do seu comentário, caro Alberto!! 8)

Citação de: jfestrelabr online 28 Novembro 2012 às 10:37:39
Valeu, mas ja tinha sido postado a algum tempo.

Quando vi o título, achei que tivessem "reanimado" o tópico !! ;)
Abraços,
Cigano!

flávio

Assisti ao vídeo. Como já ressaltado por vários aqui e divulgado em alguns vídeos, por exemplo, da Omega, hoje a linha de produção da maioria das fábricas é totalmente automatizada. Eu também acho bacana, como o Alberto disse e, ademais, quando for desmontar para revisão, o trabalho do relojoeiro estará lá.

No entanto, eu que acompanhei do início ao final a construção de um Glashutte Original, pude perceber que somente a parte de trabalho grosso é feito em máquinas CNC. Toda decoração é feita à mão mesmo, assim como a montagem, que não segue estágios, como em fábricas "normais". Lá, cada relojoeiro monta o relógio à mão do início ao final. O que muda, como contei na minha visita a Glashutte, é que existem 3 tipos de relojoeiros lá, em 3 salas diferentes: aqueles que montam relógios normais, os que montam os complicados, e os que montam os super complicados. Diga-se de passagem, nessa área só havia o mestre e o aprendiz. E o mestre estava com um mapa enorme na sua frente com o "passo a passo" da montagem, caso contrário se perdia.

As máquinas permitem maior precisão, não há dúvida. Porém, sobretudo na decoração, deixam a desejar. Quem já viu um chanfrado feito à mão, sem bordas arredondadas, sabe o que estou falando.

Flávio

Alberto Ferreira

...

As máquinas permitem maior precisão, não há dúvida. Porém, sobretudo na decoração, deixam a desejar. Quem já viu um chanfrado feito à mão, sem bordas arredondadas, sabe o que estou falando.

Flávio

Sim! E como!
Só quem não observou atentamente não vê.

E eu não estou chamando ninguém de "cego", não.
Até porque a uma dada distância, todos nós somos...  ::)

Ou não?  :D

Mas, o melhor "olho eletrônico" (por mais fantástico e tecnológico que seja, tipo Hubble, só para nos dar uma outra dimensão) trabalha para o cérebro humano.
Para ele e por ele!

Acabamentos,...
São os nossos sentidos que valem...
Para eles e por eles...

Abraços,
Alberto