Menu principal

Ajuda - Seiko 6119-8083

Iniciado por Rafael, 10 Agosto 2013 às 20:14:22

tópico anterior - próximo tópico

Rafael

Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês para este problema. Possuo um Seiko 6119-8083, passou por uma revisão faz 8 meses e voltou a apresentar o mesmo problema. Sempre que o ponteiro do segundo encontra com o do minuto ele para, basta um leve chacoalhar que ele volta ou o simples balanço do pulso. Mas se deixar em cima da mesa ele trava.
Alguém tem uma ideia do que seja este problema?
[ ]'s
Rafael

Adriano

Se for exatamente como você descreve, o ponteiro de segundos está pegando no de minutos. O problema se agrava com o mostrador para cima.

Abraços!

Adriano

Rafael

Exato Adriano, entre 50 aos 10 é o ponto crítico.
Muito obrigado pela ajuda Adriano.

gustavopalombini

A solução é aimples e é só ajustar a posição dos ponteiros corretamente. A revisão não tem garantia? Saudações.

Cigano

Se o ponteiro estiver bem colocado, pode ser que algum deles esteja com um leve empeno, já cansei de ver isso aqui nos meus desmontes!! 8)
Abraços,
Cigano!

Rafael

Estava pensando que era o empeno mesmo, vou levar amanha e pedir para trocar os ponteiros. Obrigado pessoal! ;)

Adriano

Citação de: gustavopalombini online 10 Agosto 2013 às 22:43:15
A solução é aimples e é só ajustar a posição dos ponteiros corretamente. A revisão não tem garantia? Saudações.

Não é simples. Quando o ponteiro está simplesmente com altura errada, ele pode enroscar em qualquer posição. Já se está pegando em alguma posição específica, e não em outra, é porque a altura deles varia enquanto gira e isso significa empenamento do eixo da quarta roda ou empenamento na bucha do ponteiro de segundos, menos provável e com efeito menos drástico, pois no caso específico do 6119 a bucha nunca é tão alta a ponto de empenar e causar tal efeito.

Em um caso ou em outro, tem que trocar a peça. Tentar simplesmente reajustar a altura e aumentá-la para evitar isso implica em outros problemas, como interferência entre o de horas e minutos, ou entre o de segundos e o vidro. É uma solução pouco profissional.

Abraços!

Adriano

Adriano

Ps: postei essa mensagem acima ontem de noite. Não sei por que razão ela havia desaparecido hoje de manhã...

Abraços!

Adriano

Cigano

Olha a minha ultima aquisição veio com os ponteiros enroscando, creio que foi o "cuidado" com os correios, pois o ex-dono tinha comentado comigo que o relógio estava com precisão muito boa ! Mas quando chegou e vi que ele estava meio estranho ao passar pelas 3/15hs, percebi ele dava uma travadinha, então desmontei e constatei que o ponteiro estava enroscando naquele ponto juntamente com o ponteiro de minutos.
Então retirei com muito cuidado, e com a lupa pude ver que eles tava realmente empenado... desempenei usando a pinça mesmo, e ficou perfeito, a precisão voltou...uahuiahua
Abraços,
Cigano!