Curiosidades

  • 1 Respostas
  • 2008 Visualizações
Curiosidades
« Online: 19 Setembro 2013 às 08:50:06 »
Engrenagens Naturais, essa eu não sabia se postava lá ou aqui...kkkkk, fala sério né?


Evolução inventou a engrenagem antes do homem



A ninfa, ou filhote, de um tipo de percevejo, o Issus coleoptratus, usa um par de engrenagens nas coxas para sincrozinar o movimento das pernas durante o salto. Essa é a primeira vez em que um sistema de engrenagens capaz de entrelaçar os dentes com precisão e girar de modo funcional é descrito na natureza, diz artigo publicado na edição de 13 de setembro da revista Science.
A delicadeza e a precisão do mecanismo são espantosas: os dentes das rodas têm cerca de 20 micrômetros – milésimos de milímetro – de altura, e graças às engrenagens as pernas se movem com um intervalo de tempo entre si da ordem de 30 microssegundos. Um grau de sincronia “difícil de conseguir com pulsos neurais de 1 milissegundo”, escrevem os autores. O pulso é cerca de 30 vezes mais lento que a coordenação das pernas pela engrenagem minúscula.
Esta não é a primeira vez que se descobre que uma invenção mecânica humana já havia sido antecipada na evolução dos insetos. Em 2011, a mesma Science publicava um artigo descrevendo a descoberta de um sistema de porca e parafuso no corpo de um besouro, o Trigonopterus oblongus, numa das juntas das pernas.


http://www.unicamp.br/unicamp/ju/575/telescopio

Abraço a todos,

Robson Xavier.

*

Alberto Ferreira

Re: Curiosidades
« Resposta #1 Online: 19 Setembro 2013 às 08:59:41 »
Legal!

Neste caso, talvez a "invenção" da Natureza só tenha mesmo sido percebida depois das ("nossas", ou dos antigos chineses, segundo alguns...) engrenagens...
Mas, certamente, muitas das invenções humanas foram mesmo copiadas, frutos da observação da vida na natureza.

Um exemplo que me vem à mente, o velcro.

Alberto