Menu principal

Steinhart com movimento feito "em casa"

Iniciado por automatic for the people, 19 Novembro 2013 às 22:13:57

tópico anterior - próximo tópico

automatic for the people

Pessoal

Vendo os comentários me surgiu um questionamento: mesmo sendo este uma cópia de um 2824, e isso por si só já frustra para quem buscava algo inovador ou pelo menos diferente, por outro lado, não deixa de ser ainda assim um movimento que talvez possamos chamar de" in house", pois a Steinhart, estabelece uma independência de Etas/Sellitas da vida. Ou seja mal ou bem, tá produzindo seus "próprios" mecanismos....

Seria este um critério a considerar?

abs

Alfredo

igorschutz

Então, tem alguma coisa obscura nisso aí, vejamos:

Considerando-se, por exemplo, a hipótese da Steinhart fabricar ela própria esses movimentos. Mesmo que seja uma cópia do 2824, ela teria de adquirir equipamentos, ferramental, contratar técnicos qualificados para operar e dar manutenção nas ferramentas, comprar matéria-prima, etc. Tudo isso tem um custo enorme, que só uma fabricante de grande porte ou então alguém que cobre muito caro por seus relógios pode ser dar o luxo, o que não é o caso da Steinhart, que vende relógios relativamente baratos e em pequena quantidade. Então essa hipótese meio que está vetada.

Então, se ela não fabrica ela mesmo seus movimentos, a Steinhart está comprando esses movimentos de alguém e chamando de seu ("in house"). Seria muita cara de pau comprar movimentos inteiros da própria ETA ou da Sellita, ou de qualquer outra fabricante, e chamar de seu.
É por isso que, penso, provavelmente a empresa está comprando movimentos incompletos na China, e terminando de montar na Suíça, talvez só acrescentando órgão regulador (balanço, mola, âncora e roda de escape) e, quem sabe, a massa oscilante do automático, e aí chamando de seu. É a antiga etablissage voltando.

Se eu estiver certo, não vejo como muita vantagem estabelecer independência da ETA/Selitta, pra depender dos chinas, que não tem controle de qualidade dos mais apurados. Provavelmente, a Steinhart só está fazendo essa jogada para ter um custo menor, e não para adquirir independência.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Carbonieri

me surge outra dúvida, considerando que os selita já seriam cópias dos ETA (pelo que sei), aí pergunto: na suiça não existe outra fábrica de movimentos "genuinos" (que não sejam cópia da ETA) que tenha bom preço e capacidade de grande pradução, no intuito de fornecer para marcas menores? (pergunto isso pois além do caso citado no tópico a ETA futuramente irá parar de fornecer para marcas de fora do Swatch Group).
sic transit gloria mundi

flávio

Além da ETA e Sellita, pensei na Soprod e Ronda? Tirando essas, as produções tem basicamente ficado "em casa", pela fábrica que produz. Ou então são movimentos tão especializados produzidos em pequena escala.

Flávio

Carbonieri

sic transit gloria mundi

TUZ40

Eu pensava que a Ronda só fazia movimentos quartzo.
"All your base are belong to us"

flávio

JotaA

Sendo uma cópia, acho isso uma grande desvantagem. Pois não trás novidade alguma, pra min não agrega nada...

E dificulta a manutenção, pois apesar do projeto ser igual, as peças ETA/Sellita/Chinesa não serão intercambiáveis. Acaba ficando refém da Steinhart, imagina toda vez que precisar de peças sofrer com a importação via correios...

TÔ FORA!!!

Apenas minha singela opinião, pessoal e intransferivel...kkk

Abraços

JULIO ANDRE

Adriano

Que eu me lembre agora, também, só a Soprod e a Technotime fabricam mecânicos "swiss made" para venda para terceiros (no sentido "off the shelf", sem ser sob encomenda) sem serem cópias dos ETA. E no caso da Technotime não sei se são integralmente suíços como os Soprod.

E a Sellita só teve capacidade de fazer cópias da ETA porque foi fabricante de peças, montadora e "acabadora" da ETA por anos e anos.

Abraços!

Adriano

igorschutz

A Vaucher do Grupo Parmigiani também faz movimentos para vender para terceiros ("off the shelf", nas palavras do Adriano), mas são movimentos mais caros. A Richard Mille, entre outras, já usaram esses movimentos.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Cigano

Citação de: Schütz online 21 Novembro 2013 às 11:50:04
Eu pensava que a Ronda só fazia movimentos quartzo.

Tenho um Sicura com Ronda automático !
Vou ver se acho uma foto do movimento ! 8)
Abraços,
Cigano!