Menu principal

Dúvida sobre design dos relógios de Glashütte

Iniciado por LF, 16 Janeiro 2013 às 01:42:21

tópico anterior - próximo tópico

LF

Pessoal,

Não conhecia muitos modelos da Glashütte Original exceto os Senator Chrono e, hoje, explorando mais a marca, fiquei curioso ao notar que muitos deles têm elementos de design que, para mim, eram característicos dos A. Lange & Söhne. A título de exemplo, o PanoReserve é parecido demais com o Lange 1:

Daí veio a dúvida: quem copia quem? Qual é a origem desse design que, certamente, tem raízes comuns? Sei que as duas companhias eram primas integrantes do mesmo conglomerado estatal, mas alguma coisa era compartilhada além do controle acionário?

Abraços,

LF

Adriano

Tem sim raízes comuns.

O texto do nosso patrão, sem puxação de saco, é provavelmente o melhor que há sobre a história da relojoaria alemã pela internet afora. Ele explica a origem da Glashutte Original e da Lange modernas:

http://www.relogiosmecanicos.com.br/dresden.html

Abraços!

Adriano

flávio

Algumas coisas que não estão no texto, mas que já disse em outros tópicos. A Lange foi pulverizada e sobrou apenas a GUB. Quando o muro caiu, os relojoeiros da GUB se dispersaram entre as novas fábricas que surgiram, razão pela qual não é difícil estranhar que, vindo do mesmo background, tenham surgido designs semelhantes.

De qualquer forma, o Lange 1 surgiu primeiro. E a Lange indica uma fonte de inspiração para seu sistema de data: o relógio da Semper Opera em Dresden (foto extraída da net, até mesmo porque não entrei no local, apenas vi a contrução):

http://cdn.ablogtowatch.com/wp-content/uploads/2009/01/5-minute-clock-in-semper-opera-house1.jpg

Então, se fosse para dizer que alguém copiou o outro, diria que a Glashutte o fez. Como disse, porém, a questão não é tão simples, já que todos na Alemanha vieram do mesmo "saco" e frequentemente tem a mesma idéia. Aliás, há um claro DNA próprio nos relógios alemães, assim como nos britânicos e suíços.

Há, ainda, outra questão. Os arquivos da Lange - acreditem se quiser - não estão com eles, mas com a Glashutte Original (eu os vi). Descrições de mecanismos, origem dos relógios, para quem foram vendidos, etc, estão com a Glashutte Original, que "herdou" todo o espólio das marcas antigas. Quando a Lange precisa consultar algo, dirige-se à Glashutte Original, já que eles não possuem os arquivos, não os originais.

Flávio

igorschutz

O fato é que a relojoaria alemã "moderna" ressurgiu com a Lange, e todas as outras foram atrás.

Falando dos anos 80 pra cá, antes da Lange, nenhuma empresa exibia com orgulho o "Made in Germany".

Todos esses relógios chiques alemães e suas platinas 3/4, chatons parafusados, etc., que vemos hoje são fruto do sucesso da ressurreição da Lange.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

LF

Obrigado pelas respostas! Especialmente pela foto, Flavio. A origem comum já era clara, mas não todos esses dados sobre os engenheiros, arquivos e, finalmente, o que eles dizem que foi a inspiração para o design dos mostradores de data.

Aliás, a observação do Igor é bem pertinente: acho que antes da ressureição da Lange, os relógios alemães em geral tinham o mesmo ranço de muitas coisas do leste europeu, como aqueles carrinhos Trabant ;D

flávio

Se leu o longo texto citado, verá que o ranço surgiu na época soviética. A Lange, Union, Tutima, etc, dos anos 1930 para trás eram muito fodas!

Flávio

LF

Li, sim, e gostei bastante dos sensíveis agradecimentos. Interessante, em especial, a parte sobre os jovens e tatuados relojoeiros!!!