Sou ignorante!

  • 14 Respostas
  • 5273 Visualizações
*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Sou ignorante!
« Online: 21 Setembro 2013 às 17:37:21 »
Sim, o título é para causar impacto, mas é verdade. Explico: de onde vem essa coisa da psique humana em negar a própria ignorância sobre alguma coisa? A dificuldade em dizer "não sei"?

Muitos vão dizer que é problema de cada um, mas é um problema que tem profundo impacto na nossa sociedade pois isso se extende na vida profissional da pessoa. O que despertou esse pensamento foi eu ter ouvido esses dias, de uma enfermeira, não auxiliar não, enfermeira, experiente, que paralisia facial temporária pode ser causada por "gorpe de ar" (sic).

Relevei obviamente, mas me lembrei de uma certa vez em que precisei fazer uma ligação, um "jump" na bateria do meu carro, a tal "chupeta", no estacionamento perto de casa. Obviamente fui seguir o que todo manual do carro e qualquer manual básico de mecânica, qualquer manual "Hayes" da vida, diz: positivo na bateria descarregada, positivo na bateria carregada, negativo na bateria carregada, e massa no "carro descarregado", obrigatoriamente nessa ordem. Eis que o encarregado do estacionamento veio me ajudar e foi ligando tudo de qualquer jeito. Eu disse que estava errado e ele jogou na minha cara: "sou mecânico há "x" anos".

Well... esses são os enfermeiros, mecânicos e etc. que vemos por aí. E fatalmente lembrei de relojoeiros. Nunca me esqueço quando vi um relojoeiro muito bom e experiente, ensinando um método muito prático e intuitivo de se fazer avaliar e fazer balanceamento dinâmico no balanço, para outros relojoeiros. Eu mesmo achei muito legal pois é um método mais intuitivo do que o clássico que se lê em manuais de relojoaria. Show de bola. Eis que um dos relojoeiros, com anos e anos de profissão, pouco depois disse que aquilo era bobagem e que não fazia sentido nenhum...

É como se eu dissesse que física quântica fosse uma bobagem sem sentido, só porque eu não entendo nada do assunto. É mais fácil dizer isso do que assumir que não entendeu nada, ou que não é suficientemente inteligente para entender aquilo.

Por isso digo: eu sou um ignorante para muitas coisas pois nem tenho capacidade de compreendê-las. E chego a conclusão também que o melhor jeito de se auto-descobrir um ignorante é estudando. Cada vez que estudo e aprendo algo, percebo o quanto eu desconhecia do assunto, e o quanto falta ainda para aprender. Imagino que os maiores gênios da históri da humanidade deviam ser os caras com o maior senso próprio de ignorância. Até porque é esse senso que nos leva a querer aprender mais, estudar mais.

Enfim isto é só um desabafo sobre o nível profissional geral que temos no país. Eu nem sou especilista em mecânica automotiva mas conheço uma coisa ou outra pois estudo o assunto desde bem criança. Minha idade não tinha dois dígitos quando eu já ensinava meu próprio pai sobre mecânica. Mesmo assim eu poderia escrever um livro sobre quantas bobagens elementares eu já ouvi de mecânicos, e pior, um outro livro sobre o tanto que já ouvi de relojoeiros.

Apenas penso que isso tem um impacto profundo na evolução de nossa sociedade como um todo, e não consigo compreender exatamente a origem dessa mentalidade.

Desculpem o desabafo e obrigado pela leitura!

Abraços!

Adriano
 

Re: Sou ignorante!
« Resposta #1 Online: 22 Setembro 2013 às 14:50:01 »
Adriano,

já vivi situações como as que você descreveu, em que um suposto profissional incorre em erro básico que um simples amador interessado identifica. Não sei porque isso acontece, mas tenho desconfiança que o problema é mais grave quando envolve o que convencionamos chamar de nível médio.
Um engenheiro, por exemplo, se forma com literatura estrangeira, tem contato com profissionais de outros países em congressos, ou mesmo trabalha em firmas de origem estrangeira, o que acaba criando uma certa ética internacional de trabalho. Tanto que é relativamente fácil encontrar um engenheiro suíço trabalhando no oriente médio, um brasileiro em Singapura e por aí vai.
Mas e um pedreiro? Um mecânico? Com sorte, ele frequentou alguma escola profissionalizante tipo o Senac. Mas talvez nem isso, já que a profissão não é regulamentada por conselho de classe. E aí a ética de trabalho é aquela do meio em que ele está. E por ética, não estou me referindo à honestidade, mas à relação de respeito que a pessoa tem com o trabalho. Estes dias vi um documentário que pegava um inglês e no espaço de um mês o transforma em alemão. Ou pelo menos o faz viver como vive um alemão médio. A produção do programa arranjou um emprego de limpar uma máquina de fazer lápis (Faber-Castell) e durante oito horas por dia ele precisava ficar concentrado na máquina, impedindo algum travamento e limpando a mesma entre turnos. Trabalho braçal e chato, como eu não maginava existir na Alemanha. Lá pelas tantas do primeiro dia, ele dá uma paradinha e pega o celular para responder uma mensagem. Vem o supervisor e explica que aquilo não é permitido e ele precisa esperar até seu horário de intervalo.
Corta para o Brasil, onde durante a última coleta de meus dados para emissão de passaporte, o funcionário que me atendia (acho que não era policial e sim um terceirizado) entre uma informação e outra, mantinha uma animada conversa no celular via SMS.
Enfim,  são só meus dois centavos.

Um abraço,
Davi
 

Re: Sou ignorante!
« Resposta #2 Online: 23 Setembro 2013 às 15:07:09 »
Já dizia Sócrates:

“Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.”
Rafael.

*

Alberto Ferreira

Re: Sou ignorante!
« Resposta #3 Online: 23 Setembro 2013 às 18:21:33 »
Sim!
Deveria ser a coisa mais natural, nós admitirmos a nossa ignorância em algum assunto.
Afinal, até prova em contrário, todos nós nascemos assim e só deixamos a condição de ignorância pelo aprendizado.

Mas o ser humano acha que isto é algo que o "diminui".
Quando é bem o contrário.

Então, amigo Adriano, não foi um "desabafo", foi uma constatação.

Um abração, meu amigo, e continue espalhando por aí os conhecimentos que angariou.
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Sou ignorante!
« Resposta #4 Online: 23 Setembro 2013 às 19:25:24 »
E eu estou deixando de lado as experiências que tive como arquiteto: no quarto e quinto anos de faculdade, fiz estágio em uma grande rede de lojas de materiais de construção. Minha função era orientar os clientes de maneira mais técnica sobre a escolha e aplicação dos produtos, e coisas do gênero. Fui totalmente tolhido por todos os vendedores pois tudo o que eu falava (baseado principalmente nos treinamentos e manuais dos fabricantes) era pura merda. O certo eram sempre eles. Cansei de ver orientações totalmente erradas, especialmente sobre impermeabilizantes (todo mundo pensa que sabe como usar impermeabilizantes...) ignorando até a própria orientação escrita no rótulo do produto, sobre aplicação, rendimento, e etc. Era batata eu vero cliente voltando uma semana depois, e comprando mais impermeabilizante errado, e depois de uma semana denovo, e denovo. Claro, a laje já é mal feita desde o início (claro, todo mundo sabe "bater" uma laje, mesmo sem saber o que significa cimbramento ou para que serve...), aí aparecem um milhão de infiltrações, e ainda são mal resolvidas... Gasta-se o triplo de material e não resolve o problema.

E uma clássica: o cliente fica olhando o setor de elétrica, procurando disjuntores. O vendedor pergunta "posso ajudar?". O cliente diz que tem um disjuntor, digamos, de 15A, que cai toda hora. O que o vendedor faz? "Leva um de 25A, que não vai cair nunca mais." Bem, de certo modo, não cai mais mesmo... A fiação frita, incendeia toda a casa, morre toda a família, mas o disjuntor não cai nem a pau...

E por aí vai...

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 23 Setembro 2013 às 19:31:09 por Adriano »

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Sou ignorante!
« Resposta #5 Online: 23 Setembro 2013 às 20:42:14 »
Boa noite,
Adriano eu comungo da vossa indignação. A verdade é que os práticos ignoram a importancia da teoria e em muitos casos a reciproca é verdadeira. As pessoas em geral nao querem entender o funcionamento...ou no exemplo do disjuntor que é um dispositivo de segurança é interpretado por muitos como uma chave liga-desliga.

Sobre a area medica minha mãe passou por apuros com um medico que indicou um xarope ignorando o fato dela ser diabetica. E meu irmao mais velho tb diabeticos apos ter um AVC recebeu um soro inadequado para diabeticos. no caso do meu irmao eu estava com ele no hospital e por acaso li glicose em uma das bolsas...imediatamente eu fechei a valvula e chamei a enfermeira que somente pediu desculpas.

Abs

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Sou ignorante!
« Resposta #6 Online: 23 Setembro 2013 às 21:34:41 »
Quando fiz MBA em gestão de pessoas na FGV, um grande mestre dizia que, mais vale aquele empregado que diz não saber e que quer aprender do que aquele que diz saber tudo e não quer inovar.
Compartilho de seu sentimento Adriano, aliás, no programa Justiça do Trabalho vai a escola, sempre digo aos alunos, principalmente secundaristas (será que essa palavra ainda existe?) que só se passa em concurso, prova, entrevista de emprego, ou seja, na vida, se você tem gana de aprender e falta de vergonha de perguntar.
Parabéns pelo texto.
Abs.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Sou ignorante!
« Resposta #7 Online: 23 Setembro 2013 às 21:52:29 »
Diz a história que um dia, no campus da universidade de Princeton onde dava aulas, Albert Einstein parou para conversar com um notório mau e desinteressado aluno e ficou um bom tempo com ele.

Quando um professor amigo lhe perguntou o porquê dessa "perda de tempo", Einsten respondeu:

-"Quando um sábio e um tolo conversam, o sábio sempre aprende alguma coisa..."


Boa semana para todos!


Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

Re: Sou ignorante!
« Resposta #8 Online: 24 Setembro 2013 às 10:41:38 »
...
 Cansei de ver orientações totalmente erradas, especialmente sobre impermeabilizantes (todo mundo pensa que sabe como usar impermeabilizantes...) ignorando até a própria orientação escrita no rótulo do produto, sobre aplicação, rendimento, e etc. Era batata eu vero cliente voltando uma semana depois, e comprando mais impermeabilizante errado, e depois de uma semana denovo, e denovo. Claro, a laje já é mal feita desde o início (claro, todo mundo sabe "bater" uma laje, mesmo sem saber o que significa cimbramento ou para que serve...), aí aparecem um milhão de infiltrações, e ainda são mal resolvidas... Gasta-se o triplo de material e não resolve o problema...

Putzzzz, me fez lembrar da coisa mais tosca que já ví na minha vida.

Uma vez, para acabar com uma infiltração na laje de casa, um pedreiro fez meu pai comprar uns 30 litros de Leite de vaca, ainda eram os saquinhos de plástico,  para misturar na massa de cimento para aplicar em cima da laje e calafetar.

Quando ouvi aquilo eu perguntei:
- Qual a explicação científica de que o leite de vaca faria o cimento grudar mais ?  (na época eu fazia cursinho pré-vestibular e sacava tudo de química e biologia).

O pedreiro, com ar superior e grosso falou que a experiência de vida dele dizia que resolveria.

Bom..., depois a laje continuou o vazamento..., mas agora com um incremento lácteo.

Re: Sou ignorante!
« Resposta #9 Online: 25 Setembro 2013 às 23:56:49 »
Adriano

Vc me fez lembrar de algumas passagens até engraçadas diga-se por sinal.

Eu acho q isso acontece por causa do ego, eu lembrei d um caso parecido do seu quando eu fui fazer meu primeiro estágio, parece que a pessoa se sente na obrigação máxima e imutável de saber mais que você, é complicado.

Atualmente eu trabalho muito com agências de marketing, pra quem não conhece, algumas vezes me sinto um simples humano no olimpo hauhauhau, pessoal humilde sabe hehehehe

Mas cara, essa raiva q nós todos sentimos vai ocorrer mais vezes, Oooo ego maledeto.

Abs

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Sou ignorante!
« Resposta #10 Online: 26 Setembro 2013 às 11:51:34 »
Estes "conhecimentos" podem ser até engraçados quando contados, mas podem se tornar trágicos facilmente... :-X
Um pequeno exemplo, que aconteceu comigo: a coisa de um ano atrás eu estava com uma dor muito forte no ombro esquerdo. Fui a um ortopedista e informei claramente que eu sou cardiopata, com bloqueio átrio ventricular e insuficiência grau III. Mostrei até mesmo uma cópia da receita com todos os medicamentos de uso contínuo.
Ele me receitou ibuprofen, um anti-inflamatório. Bastou um comprimido para me levar ao pronto socorro com a pressão na estratosfera e risco de mais um infarto...
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Sou ignorante!
« Resposta #11 Online: 26 Setembro 2013 às 12:21:24 »
Ahhh Paulão aí é outra coisa...é incompetência mesmo.... aconteceu algo parecido com o meu avô a uns meses atrás...mesma coisa dor no ombro e tal e ele tem problema na válvula do coração....o médico deu o remédio e no dia seguinte hospital.

Isso sim é preocupante.

*

Offline CHICO

  • ****
  • 350
    • Ver perfil
Re: Sou ignorante!
« Resposta #12 Online: 26 Setembro 2013 às 20:24:51 »
Vaidade... Vaidade... A maioria de "nós", não consegue deixa-la, nem por um minuto :P

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Sou ignorante!
« Resposta #13 Online: 28 Setembro 2013 às 12:45:31 »
Tem toda a razao amigo Adriano, as pessoas tendem a transparecer que sabem  aquilo que desconhecem.

Costumo dizer que ignorantes somos todos, somente ignoramos coisas diferentes.

Os sabios estao cheios de duvidas e os idiotas cheios de certezas,  o que, de facto, explica muita coisa...

Eu ignoro tanta coisa!

Um grande abraco!
Correia
 :) 8)
« Última modificação: 28 Setembro 2013 às 12:48:39 por Correia »
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Re: Sou ignorante!
« Resposta #14 Online: 30 Setembro 2013 às 10:49:11 »

Os sabios estao cheios de duvidas e os idiotas cheios de certezas,  o que, de facto, explica muita coisa...


Sabias palavras caro Correia!
Abraço,

Octávio Augusto