Tissot PRC 100 Autoquartz - Tem Solução ?

  • 5 Respostas
  • 3107 Visualizações
*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Tissot PRC 100 Autoquartz - Tem Solução ?
« Online: 09 Janeiro 2014 às 23:38:52 »
Olá caros colegas, a mais ou menos outubro de 2011 ganhei do caro MAC1969 (Marcelão) um Tissot PRC100 Autoquartz.
O capacitor dele morreu de vez, e não encontro outro de jeito algum.

Fotos.





Gostaria de saber se eu poderia usar bateria nele, pois ficar com esse relógio bonitão parado na caixa me deixa louco.
Gosto muito deste relógio!!

Alguma solução ??


Obrigado desde já ! ::)
Abraços,
Cigano!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Tissot PRC 100 Autoquartz - Tem Solução ?
« Resposta #1 Online: 09 Janeiro 2014 às 23:53:22 »
Sob nenhuma hipótese você pode usar bateria nesse mecanismo. Você vai explodir ela. Tem que ser capacitor. Mas a questão é: é um antigo 205.111 ou um 205.911 mais moderno? Se for o 911, é facil achar o capacitor, que é o Panasonic MT 920. Mas tem que ser ele sem brida. Se não achar de jeito nenhum, use o MT 920 da Seiko, que é para os Kinetic, mas que já vem com brida e você vai ter que arrancar ela. Não recomendo, pois é meio gambiarra, mas...

Agora, se for um 205.111, você não vai achar mais o capacitor dele e não pode colocar o MT 920 no lugar. Você teria que transformar ele num 205.911, trocando o circuito. Mas o problema é que também não vai encontrar o circuito solto do 911 pois a ETA não fornece mais circuito avulso para ninguém há uns dois anos. Se achar, vai ser muita sorte de alguém ter ele em estoque.

Resultado? Tem que comprar uma 205.911 nova, completa.

Abraços!

Adriano

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Tissot PRC 100 Autoquartz - Tem Solução ?
« Resposta #2 Online: 10 Janeiro 2014 às 00:00:31 »
Sob nenhuma hipótese você pode usar bateria nesse mecanismo. Você vai explodir ela. Tem que ser capacitor. Mas a questão é: é um antigo 205.111 ou um 205.911 mais moderno? Se for o 911, é facil achar o capacitor, que é o Panasonic MT 920. Mas tem que ser ele sem brida. Se não achar de jeito nenhum, use o MT 920 da Seiko, que é para os Kinetic, mas que já vem com brida e você vai ter que arrancar ela. Não recomendo, pois é meio gambiarra, mas...

Agora, se for um 205.111, você não vai achar mais o capacitor dele e não pode colocar o MT 920 no lugar. Você teria que transformar ele num 205.911, trocando o circuito. Mas o problema é que também não vai encontrar o circuito solto do 911 pois a ETA não fornece mais circuito avulso para ninguém há uns dois anos. Se achar, vai ser muita sorte de alguém ter ele em estoque.

Resultado? Tem que comprar uma 205.911 nova, completa.

Abraços!

Adriano

Obrigado pela explicação caro mestre Adriano.

Acho que é uma xxx.111, ele estava usando uma MT920 até morrer !! :'(

Caracas não deve ser barata uma xxx.911 !! Vou pesquisar !!

Valeu mestre!! 8)
Abraços,
Cigano!

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Tissot PRC 100 Autoquartz - Tem Solução ?
« Resposta #3 Online: 10 Janeiro 2014 às 00:01:36 »
Cigano,

Pode tentar falar com o Filipe.. Se nao me engano ele estava restaurando um desses autoquartz da Tissot.. Talvez ele saiba quem tenha a peça que procuras, ou melhor ainda.. talvez ele mesmo tenha uma!

P.S.: Não me esqueci do que estou lhe devendo.. Estou até envergonhado por estar demorando tanto..! Mas vai chegar! hahaha Desculpa mesmo

Abraços!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Tissot PRC 100 Autoquartz - Tem Solução ?
« Resposta #4 Online: 10 Janeiro 2014 às 00:09:50 »
Cigano,

Pode tentar falar com o Filipe.. Se nao me engano ele estava restaurando um desses autoquartz da Tissot.. Talvez ele saiba quem tenha a peça que procuras, ou melhor ainda.. talvez ele mesmo tenha uma!

P.S.: Não me esqueci do que estou lhe devendo.. Estou até envergonhado por estar demorando tanto..! Mas vai chegar! hahaha Desculpa mesmo

Abraços!

É mesmo, ele até tinha feito contato comigo sobre o capacitor, vou contactar ele de novo!!

Que isso caro Shun, esquenta não, não está me devendo nada não!! Quando der está tranquilo, estou sem tempo também para os projetos horológicos !! 8)
Abraços,
Cigano!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Tissot PRC 100 Autoquartz - Tem Solução ?
« Resposta #5 Online: 10 Janeiro 2014 às 01:06:00 »
Caraca, nem sei como ele, sendo um 111, sequer funcionou com o MT 920. O 111 funciona a 2,4V, e usava um capacitor de verdade. Não sei como ele não explodiu também, pois o 911 funciona a 1,5V e o MT 920 na verdade não é um capacitor, mas uma bateria recarregável.

Abraços!

Adriano