Relógios dos astronautas

  • 13 Respostas
  • 6612 Visualizações
*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Relógios dos astronautas
« Online: 27 Novembro 2013 às 20:17:44 »
Correndo o risco de ser repetitivo, segue um artigo que vi e que achei bem interessante. Espero que apreciem.


O espaço e relógios...

Desde os primeiros dias da exploração espacial, astronautas e relógios estão intimamente ligados a imaginação do público.

Todos os entusiastas por relógios aspiram possuir um genuíno "relógio de astronauta". Muitos deles com grandes especificações e grande qualidade na sua manufatura, fazem referencia ao glamour, as conquistas... e também ao marketing.

O Omega seedmaster, como o que Buzz Aldrin usava na missão Apollo 11, a missão da lua, é o mais famoso, mas existem muitos outros relógios que foram usados por astronautas em missões.



!O PRIMEIRO RELÓGIO USADO NO ESPAÇO

Quando em 12 de junho de 1965 o cosmonalta Alexi Leonov deixou a segurança de sua espaçonave e se tornou o primeiro astronauta a fazer uma caminhada no espaço, ele estava usando o mesmo relógio que muitos outros cosmonautas usaram antes dele.

Esse relógio era o Strela. Foi o primeiro relógio usado em "espaço aberto", fora da espaçonave. Era um relógio mecanico (aqui eu fiz uma tradução meia boca, pois me faltam os termos Horológicos corretos para traduzir) com 2 chronografos com um totalizador de 45 minutos e um segundeiro contínuo.

O relógio possuia a marca Poljot, Sekonda ou simplesmente Strela, e veio com varios designs e cores de dial. Acredita-se que Leonov usou um com dial Branco escrito Strela, em sua caminhada histórica.

Instituido nos anos 50 aos pilotos russos, esse relógio se tornou oficial dos cosmonautas por 20 anos, até que foi retirado em 1979. É o speedmaster russo.



DEPOIS DOS OMEGAS

Scottt Carpenter contatou a Breitling após ser selecionado para fazer parte das missões Mercury
Ele sugeriu um modelo 24 horas navtimer, que subsequentemente desenvolvido, ele usou na missão Mercury 7.

A Breitling fez fez muito no espaço, mas por terem feito um relógio que não era a prova de água, ele foi danificado na reentrada, com água do mar, quando Carpenter foi recolhido.



FORTIS, O RELÓGIO OFICIAL DO COSMONAUTA

Em 1994, após 2 anos de testes e preparação pelo Yuri Gagarin Russian State Scientific-Research Test Center of Cosmonauts Training, os relógios Fortis se tornaram oficialmente os relógios dos cosmonautas.

A tripulação da EUROMIR foi a primeira a usar os Fortis, estando, desde então, presente no pulso dos cosmonautas russos, usados em voos e caminhadas espaciais.



OUTROS RELÓGIOS

Os astronautas puderam escolher um segundo relógio eles próprios para usar no espaço. O escolhido por muitos foi o  Sinn 142 chronograph e foi usado diversas vezes.

Sua primeira visita ao espaço foi na missão Challenger em 1985.



Accturon

Apesar de ser nomeado astronauta, esse modelo nunca foi aprovado pela NASA, por não passar em seus critérios. entretanto, foi um modelo popular por astronautas fora de serviço e foi usado na missão Gemini, mesmo o Omega sendo o relógio oficial.




OMEGA X-33

O Speedmaster X-33 começou a ser desenvolvido entre a Omega e a NASA, para atualizar o conceito de "relógio espacial". Esse relógio a quartzo ofere grande precisão e funções complexas.

Ele não foi um sucesso de vendas, sendo descontinuado, mas esteve diversas vezes no espaço.


Fiyta watch, feito pelos chineses, foi usado pelo Tyconauta (lol) Lt. Col. Yang Li Wei, tripulante da primeira missão espacial chinesa, não estando a venda nem na China.




O Seiko 6139 automatico chronografo, foi usado em 1973 por William Poge, em uma missão de 84 dias na missão Skylab.



*Nota pessoal: já ví muita gente nos foruns com esse relógio. Bom, vocês tem mais motivo de orgulho e, pessoalmente, acho que agrega valor a peça, de certa forma.

Quando Gagarin fez seu histórico voo ao espaço ele estava usando um Strurmanskie mecânico. Atualmente, esse relógio é dado a todos os novos graduados na prestigiada escola de voo Orenberg.

Membro do RedBarBrazil

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: Relógios dos astronautas
« Resposta #1 Online: 27 Novembro 2013 às 20:32:24 »
Esqueci a foto do X33

Membro do RedBarBrazil

*

Alberto Ferreira

Re: Relógios dos astronautas
« Resposta #2 Online: 27 Novembro 2013 às 20:37:09 »
Pois é,...

Este tema, de quem foi (ou foram) o primeiro por lá, dá mesmo "pano" para muitos trajes espaciais.  ;)

É recorrente e nós já falamos muito do assunto aqui, no nosso FRM.
Mas isso  não impede que sempre o façamos de novo...  8)
...pois é um papo, com seus debates e opiniões nem sempre provadas e comprovadas, no mínimo muito legal.


Mas, veja como são as coisas...
Hoje, eu estive dando uma boa olhada nos meus "vintages", pois eu andei com uma idéias com relação aos que estão nas caixinhas, meio paradões...
E, coincidentemente, veja só, qual foi que eu tirei de lá e puz no punho, para surpresa da minha mulher que ficou me olhando de forma meio estranha ao ver aquele aquela pulseira (improvisada) de velcro...

Este...


Seiko 6139 6002 - Pogue...

Bem,...
Na verdade, esta foto não é de hoje e nem foi tirada no Skylab,...
...Digamos que eu não consegui embarcar nele...  :(

Então,...  Que fique a minha homenagem ao coronel...
 8)

Abraços!
Alberto

*

Offline amadeu

  • ****
  • 429
    • Ver perfil
Re: Relógios dos astronautas
« Resposta #3 Online: 27 Novembro 2013 às 20:48:25 »
tenho curiosidade em saber o que o nosso astronauta cel mario pontes usou quando foi para o espaço..............
tentei contato com ele mas nao consegui.
alguem saberia informar?

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: Relógios dos astronautas
« Resposta #4 Online: 27 Novembro 2013 às 20:56:24 »
tenho curiosidade em saber o que o nosso astronauta cel mario pontes usou quando foi para o espaço..............
tentei contato com ele mas nao consegui.
alguem saberia informar?

Acho que foi o Relógio do Ben 10 :D

haha, não saberia dizer, mas sei que saiu esse aqui, quando ele retornou:

Os fundos, pelo que sei, foram revertidos para caridade  ::)


@topic: Alberto, em relação ao tópico, por mais que seja um assunto martelado as pampas, havia muita informação sobre peças que eu não conhecia (ou melhor, não sabia que que conheceram a gravidade zero, por isso do post).

Agora uma pergunta O que aconteceu com esses relógios quando voltaram? mas me refiro no que toca aos movimentos, certamente eles testaram o desgaste sofrido pelas máquinas, mas não achei nada a respeito.
Membro do RedBarBrazil

Re: Relógios dos astronautas
« Resposta #5 Online: 27 Novembro 2013 às 21:12:07 »
gostei do post. O assunto é batido mas tem sempre gente nova no fórum e acaba sendo novidade então......abs
sic transit gloria mundi

*

Alberto Ferreira

Re: Relógios dos astronautas
« Resposta #6 Online: 27 Novembro 2013 às 21:26:17 »
Bem,...
Eu não acredito que os movimentos tenham sofrido desgastes específicos, não apenas pelo fato de terem estado no espaço, em especial os que ficaram no interior das "naves".

Já os que foram para o exterior, em atividades EVA (extra veiculares), como estas sempre foram por pouco tempo, eu também não acredito que tenham sofrido efeitos, digamos, especialmente desgastantes.
Talvez, ou certamente, eles foram submetidos a gradientes de temperatura um tanto radicais, mas eu não sei se houve alguma análise posterior...
Afinal, os relógios estavam lá como simples ferramentas, e eu não sei se houve a “preocupação” de estuda-los a posteriori.

Já na superfície da Lua, há o caso conhecido do Omega que voltou de lá, pelo que consta, sem o seu bezel (há discussões a respeito), após aquele tombo do Buzz Aldrin, também de acordo com o que consta...

Mas,...
Quanto aos fatos e as suas versões, nós temos colegas aqui que não apenas se interessam pelo tema como têm "quilos" de informação a respeito.

Vamos aguardar, eles logo devem contribuir com o tópico.

Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Relógios dos astronautas
« Resposta #7 Online: 27 Novembro 2013 às 21:30:34 »
Que eu saiba ninguém avaliou os relógios na volta. Os relógios eram meros instrumentos, eles estavam no fim da lista de prioridades do que avaliar ao fim de uma missão.

Uma observação: o Fyita usado no espaço, inclusive em EVA's, é diferente desse da foto. Eu já vi ao vivo o dito Fyita e juro que se tivesse grana, comprava um.

E faltou aí o Seiko Spacewalk Spring Drive usado pelo Richard Garriot. Vale notar que o Richard Garriot era um turista espacial: apesar de filho do astronauta Owen Garriot, seu ramo é de jogos eletrônicos.

Sobre o Sinn 142: seu caminho para o espaço foi natural, pois já era o relógio oficial da Bundeswehr Luftwaffe, ao substituir o Sinn 156, que por sua vez substituiu o Heuer, e assim "substantivamente", como diria o Chaves.

Abraços!

Adriano

Re: Relógios dos astronautas
« Resposta #8 Online: 27 Novembro 2013 às 21:58:46 »
Eu também ia citar o Seiko Spring Drive Spacewalk, segue uma foto do mesmo:

http://www.seikospringdrive.com/spacewalk/watchinfo/index.html

*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Re: Relógios dos astronautas
« Resposta #9 Online: 27 Novembro 2013 às 22:13:44 »
tenho curiosidade em saber o que o nosso astronauta cel mario pontes usou quando foi para o espaço..............
tentei contato com ele mas nao consegui.
alguem saberia informar?
Será que ele usou algum? Afinal ele estava mais para turista que para astronauta (ou todo mundo esqueceu o termino de comum acordo que ele deu para a aeronautica depois de seu passeio espacial).


Dos classicos faltaram o 1675 e o 911 (este aparece até nos arquivos do forum numa citação do Lobo).

[]s

Re: Relógios dos astronautas
« Resposta #10 Online: 27 Novembro 2013 às 22:22:52 »
Faltou o Heuer do John Glenn - bem, não era exatamente um relógio mas um "stopwatch"




*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Relógios dos astronautas
« Resposta #11 Online: 27 Novembro 2013 às 23:27:51 »
 :D
Concordo com o carbonieri!! Muita coisa boa sempre aparece qdo alguns tópicos são retirados das trevas, ou abertos novamente com algumas variações!!

Já aprendi mais um monte sobre esse tema tão fascinante que é a viagem espacial!!

E mais uma vez o mestre Alberto sempre tira uma carta da "manga" ou deveria dizer da caixinha de vintages!

Hahaha belíssima peça!


Abraço a todos!

Rafa

Re: Relógios dos astronautas
« Resposta #12 Online: 30 Novembro 2013 às 17:24:28 »
Atualmente, será que com tantas opções ''modernas'', como Quartz solar, baterias de longa duração etc, as agências espaciais continuam dando preferência aos mecânicos?
''All we are is dust in the wind.''

Abraços da Watchgirl!

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Relógios dos astronautas
« Resposta #13 Online: 30 Novembro 2013 às 17:27:18 »
Atualmente, será que com tantas opções ''modernas'', como Quartz solar, baterias de longa duração etc, as agências espaciais continuam dando preferência aos mecânicos?

Hoje esta homologado o omega x-33 o gshock 5600e e deve haver outros a quartz.