[TUTORIAL] Envelhecendo um buckle (fivela) de pulseira - 2

  • 4 Respostas
  • 2297 Visualizações
*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
[TUTORIAL] Envelhecendo um buckle (fivela) de pulseira - 2
« Online: 22 Novembro 2013 às 18:03:22 »
Este aqui é um tutorial de complemento ao primeiro, Envelhecendo um buckle (fivela) de pulseira.
Diferentemente daquele, onde o buckle era de aço inoxidável e foi utilizado fogo, neste o buckle é de bronze e o envelhecimento será químico. Outro diferencial deste é que o risco de morte é bem mais baixo também, no máximo, se ingerir o conteúdo do copo 2, beba o do copo 3 que terá efeito anti ácido.

Os químicos utilizados são liver of sulphur (um combinado de sulfeto, bi, tri e polissulfeto de potássio) e bicarbonato de sódio.
Na foto abaixo como preparei a "área", aconselho um lugar externo, pois o aroma do produto se afasta um pouco das rosas.



As quantidades são decididas por teste e pela cor da solução, é bem pouco de LoS mesmo e de bicarbonato não muda muito, pois é só para parar a reação.



Água quente nos 3 copos, o 1º tem só água quente, para esquentar o buckle (calor é catalizador), o 2º a solução de LoS e o 3º a solução de bicarbonato.



O buckle como era:



Depois de alguns segundos (não tem muito segredo, nem foto... submerge no copo 1, depois de segundos vai para o copo 2, acompanha visualmente a mudança de cor, ao atingir o tom desejado, copo 3 por vários segundos)
Ficou assim:



Ficou bem diferente do que eu gostaria, principalmente este avermelhado. Decidi reverter a reação e partir do zero novamente, para isto, uma solução de limão + bicarbonato e em alguns minutos a reação é desfeita:



Fiz novamente e não consegui fugir do avermelhado, resolvi deixar como está (um pouco mais escuro) e ver como ele se comporta ao longo do tempo, sabendo que tudo pode ser revertido e refeito.
Resultado final:



Com luz natural:



Não é um vert-de-gris mas ficou interessante, no futuro, se arrumar outro buckle, vou tentar "salinizar" mais a experiência.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: [TUTORIAL] Envelhecendo um buckle (fivela) de pulseira - 2
« Resposta #1 Online: 22 Novembro 2013 às 18:15:02 »
Falta de praia é uma Me@$€%£rda..... Era so dar um banho de mar e nao lavar com agua doce depois rsrsrs...
Membro do RedBarBrazil

Re: [TUTORIAL] Envelhecendo um buckle (fivela) de pulseira - 2
« Resposta #2 Online: 22 Novembro 2013 às 19:33:58 »
Bacana Falco, eu tenho um conhecido paneristi que tem um Bronzo, ele mergulha com o relogio e nao lava nunca, a ultima vez que ele me mandou uma foto tava bem envelhecido, muito bonito, meio esverdeado. Parabens pelo topico
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: [TUTORIAL] Envelhecendo um buckle (fivela) de pulseira - 2
« Resposta #3 Online: 22 Novembro 2013 às 20:01:59 »
Muito legal Falco. Parabéns pelas iniciativas.
Abs.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Re: [TUTORIAL] Envelhecendo um buckle (fivela) de pulseira - 2
« Resposta #4 Online: 22 Novembro 2013 às 23:47:35 »
Alguém sabe como tira o brilho de uma pulseira de couro?quero que ela fique fosca,no estilo hirsch.