USO DE RADIUM NA PINTURA DE MOSTRADORES. O LADO OBSCURO

  • 6 Respostas
  • 3136 Visualizações
*

Offline amadeu

  • ****
  • 429
    • Ver perfil
USO DE RADIUM NA PINTURA DE MOSTRADORES. O LADO OBSCURO
« Online: 16 Outubro 2013 às 20:00:39 »
PESSOAL DESCULPEM-ME SE TAL MATERIA JAH FOI ALGUMA VEZ POSTADA.
ONTEM ESTAVA ASSISTINDO O DISCOVERY OU NATIONAL CHANNEL (NAO ME RECORDO AGORA) E PASSOU UMA RECONSTITUIÇAO DE UM FATO MUITO INTERESSANTE QUE ALTEROU ALGUMAS REGRAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO.
ERA SOBRE A PINTURA DE MOSTRADORES DE RELOGIO COM RADIUM.
NA MATERIA ELES DIZIAM QUE, PARA MELHORAR OS DETALHES DAS PINTURAS, AS MOÇAS AFINAVAM A PONTA DO PINCEL NOS LABIOS, O QUE LEVOU A GRANDE INGESTAO DA SUBSTANCIA.
NAO ENCONTREI EXATAMENTE ESTA RECONSTITUIÇAO, MAS ACHEI ESTA MATERIA QUE EH SOBRE O ASSUNTO.
PS. SE JAH FOI POSTADA, DESCULPEM-ME


http://cora.blogspot.com.br/2008/01/as-garotas-do-rdio-uma-histria-hedionda.html

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: USO DE RADIUM NA PINTURA DE MOSTRADORES. O LADO OBSCURO
« Resposta #1 Online: 16 Outubro 2013 às 20:40:08 »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: USO DE RADIUM NA PINTURA DE MOSTRADORES. O LADO OBSCURO
« Resposta #2 Online: 16 Outubro 2013 às 23:33:05 »
Eu sabia que nos primórdios da indústria tanto o rádio quanto o trítio haviam sido usados de forma indiscriminada na indústria. Não sabia, porém, que os empregadores sabiam do risco que corriam suas empregadas. Fui pesquisar...

http://en.wikipedia.org/wiki/Radium_Girls


O caso gerou um processo e no final do artigo da wiki há diversas referências a este na mídia. Confesso que fiquei interessado. Quero ler mais sobre isso.


Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: USO DE RADIUM NA PINTURA DE MOSTRADORES. O LADO OBSCURO
« Resposta #3 Online: 18 Outubro 2013 às 16:05:02 »
Sim.
Há que ler. E há o que ler...

Sendo curto e grosso...
O problema é muito mais embaixo.

Se sabiam?
Provavelmente, quase certamente, sim, como a indústria do tabaco também sempre soube. Oras!


A única saída é a informação, mas a correta, aquela pesquisada e nunca aquela "vendida" pelas "mídias" e pelas "propagandas".
E é assim...   ...desde aquela época...

Infelizmente pouco mudou neste último aspecto.

Então...
Que a Santa Informação interceda por nós!
Mesmo, e principalmente, que seja através do olhar para os erros, e as ocultações, da História.

Alberto
Que, antes que alguém confunda a barafunda, deixa claro não "participa" de nenhum FRMleaks...  ::)
 8)


Re:USO DE RADIUM NA PINTURA DE MOSTRADORES. O LADO OBSCURO
« Resposta #5 Online: 11 Março 2020 às 06:21:22 »
O livro homônimo que inspirou o filme eh de 2017 Flavio, autora Kate Moore


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Re:USO DE RADIUM NA PINTURA DE MOSTRADORES. O LADO OBSCURO
« Resposta #6 Online: 12 Março 2020 às 20:21:19 »
Muito bom saber que vai ter também um filme sobre este assunto, que pode levar o conhecimento deste tema para muito mais pessoas.

Uma outra questão que fico me perguntando e na duvida não arrisco, é se existe algum dano a saúde das pessoas que utilizam estes relógios com os mostradores pintados com material radioativo. Gosto muito de ler sobre as grandes guerras e algumas vezes tive a vontade de adquirir um relógio militar da segunda guerra, mas tem uns que até simbolo de radioativo e orientação para descarte tem na tampa do fundo. Achei muito sinistro e desisti da aquisição. Se não me engano, um colega aqui do fórum já mencionou que tem um relógio militar desta época e o danado ainda hoje acusou radiação quando foi colocado próximo de um contador Geiger. Bizarro...

Saudações,

Jefferson.