Menu principal

Por falar na Nomos, lançaram sua linha de luxo

Iniciado por admin, 25 Outubro 2013 às 10:07:16

tópico anterior - próximo tópico

flávio

A Nomos sempre foi discutida aqui, inclusive recentemente no tópico "qual relógio está usando", como sendo uma marca que oferecia muito por pouco: relógios com calibres feitos em casa, praticamente de forma artesanal, por menos de 2000 euros.

Lançaram agora dois modelos. Confesso que gostei do Lambda e sua longa reserva de marcha de 82 horas, movimento claramente no padrão alemão (lembram muito os Glashutte Original, embora usem um padrão de listras concêntricas, não paralelas) e, creiam, visual do mostrador, praticamente singular no mercado (lembraram-me os Jaquet Droz, mas a inspiração é outra. Sim, alguns irão dizer que o marcador de reserva é grande demais e pode "misturar-se" aos demais ponteiros).

Já não gostei tanto do Lux, muito embora tenha achado o máximo o movimento com formato tunneau, já que é um absurdo que fábricas atuais careiras, como Vacheron, coloquem em caixas quadradas movimentos redondos.

Mas tudo isso tem um preço e aí acho que a Nomos perderá competitividade. Os relógios são de ouro, mas custam na faixa de 20 mil dólares. Por esse preço, só para citar um exemplo, fica próximo de um dos "top 5 relógios que o Flávio gosta", o Glashutte Chronometer. Aí fico com o último, sem dúvida...

Deu no ABTW:

http://www.ablogtowatch.com/nomos-lambda-watch-new-higher-end-offering-german-brand/2/

http://www.ablogtowatch.com/the-new-lux-from-nomos/

E para quem ficou curioso com esse relógio que gosto tanto mas não compraria pelo preço (embora ache que valha. Podiam fazer em aço! Falei com o relações públicas quando visitei a fábrica...)

http://www.watchtime.com/featured/glashutte-originals-senator-chronometer/

Flávio

MRL

O meu Nomos Zurich Weltzeit não sai do meu pulso desde que eu comprei. A graça dele está justamente em ser um relógio de dia a dia com uma qualidade superior.

Este novos modelos de luxo são bonitos, sem dúvida, e também preferi o Lambda. Mas por 20 mil dólares prefiro "inteirar"mais um pouco e comprar um GO também.

Vamos ver no que vai dar este movimento da marca, me parece bastante arriscado.

Adriano

flávio

Posta foto do Zurich aí! Acho esse relógio do baralho e ele é um pouco maior do que o "normal" da Nomos não é?

Flávio

CHICO

Os movimentos ficaram lindos, tinha visto hoje pela manhã.
Isso ao vivo deve ser :o

MRL

Citação de: flavio online 25 Outubro 2013 às 11:25:34
Posta foto do Zurich aí! Acho esse relógio do baralho e ele é um pouco maior do que o "normal" da Nomos não é?

Flávio

Olha as fotos do bicho aí:

Quanto ao tamanho, acho que ele é um pouco maior que os Tangent sim, uns 3-4 MM.

mmmcosta

Marcelo

CHICO

Nesse Zurich, diferente do Nomos do Patrão Flávio, as listras da ponte e da platina, estão alinhadas. Ou é só impressão minha?

Chico

MRL

Citação de: CHICO online 25 Outubro 2013 às 18:10:23
Nesse Zurich, diferente do Nomos do Patrão Flávio, as listras da ponte e da platina, estão alinhadas. Ou é só impressão minha?

Chico

Estão alinhadas sim. Mas também é uma compra bem recente, eles tinham que acertar o produto alguma hora né?

bblunt

Motivado por este tópico (e por outros que tratam da Nomos), visitei o site deles e pedi a remessa do catálogo 2013. Gratuitamente. Levou uns 12 dias entre o pedido no site e a entrega em casa. Só hoje (no feriado, deliciei-me com o noticiário dos mensaleiros... Hoje, ainda teve a notícia da fuga do "italiano"...) pude abrir e folhear o material. As fotos dão uma idéia da coisa. O texto é um tanto pretensioso, mas muto bem escrito e até irônico, em certos trechos. As fotos, todas espetaculares. no pacote, eles mandaram até mesmo alguns cartões postais. No site, eles ainda vendem uns itens (como uma caderneta moleskine, p. ex.), para alimentar o marketing da marca.

be brief, be blunt, be gone.

flávio

Os textos da Nomos são muito engraçados!

Flávio

bblunt

Dois detalhes: no envelope, dois selos, da ECT alemã, retratam o Zurich Weltzeit. E o ofício que apresenta o material informa, no rodapé, todos os dados do banco alemão onde a Nomos tem conta (com aquele código Swift e tudo). Muito profissional. Muito germânico.
be brief, be blunt, be gone.

flávio

Alberto Ferreira

Muito legal!

Weltzeit.
Eu gosto deste nome no relógio.
8)

Alberto

chip

Citação de: flavio online 25 Outubro 2013 às 10:07:16
relógios com calibres feitos em casa, praticamente de forma artesanal, por menos de 2000 euros.
Flávio

Salve :)

Revisionei há bem pouco tempo, um Nomos...Por sinal estava maltratado (riscos nas platines, etc.)... Contudo, tratava-se de uma ETA 7001. Não era propriamente uma máquina made in house... Talvez com acabamento da Nomos, mas de base era ETA.

Saude
Aquele abraço

flávio

Sim, os primeiros Nomos eram Peseux 7001, apenas com o folheado dourado e "sunburst" na rochet.

No entanto, como a patente do Peseus 7001 havia expirado, eles passaram a fazê-lo "em casa" e, depois, o modificaram totalmente, adicionando a platina 3/4, folheado a ródio, listras de genebra (ops, de glashutte!), sunburst em tudo e o característico cliquè alemão, que não usa mola interna, mas externa e longa.

O calibre atual dele, pois, é baseado no Peseux, mas feito em casa.

Eu particularmente não gosto de relógios alemães com "listras" de genebra, nunca havia sido usado na indústria no passado e, acredito, seja muito mais um lance de mercado do que propriamente para mostrar tradição. A Nomos poderia usar o dourado como nesse antigo, mas "frosted", esse era o acabamento padrão na época do Adolph Lange, Grossman, etc.

Quem faz atualmente um acabamento efetivamente tradicional alemão é o Marco Lang, de Dresden.

Ei, esse Nomos está um pouquinho judiado para um relógio não tão velho assim ein?

Flávio

CHICO

Citação de: flavio online 17 Novembro 2013 às 12:50:30
O calibre atual dele, pois, é baseado no Peseux, mas feito em casa.

Flávio

Aproveitando esse esclarecimento, faço uma pergunta:

Flavio, você sabe dizer se algum dos movimentos da Glashutte Original, é baseado em algo pré existente, ou se são todos projetos feitos por eles "do zero"?

Obrigado
Chico

flávio

Curioso você perguntar isso. Quando os primeiros relógios da Glashutte Original e Union surgiram, eu já me interessava por relojoaria. Mas confesso que não sabia nada a respeito das origens alemãs da relojoaria (o que, pasme, só fui aprender ao visitar Glashutte) e muito menos da marca em si. E não era por falta de material...

Há uns dois anos eu resolvi reler todos os artigos do The Purists da época em que o site ainda era toscão, não o The Purists Pro. Deparei-me com isso:

http://www.thepurists.com/brandjpg/go/calibers/cal39.html

Se lê em inglês, gaste um tempinho no texto, caso contrário, coloque no Google tradutor.

Mas em resumo, em que pese a precisão estética dos atuais movimentos da GU, estes são DE FATO descendentes diretos dos... Movimentos toscões da GUB!

Ver, aliás, LER para crer!  :D

Flávio

chip

Citação de: flavio online 17 Novembro 2013 às 12:50:30
Ei, esse Nomos está um pouquinho judiado para um relógio não tão velho assim ein?
Flávio

Caro Flávio

Sim é verdade... Dá pena ver mecanismos todos riscados... Há pessoal (relojoeiros) que usam as pinças metálicas e chaves de fenda para ajeitar a platines na hora de encaixe nas engrenagens... Minha nossa, fica tudo marcado... Até mesmo os parafusos, onde deixam escapar a chave de fendas, claro que o cenário final é feio de ver...
Este em particular, tinha também o tambor amolgado :-\

Saude
Aquele abraço

CHICO

Citação de: flavio online 17 Novembro 2013 às 23:46:01
Mas em resumo, em que pese a precisão estética dos atuais movimentos da GU, estes são DE FATO descendentes diretos dos... Movimentos toscões da GUB!

Flávio

Pois é, fica difícil em acreditar nessas histórias das manufaturas, pois em alguns casos, eles pegam antigos projetos e relançam como "novo", e em outros casos, executam projetos com patente expirada, ou com direitos pagos, e dizem... é nosso projeto, nosso calibre!
Enfim, acaba que deve-se confiar desconfiando ;) ... receber certas informações com aquela pitada de sal; e pra quem tem pouco conhecimento no assunto, mesmo fazendo a "tarefa de casa", pode-se acabar comprando uma idéia, que não é legitima em sua totalidade.
Seu tópico sobre a GO me deixou muito fan da marca, agora o encanto... diminuiu um pouco ::)

Valeu Flávio!

Abraço
Chico