Omega - 1120 vs 2500

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Offline igorschutz

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Re: Omega - 1120 vs 2500
« Resposta #40 Online: 27 Fevereiro 2013 às 09:22:44 »
Taí uma informação (entre várias outras, óbvio) que eu não sabia!

Obrigado por compartilhar, Adriano! ;)
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Offline Adriano

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Re: Omega - 1120 vs 2500
« Resposta #41 Online: 27 Fevereiro 2013 às 10:08:03 »
Aproveitando o gancho então, vou listar família da Omega baseada no 2890 e 2892. Mas antes, explicar as diferenças entre 2890, 2892 e 2892-A2.

"Senta que lá vem história", como dizia aquele programa da TV Cultura.

Como já falei aqui, o 289x usa um sistema de automático que é o mais arcaico que há, é o original da Eterna, o primeiro sistema bidirecional que a Eterna bolou, lá da década de 1940 (final dela), com uma roda inversora só. O livro do Gazeley tem um raro diagrama desse projeto e é ridículo como ele é praticamente o mesmo do 289x. O 2824 usa uma versão mais moderna do sistema Eterna, com duas rodas inversoras. O "defeito" do 289x é de nascença. A razão é bem simples: o sistema original da Eterna foi bolado numa época que os rleógios funcionavam a 18.000 a/h, 21.600 a/h no máximo, ou seja, com cordas longas, de baixa tensão, ou seja, uma molezinha de enrolar elas na árvore. Com o andar da carruagem, já na década de 1960, a frequência alta começou a virar moda. Vale lembrar, ou informar, já que pouca gente sabe, a família 282x/3x já teve versões de 36.000 a/h. Umas belezinhas, mas que pouca gente adotou pela preocupação com durabilidade. Essas versões foram abandonadas. Quase ninguém queria elas. Eram o 2826, que é que nem o 2824, só com data, o 2832 que era como o 2836, ou seja, day-date, e o 2838, que era como o 2834, ou seja, day-date com dia por extenso às 12 horas. Tem também as mesmas versões de corda manual com 36.000 a/h. Menos gente ainda sabe que a Zenith, para manter sua tradição de alta frequência, usou o 2832.

Voltando, o causo é que esse sistema da Eterna funcionava bem com cordas "molinhas". Mas alguém teve a idéia de manter esse mesmo sistema em mecanismos de alta frequência: o nosso amigo 2890, de 28.800 a/h, obviamente, com uma corda dura pacas, curta, com muita tensão. Resultado? A carga sobre o sistema do automático é enorme e a eficiência é bem prejudicada. Continuando, o 2890 é o original, pouca gente sabe, mas seu diâmetro era maior, tinha 12 1/2''' ou 29mm de diâmetro. Para caber em caixas menores, havia a opção de 11 1/2''', ou 25,6mm, que é o 2892. Resultado? O sistema de carga que já era capenga para carregar a corda de alta tensão, ficou ainda mais capenga pois o diâmetro do rotor diminuiu e ele perdeu muito momento de inércia. O 2892 original é uma lástima. Na tentativa de dar uma corrigida, a ETA veio com o 2892-A2, onde aumentou a massa do rotor, seu momento de inércia melhorou, mas... todo mundo já sabe.

Agora, aos Omegas:

- 1110, o pai de todos, era um 2892 cuspido. Dourado.
- 1111, era a versão chronometer do 1110, dourado também. Você encontra eles naqueles em Constellations e Seamasters 200m, os "tartarugas" como chamam.

- 1108, versão aprimorada do 1110, baseado no 2892-A2, ou seja, melhorado ao mesmo tempo que a base da ETA, e passou a ser rodiado.
- 1109, versão aprimorada do 1111, ou seja, chronometer.

E nesse meio termo, teve aí uma porção de 111x, de séries limitadas, esqueletos, etc. E aí veio o:

- 1120, que esse sim é um 2892-A2 consideravelmente modificado pela Omega no sistema do automático. Rolamento menor e de baixa inércia, modificações na ponte, roda inversora... A mesma abordagem que a Girard Perregaux fez, e que sabe-se lá por que razão, a ETA nunca fez. O 1120 portanto é a evolução do 1109, ou seja, ele é chronometer e com ele deixou de existir parentes sem COSC. O único baseado em ETA 289x (sem crono) passou a ser o 1120.

E sim, aí há as versões com crono e outros módulos. Mas os cronos (1140, 1141, 1143, 3220, 1138...) sempre se mantiveram baseados nos 2890 e não 2892, por seu diâmetro maior, que permite o acoplamento do módulo. Mas também por alguma razão desconhecida, nunca usaram o sistema de carga aprimorado pela Omega... vai entender.

E por fim, a evolução final do 1120, o 2500, que é um 1120 com escapamento co-axial. O resto todo mundo já sabe.

Abraços!

Adriano

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Offline igorschutz

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Re: Omega - 1120 vs 2500
« Resposta #42 Online: 27 Fevereiro 2013 às 10:18:06 »
Bela história, Adriano. Faça uma cópia lá nos Clássicos, por favor!
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Offline flávio

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Re: Omega - 1120 vs 2500
« Resposta #43 Online: 27 Fevereiro 2013 às 10:18:21 »
Corrigindo uma informação anterior que dei, os 1120 surgiram em 1996, segundo um catálogo que tenho aqui; os 1109 ainda foram utilizados por algum tempo nos Dynamic.

Adriano, o sistema de carga do 2892 é semelhante ao do ETA 1256?


Flávio

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Offline Adriano

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Re: Omega - 1120 vs 2500
« Resposta #44 Online: 27 Fevereiro 2013 às 10:54:40 »
Corrigindo uma informação anterior que dei, os 1120 surgiram em 1996, segundo um catálogo que tenho aqui; os 1109 ainda foram utilizados por algum tempo nos Dynamic.

Adriano, o sistema de carga do 2892 é semelhante ao do ETA 1256?


Flávio

Corrigindo a sua correção: os Dynamic continuaram usando o 1108, que é a versão non-chronometer.  ;)
Mas nunca houve irmão do 1120, com seus aprimoramentos in-house, sem COSC.

Flávio, exato, o sistema do 289x é conceitualmente e estrututalmente o mesmo sistema do 1256 (aquela aberração).

Abraços!

Adriano

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Offline flávio

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Re: Omega - 1120 vs 2500
« Resposta #45 Online: 27 Fevereiro 2013 às 11:11:07 »
Isso, 1108.

Re: Omega - 1120 vs 2500
« Resposta #46 Online: 27 Fevereiro 2013 às 11:15:39 »
Caro Adriano,

Obrigado por compartilhar estas informações!
Abraço,

Octávio Augusto

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Offline ThiagoDF

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Re: Omega - 1120 vs 2500
« Resposta #47 Online: 27 Fevereiro 2013 às 12:29:36 »
Bela aula Adriano, grande abraço! ;)
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Re: Omega - 1120 vs 2500
« Resposta #48 Online: 23 Dezembro 2013 às 00:09:23 »

O próprio 2500 está no rumo da aposentadoria. Não deve passar da versão atual, a "D", que possui roda de escape feita pelo processo "LIGA". Posso estar enganado, claro, mas a tendência é que ele desapareça. Todos os modelos antes equipados com ele estão mudando para o 8500.

Abraços!

Adriano

O tópico é velho mais muito interessante. Estava relendo e conforme citado pelo Adriano o 2500 estaria para ser aposentado, então pergunto: o Seamaster Bond estaria pra ser aposentado também, ou seria utilizado um terceiro calibre nele, já que 8500 não cabe no Bond? abs
sic transit gloria mundi

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Offline Adriano

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Re: Omega - 1120 vs 2500
« Resposta #49 Online: 23 Dezembro 2013 às 01:40:53 »
Qualquer resposta que não seja do Urquhart ou do Monachon, seria chute.

Em outras palavras: quem sabe? Mas não há nada que impede que o James Bond receba outro calibre. Talvez seja difícil manter as mesmas dimensões usando o calibre 8500, mas como falei em outro tópico, quem sabe a Omega não tem outro calibre de manufatura na manga?

Abraços!

Adriano

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Offline Dorotheo

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Re: Omega - 1120 vs 2500
« Resposta #50 Online: 23 Dezembro 2013 às 10:50:18 »
Qualquer resposta que não seja do Urquhart ou do Monachon, seria chute.

Em outras palavras: quem sabe? Mas não há nada que impede que o James Bond receba outro calibre. Talvez seja difícil manter as mesmas dimensões usando o calibre 8500, mas como falei em outro tópico, quem sabe a Omega não tem outro calibre de manufatura na manga?

Abraços!

Adriano
E já que é pra chutar...
E ainda estamos falando de Bond, James Bond...
Quem sabe o próximo filme da franquia não estreie o calibre antimagnético e sem lubrificação,  nada mais 007 que isso.
Abs.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

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Offline Veiga

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Re: Omega - 1120 vs 2500
« Resposta #51 Online: 23 Dezembro 2013 às 11:46:28 »
Gente, bom dia. Que belo presente neste fim de ano.
Vivendo e aprendendo muito.
Obrigado e boas festas com meu abraço, Veiga.