Laser Welding - Restauração?

  • 48 Respostas
  • 11688 Visualizações
*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
Laser Welding - Restauração?
« Online: 30 Janeiro 2014 às 04:38:56 »
Não encontrei nada mais específico aqui no FRM e creio ser interessante divulgar o método... Eu sei que relógio é para usar, mas aposto que tem muita gente aqui que sofre com riscos e batidas na caixa. Conhecer o tal método trouxe para mim, digamos, certa paz de espírito no uso diário.  :)

Muito já foi discutido no forum sobre o polimento da caixa e, obviamente, não há como negar que terá um desgaste de material em proporção direta com a maior profundidade do dano causado. No processo espera-se o mínimo de bom senso para saber até onde é possível ir, mas não é esse o objetivo do tópico. :)

Voltando ao assunto, o tal método de Laser Welding nada mais é do que soldagem com laser. Ou seja, depósito de metal (seja aço, ouro, titânio etc.) de maneira localizada e precisa. Pronto, se temos mais material disponível é possível um polimento que irá manter as dimensões e formas originais da caixa. A técnica não é nova, velha conhecida de joalheiros...

Fiquei impressionado com os resultados, principalmente quando é utilizado em conjunto com uma máquina de lapping para o acabamento angulado. :D Vejam só o que é possível fazer:









Vale a pena dar uma olhada pelo menos nestes dois sites:

http://hiro.alliancehorlogere.com/en/Under_the_Loupe/Case_restoring

http://www.classicwatchrepair.com/page4.html


Agora as perguntas... Fariam isso? Em qualquer relógio? Em um vintage? Para você, aumenta ou diminui o valor do conjunto? Lógico que não estou falando de relógios históricos e únicos, o ponto aqui é relógio de uso, mesmo que um vintage.

Já deixando minha resposta, eu faria e vou fazer em alguns membros menos críticos da coleção... Não tem preço ver um relógio voltar à velha forma dessa maneira. Para mim, lembrando que opinião é como bunda, um dial com patina fica lindo em uma caixa com cara de nova. :) Só atentem para o fato que uma restauração assim sempre deve ser comunicada em caso de negociações futuras... 





.·.

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #1 Online: 30 Janeiro 2014 às 08:11:11 »
Dwbr, se eu nao me engano foi comentado essa tecnica em um post referente ao restauro de um Omega Speedmaster.
Aqui no Brasil existe alguem que faz esse tipo de trabalho?
O meu unico receio é o novo "shape" ficara por conta do restaurador e poderá deformar a caixa. E no futuro como fica, pois o material utilizado para o preenchimento nao deve ser o mesmo da caixa, sendo assim, com potencial de oxidaçao diferente.
De qualquer modo, ficou bem legal o resultado demonstrado.

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #2 Online: 30 Janeiro 2014 às 08:42:10 »
Muito legal a técnica.
Parabéns pelo tópico.  
Se eu tivesse um relógio detonado igual a esse 1680, faria sem pestanejar.  Agora, se meu relógio fosse mais ou menos, mandaria apenas para um bom polidor, que com paciência,consegue resultados incríveis.
Abração.
« Última modificação: 30 Janeiro 2014 às 08:47:56 por Dorotheo »
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Alberto Ferreira

Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #3 Online: 30 Janeiro 2014 às 08:59:46 »
Sim, é uma técnica legal, mas que exige equipamentos específicos e provavelmente, pela pequena demanda (falando de relógios, é claro...)  não deve ser muito barata.

Para os mais novos, este tema e link já foram tratados aqui, em "priscas eras"  ;), e não vai qualquer crítica nisso dwbr, de tempos em tempos um assunto interessante pode e deve voltar à baila.

No Brasil, não creio que alguém faça ou se disponha a ofertar o processo para aplicação em relógios, sejam eles coroados ou não.
 ::)

Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #4 Online: 30 Janeiro 2014 às 09:02:00 »
Meu relógio do dia-a-dia tem uma batida que arrancou pedaço, e eu faria essa recuperação se soubesse de uma empresa de confiança aqui no Brasil.

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #5 Online: 30 Janeiro 2014 às 09:07:29 »
DW quando você comentou comigo que queria uma caixa (case) novo eu ia lhe perguntar porque não tentar esse processo ai a laser, já tinha visto a algum tempo lá no TRF, o resultado final é incrível mesmo, não sei ao certo se existe isso por aqui, mais você pode mandar fazer lá.
Eu faria sim, com toda certeza.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #6 Online: 30 Janeiro 2014 às 09:28:07 »
Eu penso que isso é um passo enorme à frente quando o assunto é restauração. Agora, tem que se ter em mente exatamente isso: é uma restauração, não é original. O que me leva a entender que uma caixa originalmente em bom estado valha mais que uma restaurada, e dependendo do estado da original, a restaurada valha mais.

Me preocupa duas coisas e uma já foi levantada pelo Piccinin: qual a liga desse preenchimento? Depois de imediatamente polido, desaparece, mas e depois de um tempo? E se submetido à água salgada, por exemplo? E como fica no caso específico da Rolex, que o aço é o tal 904 e não 316?

E a segunda preocupação é justamente o fato de não ficar identificável. O colega DW também levantou essa lebre: de que deve-se informar um futuro comprador sobre isso. Mas o fato é que, na minha visão, a mentira é sempre a maioria no mundo dos relógios. Na hora de vender o relógio e ganhar uns trocos a mais, vale tudo.

Outra coisa, esse é um equipamento relativamente caro. Esse serviço não é barato. Num país como o nosso, acho pouco viável o investimento num equipamento desse apenas para essa finalidade. E o trabalho não é apenas esse, mas como falou o DW também, todo o polimento, e com um lapidário (lapping machine). Senão isso é besteira. E se vejo gente que acha que um "simples polimento" é caro, certamente vai achar um serviço desse mais caro ainda. Especialmente porque esse é um serviço mais voltado para vintages e aí, entra o eterno conflito entre o preço do reparo e o valor do relógio.

Fazer isso num Paul Newman, é certo que sempre compensará. Mas e fazer isso num Omeguinha 30T2? Será que tem gente disposta por aí a pagar, sei lá, 5x, 10x o preço do relógio nesse serviço? Acho difícil.

Abraços!

Adriano

*

wrocha

Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #7 Online: 30 Janeiro 2014 às 09:50:19 »
Mal comparando é um serviço de enchimento, retífica e polimento. Para quem conhece essas ligas, tem necessariamente que ser a laser?

*

Alberto Ferreira

Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #8 Online: 30 Janeiro 2014 às 10:21:59 »
O calor usado na fusão (embora deva ser "pontual") é algo muito relevante.
Pois pode "empenar a caixa, e certamente o faria.

No caso do laser a transmissão de calor para o restante da peça é menor do que certamente seria em outros métodos.

Quanto às ligas, uma outra coisa que teria que "bater" seria os seus coeficientes de dilatação térmica.

Alberto
« Última modificação: 30 Janeiro 2014 às 10:23:34 por Alberto Ferreira »

*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #9 Online: 30 Janeiro 2014 às 12:06:49 »
Pode ter sido no fórum antigo ou com outro nome em português... Pelo menos na busca não voltou nada, ou estava com sono mesmo... :D De qualquer forma eu notei que muita gente não havia visto fotos e resultados, achei legal colocar.

Sim, é uma técnica legal, mas que exige equipamentos específicos e provavelmente, pela pequena demanda (falando de relógios, é claro...)  não deve ser muito barata.

Para os mais novos, este tema e link já foram tratados aqui, em "priscas eras"  ;), e não vai qualquer crítica nisso dwbr, de tempos em tempos um assunto interessante pode e deve voltar à baila.

No Brasil, não creio que alguém faça ou se disponha a ofertar o processo para aplicação em relógios, sejam eles coroados ou não.
 ::)

Alberto
.·.

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #10 Online: 30 Janeiro 2014 às 12:09:43 »
Pode ter sido no fórum antigo ou com outro nome em português... Pelo menos na busca não voltou nada, ou estava com sono mesmo... :D De qualquer forma eu notei que muita gente não havia visto fotos e resultados, achei legal colocar.

Sim, é uma técnica legal, mas que exige equipamentos específicos e provavelmente, pela pequena demanda (falando de relógios, é claro...)  não deve ser muito barata.

Para os mais novos, este tema e link já foram tratados aqui, em "priscas eras"  ;), e não vai qualquer crítica nisso dwbr, de tempos em tempos um assunto interessante pode e deve voltar à baila.

No Brasil, não creio que alguém faça ou se disponha a ofertar o processo para aplicação em relógios, sejam eles coroados ou não.
 ::)

Alberto

O resultado realmente impressiona!!!
Dwbr sabe o custo aproximado de um procedimento desses?
Abração
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Alberto Ferreira

Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #11 Online: 30 Janeiro 2014 às 12:10:13 »
Pode ter sido no fórum antigo ou com outro nome em português... Pelo menos na busca não voltou nada, ou estava com sono mesmo... :D De qualquer forma eu notei que muita gente não havia visto fotos e resultados, achei legal colocar.

...

Para os mais novos, este tema e link já foram tratados aqui, em "priscas eras"  ;), e não vai qualquer crítica nisso dwbr, de tempos em tempos um assunto interessante pode e deve voltar à baila.

...
 ::)

Alberto

Sim.
Foi o que eu tentei dizer...

Alberto

*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #12 Online: 30 Janeiro 2014 às 12:22:43 »
Como comentaram, o novo shape é por conta de quem está fazendo o serviço. Pelo que procurei lá fora, esse pessoal de Hong Kong faz um ótimo trabalho. Inclusive naquele dia do MASP eu fui ver um relógio e o dono já havia feito serviços com esse pessoal (a restauração de pulseira da Rolex é incrível, ficou justa como uma nova).

Vou dar um exemplo do GMT Pepsi que tenho. Ele esteticamente é perfeito, mas eu sei que foi polido e o shape está bem longe do original. Eu vi os resultados com esse tipo de caixa e, se o shape é diferente, eu não percebi.... Olhando e tocando não se nota nada. E olha que esse que pude ver foi feito a adição de material e não só preenchimento de batidas.

Quanto ao preço, mandei fotos do Pepsi e do Coke para cotação e vou mandar sim. Serão as cobaias. Se ficar bom vai o Double Red também, principalmente para fazer o lapping que pelo visto nem a Rolex faz nas revisões (ponto para a AP e as exigências que o Adriano sempre comenta aqui).

Em relação ao que vai ser usado, responderam que é o mesmo tipo de liga do original.. 304L para alguns antigos, 316L, 904L etc. Não vejo problemas com corrosão, até porque em um relógio que esteja sujeito a isso eu nem me daria ao trabalho ficar preocupado com estética (o que é o ponto aqui, puramente estético).

Vamos ver o que dá, no pior dos casos vou ter dial, movimento e bezel reserva para outro Pepsi e Coke. :D Posto os preços assim que receber a cotação.

O resultado realmente impressiona!!!
Dwbr sabe o custo aproximado de um procedimento desses?
Abração
.·.

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #13 Online: 30 Janeiro 2014 às 14:44:47 »
Para ilustrar o processo.



Primeiro desejo sucesso ao DWBR....mas, como eu não acredito em bônus sem ônus, eu vou tentar saber com o pessoal da Trumpf que fabrica esse tipo de equipamento para tentar entender qual o ônus do negocio. O processo é solda e sendo assim poderá apresentar a médio prazo diferenças estéticas. A caixa é usinada e o material depositado fundido.

Mas novamente sucesso ao DWBR porque sem dúvida o feedback positivo dele dará vida nova à muitas peças.


*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #14 Online: 30 Janeiro 2014 às 15:26:56 »
No meu caso acho que vale, eu não risco relógio meu nesse nível. Dificilmente vou polir novamente nos próximos 50 anos. É aquela coisa, melhor do que está vai ficar.

Eu pagaria uma caixa original se tivesse na Rolex, mesmo sendo caro. O problema é que para vintage não tem. Sobram as gambiarras, essa é a melhor opção dentre elas... pelo menos aparentemente. A outra que me ofereceram em um fórum lá fora? "Me passa o seu serial que monto uma caixa aqui.. "balatinho"... US$ 650,00". Tem um monte de vendors anunciando caixas "after-market" com o seu próprio serial. Não tem outro nome: Isso é falsificação, já que vai até com o logo da Rolex. Imaginem o que não tem de relógio ai sendo vendido como 100% original.

Para ilustrar o processo.



Primeiro desejo sucesso ao DWBR....mas, como eu não acredito em bônus sem ônus, eu vou tentar saber com o pessoal da Trumpf que fabrica esse tipo de equipamento para tentar entender qual o ônus do negocio. O processo é solda e sendo assim poderá apresentar a médio prazo diferenças estéticas. A caixa é usinada e o material depositado fundido.

Mas novamente sucesso ao DWBR porque sem dúvida o feedback positivo dele dará vida nova à muitas peças.


.·.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #15 Online: 30 Janeiro 2014 às 15:50:03 »
Olha, não entendo patavina de soldas, mas não há diversas caixas no mercado que nem ao menos são inteiriças, tendo garras soldadas, por exemplo? E alguém nota diferença? Uma solda em filete, por exemplo, com depósito de material, torna a superfície contínua e dura uma eternidade. Não sou de modo algum contra esse tipo de serviço.

Mas lanço um questionamento aos entendidos, levando em consideração a foto do Igor. Essa sua caixa não pode ser polida Igor? O vinco não parece tão profundo... Eu sei que o grande problema de acabamento de caixas de relógio são os vincos (dentes) causados por impactos. Meu PO, por exemplo, tem dois arranhados profundos HORROROSOS na lateral, mas por sorte pegaram na parte plana da caixa. Eu sei que é possível polir e deixar zero sem perder a originalidade da caixa. Porém, se estivessem na transição, ficaria difícil.

Por favor, desenvolvam mais o tema caixa detonada e restauração.

Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #16 Online: 30 Janeiro 2014 às 16:19:13 »
Nunca levei o relógio para ser analisado por um profissional, mas, no meu chute, creio que nenhum polimento ficaria satisfatório, pois o vinco é bem fundo sim, e bem na quina.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #17 Online: 30 Janeiro 2014 às 16:20:08 »
...

... levando em consideração a foto do Igor. Essa sua caixa não pode ser polida Igor? O vinco não parece tão profundo...
...

Pois é.
Eu pensei a mesma coisa, e mais...
Pois, apenas com base na foto, eu creio que daria para polir e "disfarçar" (muito bem) a mossa.
Ou seja, o tanto de material que teria que ser removido, se a coisa for bem feita, muito provavelmente ficaria (praticamente) imperceptível,...  Digamos, na prática, na vida real.  ::)  ;)
Afinal o nosso instrumento de avaliação será sempre os nossos (falhos) olhos.


Mas,...
Tem aquela coisa do "não dá para ver, mas eu sei que está lá"  :P, que pode nos incomodar tanto.



As caixas "fake".
Por coincidência, hoje eu vi um programa na TV a cabo que mostrava um processo que começava com um escaneamento, posterior tradução dos dados em "coordenadas" (dados) que lidos por uma máquina de usinagem (a jato de água) reproduzia a peça.
Não era uma caixa de relógio, mas algo bem maior, mas...
Que fazem, fazem.

Portanto, eu acredito que os "xinas" pirateadores, com o equipamento adequado, possam fazer, sim.
E eu acho que, infelizmente, fazem.

Alberto

*

Alberto Ferreira

Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #18 Online: 30 Janeiro 2014 às 16:32:39 »
Bom,...

Eu tenho este Navigator há anos,...



...já o comprei assim.

Apesar da (péssima) qualidade da foto, eu creio que dá para ver os "pittings" (ou verdadeiras "crateras"  :P) no aço da caixa.

Eu já comprei uma caixa nova,...
Mas não serviu, pois infelizmente há pequenas diferenças.

Neste caso, se houvesse uma solução (de preenchimento) a um custo razoável, seria o "uó".

Alberto

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Laser Welding - Restauração?
« Resposta #19 Online: 30 Janeiro 2014 às 18:15:29 »
Ola.

Com um pouco mais tempo, fui ler no site da Kuka (fabricante de robôs) sobre solda a laser e o processo é descrito como:
"Através do princípio da solda híbrida a laser, tornou-se possível combinar as vantagens da solda a laser com os da solda com gás de proteção. Primeiramente, um raio laser aquece a superfície da peça até a temperatura de evaporação, obtendo uma penetração profunda e delgada. Em seguida é utilizado um arco voltaico, que gera um ponto focal maior. Isso resulta em uma grande profundidade de penetração, com menor zona de influência de calor."

Por exemplo, achei uma empresa em São Bernado do Campo/SP que utiliza esse recurso para a recuperação de ferramentas de injeção em plástico. Por exemplo: O cliente antes queria a ferramenta com um furo e agora não quer mais, eles preenchem o furo através deste processo.
http://lasersoldas.com.br/galeria.asp
Algumas fotos são bem objetivas quanto ao uso.
Será que um cara desse não pode fazer um preenchimento para que posteriormente um relojoeiro faça o polimento?

Procurem no google solda a laser que tem bastante coisa, claro que, não com a especificidade do fornecedor de Taiwan.