Walt Odets e o Rolex Explorer I

  • 10 Respostas
  • 9451 Visualizações
*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Walt Odets e o Rolex Explorer I
« Online: 21 Dezembro 2013 às 11:56:41 »
Prezados, bom dia!

Estava relendo uns textos antigos que selecionei num passado não muito remoto, e me "deparei" com este texto do Walt Odets (primeira parte, com o link para a segunda parte no final): http://people.timezone.com/library/horologium/horologium0036

Fiquei doido ou ele desce o pau no movimento do Explorer I ???

Patrão, o que me diz, vc que tem este exato modelo?

Abraço

Flavio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Walt Odets e o Rolex Explorer I
« Resposta #1 Online: 21 Dezembro 2013 às 12:47:51 »
Eu acompanhei esse texto na época que foi redigido. O Odets era muito influente numa época em que a relojoaria mecânica estava voltando e esse texto causou uma discussão tremenda. Na época, como sabem, não existiam muitas pessoas fazendo análises de movimentos como o Odets fazia.

Na verdade meu relógio é igual na caixa, mas acho que desde 2005 a Rolex não mais usava o calibre 3000 mostrado no texto. O 3000 era um movimento mais simples do que os 31XX que usam hoje em toda linha, certificados como cronômetros.
 
Meu Explorer é de 2008, já como 3130, cronômetro, igual aos do Sub sem data.

Flávio

Ps: você chorou quando viu quanto custava o relógio? Eu chorei.
« Última modificação: 21 Dezembro 2013 às 12:52:33 por flavio »

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re: Walt Odets e o Rolex Explorer I
« Resposta #2 Online: 21 Dezembro 2013 às 14:48:56 »
OK, eu entendi o viés da analise... De qualquer forma, o calibre 3000 não seria - comparativamente falando com qual outro movimento, eu não sei - um "bom" movimento?

Abraço

Flavio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re: Walt Odets e o Rolex Explorer I
« Resposta #3 Online: 22 Dezembro 2013 às 00:45:17 »

Ps: você chorou quando viu quanto custava o relógio? Eu chorei.

Complementando minha resposta: chorei sim, como diz o Valter Pandolfi "agachado no cantinho do banheiro"...   ;D  :'( :'( :'(

Abraço

Flavio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Walt Odets e o Rolex Explorer I
« Resposta #4 Online: 22 Dezembro 2013 às 14:40:35 »
Bom voltar nesse assunto... interessante reler tanto tempo depois, e concluo duas coisas: ou o Odets tinha muito pouca experiência em ver muitos movimentos diferentes, ou ele fez um texto apaixonado demais.

Pelo que me parece, ele esperava capricho de Patek num Rolex de entrada, ainda mais naquela época... isso é fora da realidade. Eu aprendi o seguinte nestes anos: se não for para dar manutenção, não olhe relógio nenhum com uma lupa, não importa o preço do relógio, ou você vai achar um bocado de defeitos, e vai se decepcionar muito.

Isso que o Odets constatou nesse Rolex é fichinha. Hoje eu acho algo totalmente dentro do padrão encontrar o que ele encontrou nesse Rolex. Além disso, com outras coisas ele estava totalmente fora da realidade: ele esperava mesmo achar chatons polidos num relógio desse? Tá maluco. Ele tava procurando capricho de Selo de Genebra num relógio desse?

Caras, já vi tanta coisa nessa vida... hoje, honestamente, eu só esperaria perfeição em relógios alemães top (G.O., Lange...), Patek e relógios de mestre relojoeiros independentes. Abaixo disso, há um nível de industrialização que impede o que eu considero perfeito.

Óbvio que não vou citar quem é quem, mas cansei de ver coisas que eu acho completamente inadmissíveis. Coisa que eu, no balcão da loja poderia ver, e devolveria o relógio na hora, sem nem sair da loja.

Já vi roda riscada por pinça em relógio de US$ 20k, já vi ponteiro ridiculamente mal pintado em relógio de US$ 40k... já vi luminoso do mostrador sujo sei lá com que, em relógio de US$ 15k... tô falando de preços internacionais, e tudo marca de alta relojoaria...

Fica a dica: não procurem, pois vão achar. A perfeição está num nível que, até onde sei, ninguém nesse fórum pode atingir.

Vão pensar que eu sou um decepcionado? Não, sou apenas um realista de saber o que é permissível ou não. Eu sempre espero encontrar um "defeito" em qualquer relógio de menos de R$ 100.000,00 ou 150.000,00. Acho normal. Se não encontrar, considero lucro. Se eu não aceitasse essa realidade, teria pulado de uma ponte ou teria ido vender água de côco na praia, na melhor das hipóteses.

Abraços!

Adriano


*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Walt Odets e o Rolex Explorer I
« Resposta #5 Online: 22 Dezembro 2013 às 15:09:54 »

Caras, já vi tanta coisa nessa vida... hoje, honestamente, eu só esperaria perfeição em relógios alemães top (G.O., Lange...), Patek e relógios de mestre relojoeiros independentes. Abaixo disso, há um nível de industrialização que impede o que eu considero


Boa tarde,
Adriano com instrialização a dita perfeição não deveria ser menos onerosa e mais popular? OU, a industria entende que se a perfeição chegar nos relogio $2k isso pode prejudicar o topo?
Qual a sua opiniao sobre isso?

Abs

Flavio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Walt Odets e o Rolex Explorer I
« Resposta #6 Online: 22 Dezembro 2013 às 17:09:14 »
Nunca pensei nisso, por isso não conseguiria responder assim rápido, mas posso adiantar que não creio que essa falta de perfeição seja "proposital". Até porque não é isso sozinho que faz o preço do relógio. A discussão prova justamente isso. Fosse assim, relógio de US$ 5k para cima deveriam ser impecáveis, e estão longe disso.

É o que falei: se o Odets acha que aquilo tudo é defeito demais para um relógio desse preço, ele vai encontrar a mesma coisa em relógio de 10k, 20k, 50k...

Ora, todo mundo aqui conhece relógio de mais de US$ 40k equipado com Valjoux 7750, que mesmo altamemte modificada, continua sendo uma 7750 e sem ponte chanfrada, sem acabamento na lateral de pontes, sem polimento consistente nas rodas, e o mesmo escapamento que equipa um Tissot de US$ 1.500,00 com 7750 também.

Abraços!

Adriano

Re: Walt Odets e o Rolex Explorer I
« Resposta #7 Online: 31 Dezembro 2013 às 14:34:15 »
Faz tempo que passei a visitar este fórum apenas de forma bissexta, e você, Adriano, com sua clareza de raciocínio e coerência, é um dos motivos de minhas cada vez mais eventuais aparições.

Apenas um registro de "curti" tua mensagem, tão só.
Amplexos do Mário

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Walt Odets e o Rolex Explorer I
« Resposta #8 Online: 31 Dezembro 2013 às 15:16:20 »
Grande Mario! Imagine! Estive aqui lembrando, e no fundo, este assunto todo me lembra do cuidado que devemos ter quando se é referência: o Walt Odets é ou era. Lembro-me que quando li esse review há uns 10 anos, lembro de ter ficado "horrorizado" com o polêmico assunto dos dentes retos na quarta roda. "Embarquei" na hora na opinião dele, sobre tudo.

Fui inocente, inexperiente, para não dizer ignorante. Especialmente sobre esse assunto de dentes retos, pois anos depois fui aprender sobre como perfis de dentes é um assunto bem mais complexo do que o simples custo de fabricação. Não tenho vergonha de dizer, pelo contrário, deveria ter vergonha se continuasse concordando com esse artigo do Odets.

Abração!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Walt Odets e o Rolex Explorer I
« Resposta #9 Online: 06 Janeiro 2014 às 23:26:33 »
Mas convenhamos: há limalha de metal em alguns pontos ali que, deslocadas, paravam uns dois Piagets! hahahahah! Mas como todos sabemos, os Rolex são justamente projetados para que algumas coisas que não "passariam" em outros modelos, passam ali. Rolex não é motor de McLaren, BMW Power, é Ford Cosworth toscão!


Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: Walt Odets e o Rolex Explorer I
« Resposta #10 Online: 06 Janeiro 2014 às 23:32:30 »
...
... Rolex não é motor de McLaren, BMW Power, é Ford Cosworth toscão!


Flávio

Boa imagem.
Eu também acho que há um ponto aí.
Sem demérito, aliás, bem o contrário.
 ;)

Alberto