Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)

  • 46 Respostas
  • 10226 Visualizações
*

Offline CHICO

  • ****
  • 350
    • Ver perfil
Imaginava que haveriam números grandes nesse leilão, mas não dessa magnitude.
Sei que as peças valem, o quanto as pessoas estão dispostas a pagar, mas… será que já não estariam beirando a loucura?
Enfim… é só uma pergunta, não estou afirmando nada.

Impressionante os preços alcançados em algumas peças!

http://www.hodinkee.com/blog/recapping-the-50-record-setting-christies-rolex-daytona-sale

Fonte Hodinkee

Abraço
Chico

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #1 Online: 11 Novembro 2013 às 15:21:19 »
Só o futuro dirá, ou seja, se os preços continuarem subindo, os caras estão certos. Se os preços estagnarem ou caírem, aí os compradores deram prova definitiva que estão fora da casinha.

Particularmente, olhando estes relógios como o que são, ou seja, relógios, é difícil conceber qualquer argumento que justifique os preços, já que estamos falando de peças rústicas e produzidas às centenas (ou milhares), e não uma obra única e simbólica, no entanto, penso que estes exemplares transcenderam sua própria natureza e hoje são meros "Vale", isto é, aquele último Daytona PN é um "Vale US$ 1 milhão", e não um relógio.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #2 Online: 11 Novembro 2013 às 15:27:58 »
Claro que estão loucos! Há pouco mais de duas décadas os preços nos leilões dispararam, única e exclusivamente na marca Patek. Pensei com meus botões... Ok, talvez a Patek seja a marca suíça mais constante de toda história e isso de fato agrega valor. Mas não tanto, sobretudo quando via Breguets feitos pelo próprio custando um centésimo de um Patek contemporâneo.

É certo que de uns tempos para cá o maior conhecimento de toda comunidade de "puristas" e a busca das fábricas por ter peças importantes em seus museus (que diga-se, a Rolex nem tem, acho uma lástima tal postura...) inflacionou o mercado. Veja, até relógios do tal Breguet, esse relojoeirozinho tabajara do passado, tem alcançado preços altos.

Mas analisemos os preços atuais do ponto de vista não estrito de mercado, mas do que representa tal "obra" para a indústria, que é o que gira oferta e procura em leilões. O que me leva um Rolex tecnicamente sem NADA demais (aliás, os Daytonas eram cronos muito tabajara no passado, simples tool watches), a não ser a PORRA de um mostrador pulsímetro (foda-se se feito em uma unidade!), alcançar esse preço. O que leva um relógio feito PELO Thomas Tompion (não disse no ateliè, mas por ele!) ser depositado numa exposição no British Museum e custar, sei lá, umas 80 mil libras e um maldito Rolex velho sem nada demais custar 10 vezes isso?

Ora, os relógios de Harrison são considerados pela lei britânica patrimônios nacionais e, portanto, nem se cogita quanto custam. Mas querem apostar que, se fossem levados a leilão, provavelmente custariam menos do que um Patek?

Como se chegou a esse estado de coisas? Não sei.


Flávio
« Última modificação: 11 Novembro 2013 às 15:30:19 por flavio »

Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #3 Online: 11 Novembro 2013 às 15:30:14 »
Isso está absolutamente fora de controle...
Rafael.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #4 Online: 11 Novembro 2013 às 15:46:24 »
(...) busca das fábricas por ter peças importantes em seus museus (que diga-se, a Rolex nem tem, acho uma lástima tal postura...)...

Há relatos na internet que dizem que a Rolex tem seu próprio museu, mas este não é aberto ao público.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline MRL

  • **
  • 87
    • Ver perfil
Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #5 Online: 11 Novembro 2013 às 15:47:22 »
Isso está absolutamente fora de controle...

Realmente absurdo isso. Mesmo levando em conta que Rolex esta mais para um "currency" do que uma  marca de relógios.

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #6 Online: 11 Novembro 2013 às 16:56:58 »
Uma bolhinha.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

*

Offline CHICO

  • ****
  • 350
    • Ver perfil
Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #7 Online: 11 Novembro 2013 às 17:26:58 »
Veja, até relógios do tal Breguet, esse relojoeirozinho tabajara do passado, tem alcançado preços altos.

Flávio

E é isso que me assustou, pois, se fossem valores alcançados por peças de alta relevância Histórica, eu nem discutia, (arte é arte)

Mais dois exemplos de como esse lance de leilões é doido:

1º os números alcançados pelo leilão dos Daytonas, são similares aos alcançados pelos relógios do George Daniels :o e o leilão do Daniels foi a pouco tempo! (pra não dizer que eram épocas tão distantes) Na minha humilde opinião, como simples curioso no assunto, não havia um Daytona que tivesse relevância histórica maior do que o de algum relógio feito pelo Daniels, ele foi top demais!!! (e não vai levantar da tumba para fazer uma reedição de suas obras)

http://www.sothebys.com/en/auctions/2012/george-daniels-so-l12313.html#&i=0

2º O leilão do Heuer Monaco usado pelo McQueen; 800.000 Usd!!! Resultado… do dia pra noite, começou a ficar mais fácil de "achar" Heuer Monaco na praça, mas com um preço pelo menos duas vezes superior ao praticado antes. ou seja… meu sonho de ter o "real deal" foi pro saco ;D

http://www.forbes.com/sites/arieladams/2012/08/06/about-800000-at-auction-for-an-heuer-monaco-watch-worn-by-steve-mcqueen/

Fontes: Sotherby's; Forbes

Abraço
Chico

Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #8 Online: 11 Novembro 2013 às 17:33:25 »
(...) busca das fábricas por ter peças importantes em seus museus (que diga-se, a Rolex nem tem, acho uma lástima tal postura...)...

Há relatos na internet que dizem que a Rolex tem seu próprio museu, mas este não é aberto ao público.

+1

Preços absurdos esses alcançados, não consigo entender o que é dinheiro para algumas pessoas, ou que valor tem o dinheiro para essas pessoas, um absurdo, chamem o rei do camarote URGENTE
« Última modificação: 11 Novembro 2013 às 17:35:05 por jfestrelabr »
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #9 Online: 11 Novembro 2013 às 17:37:47 »
Chico, eu só não citei o Daniels porque achei que os meus exemplos seriam mais contundentes, mas você tem razão. O Daniels, como é cediço, só fez SOZINHO cerca de 30 relógios na vida! Cada um demorou 4500 horas de trabalho ininterrupto para fazer. Não sei se coloco o Daniels entre os 10 maiores relojoeiros de todos os tempos, talvez, nem até pela sua proficiência técnica e invenção, mas pelo SACO de ter conseguido vender sua ideia a uma major. Mas seguramente Tompion, Graham e Breguet estejam entre os 5 maiores...

Porra, nenhum relógio desses caras chega perto de alcançar o valor dessas porcarias (sim, porcaria, porque para mim um Rolex Daytona contemporâneo não representa NADA em termos de relojoaria)! Isso é um absurdo!

Flávio

Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #10 Online: 11 Novembro 2013 às 17:39:03 »
Isso aí não é lavanderia de dinheiro? ???
be brief, be blunt, be gone.

Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #11 Online: 11 Novembro 2013 às 21:32:29 »
Isso aí não é lavanderia de dinheiro? ???


+1   :P :P :P
''All we are is dust in the wind.''

Abraços da Watchgirl!

*

Offline MRL

  • **
  • 87
    • Ver perfil
Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #12 Online: 11 Novembro 2013 às 21:41:36 »
Isso aí não é lavanderia de dinheiro? ???


+1   :P :P :P

 + 2 só pode ser isto.

Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #13 Online: 12 Novembro 2013 às 09:00:48 »
"sim, porcaria, porque para mim um Rolex Daytona contemporâneo não representa NADA em termos de relojoaria" patrão vc me lembra o meu irmão em alguns momentos, pura revolta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #14 Online: 12 Novembro 2013 às 09:37:58 »
Eu acho que o mercado de leilões, se for arte então, é muito facilmente manipulado, key players ditam tendencias e valores como querem, se aliar isto a uma soberba que alguns bolsões vivem, temos isto ai.

A minha questão é qual o real interesse destas pessoas que compraram as peças, qual a porcentagem dos compradores que realmente admiram o relógio e sonhavam com ele, quem comprou como investimento, e quem comprou apenas para demostrar que tem uma peça supostamente exclusiva.
"All your base are belong to us"

Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #15 Online: 12 Novembro 2013 às 10:22:11 »
Amigos, deixem-me dar uma opinião.
Os "caras" não estou loucos, não é lavanderia de dnheiro e nem mesmo "camarotismo real". O nome disso é especulação. Em minha opinião, novamente, abusa da flexibilidade da fronteiira da legalidade - que não deveria ter flexibilidade nenhuma, mas...

Já vi isso acontecer em muitos mercados: carros antigos, imóveis e relógios são recorrentes exemplos. Para que a manobra tenha sucesso, uma série de condições precisam ser criadas, o mercado deve estar favorável e algumas pessoas-chave devem emprestar sua credibilidade e poder de influência.
Agora vejam, se você e mais alguns "chegados" tem juntos, digamos, 250 peças avaliadas em 50k cada uma perfazendo 1,250k; vão a um leilão e arrematam 4 por 250k cada, gastando assim 1,000k. Como efeito do leilão o valor de mercado das usas peças sobre, se naõ para 250k que vcs pagaram, mas, quem sabe para 150k. Pode parecer que seu grupo tomou um preju de 400k, mas na verdade agora tem 254 peças vezes 150k = 3,810k. Um lucro de 1.560.000 em uma operação.

Lembram do leilão de Heurs da Bonhams em 2010? Precedido de meses de badalação e chaleiradas (aos relógios, ao proprietário da coleção, ao livro dele, à marca...) nos fórums de colecionadores, o leilão atingiu preços até 200% maiores do o valor máximo estimado por peça e, hoje, os preços de Heuer triplicaram em relação a 2010. Bom prá quem tinha uma gaveta cheia deles...

É claro que tudo isso é fantasia da minha cabeça, teoria da conspiração pura. Quando em 2011 foi capa do Correio Braziliense que kitnetes no futuro bairrro do Noroeste valiam 12mil/m2, isso não era uma armação envolvendo construtores, empresários da mídia, imobiliárias e políticos. Era apenas uma euforia normal, causada pelo fato de que nós somos todos milionários e não tínhamos mais onde enfiar dinheiro, certo?
 

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #16 Online: 12 Novembro 2013 às 10:46:17 »
Concordo com a avaliação, que reforça o que eu disse em minha resposta, ou seja, não estamos falando de relógio, estamos falando de dinheiro, e de futuro.

Passem lá no VRF hoje e tenho certeza que o preço dos Daytonas subiram, até mesmo dos Daytona Zenith, que não têm nada de raro (mas são de oferta limitada, já que não fabricam mais).

O que me espanta de verdade é a velocidade vertiginosa com a qual os preços subiram.

Imagina ter uma máquina do tempo e voltar lá nos anos 80, quando, dizem, os Daytona tinham pouca saída pois não eram automáticos como o resto da linha Rolex, portanto subvalorizados?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #17 Online: 12 Novembro 2013 às 11:07:15 »
Claro que estão loucos! Há pouco mais de duas décadas os preços nos leilões dispararam, única e exclusivamente na marca Patek. Pensei com meus botões... Ok, talvez a Patek seja a marca suíça mais constante de toda história e isso de fato agrega valor. Mas não tanto, sobretudo quando via Breguets feitos pelo próprio custando um centésimo de um Patek contemporâneo.

É certo que de uns tempos para cá o maior conhecimento de toda comunidade de "puristas" e a busca das fábricas por ter peças importantes em seus museus (que diga-se, a Rolex nem tem, acho uma lástima tal postura...) inflacionou o mercado. Veja, até relógios do tal Breguet, esse relojoeirozinho tabajara do passado, tem alcançado preços altos.

Mas analisemos os preços atuais do ponto de vista não estrito de mercado, mas do que representa tal "obra" para a indústria, que é o que gira oferta e procura em leilões. O que me leva um Rolex tecnicamente sem NADA demais (aliás, os Daytonas eram cronos muito tabajara no passado, simples tool watches), a não ser a PORRA de um mostrador pulsímetro (foda-se se feito em uma unidade!), alcançar esse preço. O que leva um relógio feito PELO Thomas Tompion (não disse no ateliè, mas por ele!) ser depositado numa exposição no British Museum e custar, sei lá, umas 80 mil libras e um maldito Rolex velho sem nada demais custar 10 vezes isso?

Ora, os relógios de Harrison são considerados pela lei britânica patrimônios nacionais e, portanto, nem se cogita quanto custam. Mas querem apostar que, se fossem levados a leilão, provavelmente custariam menos do que um Patek?

Como se chegou a esse estado de coisas? Não sei.


Flávio

Como se chegou a esse estado de coisas? Simples: ganância de uns e falta de noção de outros - digo falta de noção porque relógio definitivamente não é artigo de primeira necessidade.

Se não tivesse um imbecil para pagar absurdos, os patamares seriam normais. Mas acontece que o status faz com que não se meça esforços na busca de um elemento que distinga a pessoa.

Desde quando vem isso? Desde que o mundo é mundo. Um esperto põe um preço que pensa ser extorsivo, vem alguém e paga. Criou-se um novo patamar, que, claro, jamais se reduzirá.

É a mecânica da inflação. As desonerações feitas pelo governo foram sentidas pelo bolso do cidadão? Claro que não. Favorece o empresário, que sempre justificará custos e impostos para alegar a impossibilidade de reduzir aquilo que cobra.

Mas que não deixará jamais de pedir facilidades, alegando concorrência do importado, investimento em tecnologia e outras cascatas que todos estamos cansados de ouvir.

Dic

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #18 Online: 12 Novembro 2013 às 11:51:59 »
Não discordo da teoria da conspiração. Quando os leilões começaram pela Antiquorum em meados dos anos 80, os preços subiram porque a Patek estava disposta a pagar (e inflacionar a marca, diga-se) qualquer coisa pelas suas peças. E todos sabiam que eram eles que estavam comprando. Hoje essas compras são feitas às escuras e não duvido que sejam os próprios grupos que estão por trás. O que significa 15 milhões de dólares para a Rolex? Boa propaganda, só.


Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)
« Resposta #19 Online: 12 Novembro 2013 às 12:21:05 »
Acho que a Rolex não tem envolvimento nestes leilões, a não ser que seus diretores sejam esquizofrênicos.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES