Lemania e a Heuer

  • 6 Respostas
  • 2580 Visualizações
*

Offline Rafael

  • ***
  • 149
    • Ver perfil
Lemania e a Heuer
« Online: 26 Outubro 2013 às 23:58:23 »
Olá pessoal, estava lendo sobre os Cronos 5100, 5012 que a lemania produziu para Heuer. Esse Cronos também foram vendidos em relógios idênticos pela lemania, o que mudava "aparentemente" de um lemania para um heuer era apenas o dial outros dizem que os lemanias eram mais pobres que o heuer. O que tem de verdade e mito sobre essa diferença?

Re: Lemania e a Heuer
« Resposta #1 Online: 28 Outubro 2013 às 12:02:42 »
Vai aí o que eu sei, que não é muito...
Mais uma das histórias situadas na crise da indústria suíça ao final dos anos 70 e que perdurou por um bom tempo.
A Lemania, já famosa fabricante de movimentos, foi vendida pela grupo SSIH em 1981 para o grupo Piaget (que, curiosamente, também tinha participação na SSIH). A empresa passou a se chamar Nouvelle Lemania. No ano seguinte esse grupo adquiriu a Heuer-Leonidas, que passou a fabricar relógios com o Lemania 5100, o que era muito mais barato do que fazê-los com seus in-house cal. 12, 14 e 15.
A Heuer fabricou vários modelos com esse movimento, como o Carrera, o Pasadena e o Silverstone. Além de duas séries especiais: o AMI (que usava a caixa do Montreal) e o Audi Sport. A Heuer ainda fabricou relógios com Lemania 5100 para outros fabricantes, como a Tourneau. Você vai encontrar outros relógios muito parecidos que tb usaram esse movimento, como os Sinn e os Porsche Design, e até alguns com a marca Lemania. O mais famoso de todos talvez seja o Omega Speedmaster c.1045.
Em 1984 a Heuer foi adquirida pela TAG, e a parceria com a Lemania terminou, embora tenha sido lançado um odelo já com a marca TAG-Heuer usando um 5100. Pouco tempo depois, a Nouvelle Lemania voltou a pertencer grupo SSIH.

Abraços!

*

Offline Rafael

  • ***
  • 149
    • Ver perfil
Re: Lemania e a Heuer
« Resposta #2 Online: 28 Outubro 2013 às 14:57:50 »
Sim Guilherme, perfeito. O que realmente eu queria saber é a diferença de qualidade entre os Lemania, Heuer, Porsche e etc. Possuem a mesma qualidade ou os Heuer ou Lemania eram melhores, pois visualmente eram relógios idênticos.

Re: Lemania e a Heuer
« Resposta #3 Online: 28 Outubro 2013 às 15:47:01 »
É difícil afirmar, mas a lógica me diria que os Heuer deveriam ter maior qualidade. Provavelmente, os relógios são mesmos idênticos, a diferença estaria nos artesãos de uma casa e de outra, além de existir a possibilidade de se utilizarem mateiriais mais econômicos nos Lemania. Se houver diferença, será mínima.
É a única razão que eu vejo, e, em geral, se usa uma marca menos tradicional para produzir versões um tanto menos caras do mesmo relógio. A Heuer fabricou relógios para um monte de outras marcas, e esses ficaram conhecidos como Heuers-de-pobre - de pobre, pq eram mais baratos, mas tb não eram nenhuma pechincha. Alguns "mais pobres", tipo Tradition, Clebar; outros nem tanto como Zodiac, Hamilton, LeJour e Bulova. Eu não vi em lugar nenhum alguém afirmar que esses com marca Lemania tenham sido fabricados pela Heuer, ou vice-versa...
Dá uma olhada nesse prospecto de uma revenda Heuer em 1980. Eles anunciam um LeJour com máquina Lemania com a seguinte observação "exatamente o mesmo relógio Heuer e Porsche, mas com a marca LeJour". A diferença: o preço! E hoje, o valor de mercado, é totalmente diferente. Embora os Lemania devam ser até mais raros, os Heuer são muito mais valorizados.

*

Offline Rafael

  • ***
  • 149
    • Ver perfil
Re: Lemania e a Heuer
« Resposta #4 Online: 28 Outubro 2013 às 22:39:33 »
Muito obrigado pelo caminho Guilherme!

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Lemania e a Heuer
« Resposta #5 Online: 29 Outubro 2013 às 12:41:44 »
Vai aí o que eu sei, que não é muito...
Mais uma das histórias situadas na crise da indústria suíça ao final dos anos 70 e que perdurou por um bom tempo.
A Lemania, já famosa fabricante de movimentos, foi vendida pela grupo SSIH em 1981 para o grupo Piaget (que, curiosamente, também tinha participação na SSIH). A empresa passou a se chamar Nouvelle Lemania. No ano seguinte esse grupo adquiriu a Heuer-Leonidas, que passou a fabricar relógios com o Lemania 5100, o que era muito mais barato do que fazê-los com seus in-house cal. 12, 14 e 15.
A Heuer fabricou vários modelos com esse movimento, como o Carrera, o Pasadena e o Silverstone. Além de duas séries especiais: o AMI (que usava a caixa do Montreal) e o Audi Sport. A Heuer ainda fabricou relógios com Lemania 5100 para outros fabricantes, como a Tourneau. Você vai encontrar outros relógios muito parecidos que tb usaram esse movimento, como os Sinn e os Porsche Design, e até alguns com a marca Lemania. O mais famoso de todos talvez seja o Omega Speedmaster c.1045.
Em 1984 a Heuer foi adquirida pela TAG, e a parceria com a Lemania terminou, embora tenha sido lançado um odelo já com a marca TAG-Heuer usando um 5100. Pouco tempo depois, a Nouvelle Lemania voltou a pertencer grupo SSIH.

Abraços!

Grande Lago,

O homem dos Heuers. Como te disse sexta-passada, eis um bom endereço para se consultar sobre a marca:

http://heuerville.wordpress.com/

O cara é "heuerista" fanático.

Precisamos marcar a próxima.

Abração,

Dic


Re: Lemania e a Heuer
« Resposta #6 Online: 29 Outubro 2013 às 17:02:25 »
Valeu, Dic.

Esse blog é muito fera!
Eu também costumo ficar de olho no
www.onthedash.com
e no
www.calibre11.com

recomendo a todos os Heueristas!

[]s