seamaster 471

  • 10 Respostas
  • 2650 Visualizações
seamaster 471
« Online: 26 Outubro 2013 às 14:36:16 »
 Alguem tem conhecimento sobre Omega seamaster cal.471  ano 55 , queria saber sobre essa maqina se e boa ja que foi o primeiro calibre com rotor
de 360 graus (antes eram de martelo) se não estou enganado ,e que pretendo dar de pressente para minha filha ja que o diametro e de 32mm +/-
 ele e fundo azul em plaque de ouro muito bem conservado

Re: seamaster 471
« Resposta #1 Online: 26 Outubro 2013 às 21:00:55 »
e ai galera??? nenguem pra dar uma mão???

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: seamaster 471
« Resposta #2 Online: 27 Outubro 2013 às 10:22:40 »
...Omega seamaster cal.471  ano 55 , queria saber sobre essa maqina se e boa ja que foi o primeiro calibre com rotor
de 360 graus

Caro Junior,
Como no velho slogan “Se é Omega, é bom” ::).........ainda que acredite que a minha memória esteja me traindo ultimamente :-\....seria este da Bayer?

O calibre 470/471, como você bem disse, foi o primeiro da Omega (1/2 verdade) onde a Massa Oscilante graciosamente :-*, como uma elegante bailarina :-*,  girava a 360º.

A meia verdade é porque na real o calibre 470/ 471 era de fabricação (saiu das pranchetas do departamento de criação) da tradicional fabricante de movimentos e relógios, a Marc Favre Co de Bienne, empresa adquirida pelo Grupo SSIH em 1955 atendendo a filosofia expansionista/incorporadora do seu recém empossado presidente Joseph Reiser .

Este figura aumentou o Grupo com empresas como a Marc Favre (1955), Rayville Blancpain(1961), Lanco (1965), Aetos (1969).

A Marc Favre produziu alguns movimentos que foram usados por outros fabricantes (A Cyma também entra aqui), e o exemplo que eu me recordo é o famoso calibre 138ss (Martelo) usado no primeiro modelo de Polerouter da Universal Genève.

Este calibre Martelo que a UG denominou de 138SS, na verdade foi concebido pela Marc Favre em 1948, e no ano de 1955 ela cedeu os direitos para a Martel, e esta para a Universal.



Observe como este ano de 1955 foi importante, pois é o exato ano que a Marc Favre abre mão do seu movimento automático martelo (não sei dizer a que preço), lança um inovador 360°, e é incorporada pela SSIH (ao qual a Omega fazia parte)

Deve ter sido um ano de "tantas emoções", como cantava o Rei Roberto Carlos.

Eu particularmente penso que este calibre é importantíssimo ;) dentro da história deste fabricante apaixonante :-*, a Omega, um verdadeiro marco, ainda que não tenha sido fruto das brilhantes cabeças, e pranchetas da Rue Jakob-Stämpfli 96 - Biel/Bienne

Já no ano seguinte, ou seja, em 1956 a Omega utiliza este movimento em um icônico modelo de Seamaster, o comemorativo aos jogos olímpicos de Melbourne conhecido como Seamaster XVI




Aquele meu movimento 471 está em um Seamaster de 1955 conhecido como Big Seamonster, por conta do atípico logo na tampa.
Sim, é um relógio pequeno para os padrões da moda atual.
Por curiosidade, você se importa com o tamanho do relógio, ou com a grandeza do seu movimento, da sua história?



Abraço

Gravina

*

Alberto Ferreira

Re: seamaster 471
« Resposta #3 Online: 27 Outubro 2013 às 12:17:37 »
Putz!
 :o


Caro Junior, se o amigo me permite uma pequena brincadeira, de "boas vindas"...  ::)

Em se tratando de Omega, vale a pena esperar pelo nosso "Senior"...

E o amigo Gravina é como a fé,...
..."não costuma faia!"
Pode crer!

Abraços a ambos!
Alberto - Sempre no FRM, vivendo e aprendento.
 8)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: seamaster 471
« Resposta #4 Online: 27 Outubro 2013 às 14:26:06 »
Putz mesmo!


Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: seamaster 471
« Resposta #5 Online: 27 Outubro 2013 às 14:47:03 »
Belíssima postagem, Mestre! Parabéns a todos nós por podermos desfrutar dessa leitura e muito obrigado, Gravina!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: seamaster 471
« Resposta #6 Online: 27 Outubro 2013 às 17:54:35 »
 :)

Estimados, eu que agradeço a oportunidade.

Abraços

Gravina

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: seamaster 471
« Resposta #7 Online: 27 Outubro 2013 às 18:14:57 »
 :o :o :o :o :o :o :o :o

sem mais...

Re: seamaster 471
« Resposta #8 Online: 28 Outubro 2013 às 01:07:21 »
  obrigado pela aula mestre Gravina  ,sempre e bom aprender sobre a historia nossas belissimas maquinas ,e respondendo com certeza me
importo com a grandeza do movimento e sua historia,  abraço y obrigado a todos qu participaram neste tòpico.

*

Offline Lança

  • ***
  • 155
    • Ver perfil
Re: seamaster 471
« Resposta #9 Online: 30 Outubro 2013 às 14:10:20 »
Que leitura boa a deste tópico, só posso agradecer.

Leandro

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.319
    • Ver perfil
Re: seamaster 471
« Resposta #10 Online: 30 Outubro 2013 às 16:43:42 »
Sensacional!
Parabéns pela didática e conhecimento Gravina.
Forte abraço.