Jardinagem

  • 12 Respostas
  • 6204 Visualizações
Jardinagem
« Online: 11 Fevereiro 2014 às 16:11:37 »
Olá, alguém aqui curte jardinagem?   ???

Comprei uma casa com jardim, e estou me aventurando na terapia de cuidar das plantas.

Já fiz algumas besteiras, como matar um monte de planta ao colocar muito NPK na terra e queimar as raízes das mesmas.  :-[

Ainda não converso com elas, como faz minha sogra... vai que um vizinho me vê fazendo isso...

De repente alguém mais informado no ramo pode me dar uns palpites.


Re: Jardinagem
« Resposta #1 Online: 11 Fevereiro 2014 às 19:15:15 »
Sandro;

Não sou jardineiro, embora adore orquídeas e esteja montando um orquidário (cattleyas, miltonias, vanilla, oncidium...) Pena que não tenha uma câmera decente para postar umas fotos.

Posso lhe dar uma ajuda naquilo que souber. Poste suas indagações e as espécies que possui que mando aquilo que souber.

Quanto ao adubo, principalmente nos químicos, sempre parcimônia, e mais vale falta que excesso. Tente começar por adubos orgânicos são mais tranqüilos e fáceis de lidar.

Quanto a falar com as plantas não é problema. Fica sério quando elas respondem!!!

Abraço.

Renato.

Re: Jardinagem
« Resposta #2 Online: 12 Fevereiro 2014 às 08:26:30 »
rpaoliello, valeu pela resposta, e proposta de ajuda.

Conheço nada de jardinagem, pois estou iniciando agora, meu jardim é pequeno.

Grama Esmeralda, 2 pinheiros, muitas flores em vasos, pingos-de-ouro, uma bromélia, duas orquídeas amarradas nos pinheiros etc.

Não sei os nomes científicos, vou começar a catalogar assim que possível.

Quanto ao adubo, já comecei a fazer compostagem com terra, + restos de vegetais da cozinha.



Sobre as orquídeas, apesar de não saber o tipo... aqui na região que moro é muito quente, ainda mais agora que não está chovendo nada.   
Tenho regado as orquídeas todas as  noites.    Estaria certo isso?     Ou devo segurar um pouco a rega?


Re: Jardinagem
« Resposta #3 Online: 12 Fevereiro 2014 às 19:24:40 »
Sandro;

Em relação as orquídeas: precisamos identificar as espécies. Mas num chute pela facilidade de encontrar hoje devem ser ou phalaeonopis ou cattleyas. Poste umas fotos principalmente se estiver florida.

Para saber a rega também precisamos saber como foi presa na árvore. Você saberia dizer se foi colocado musgo esfagno? Ou somente na "casca" da árvore?

Mas a rega noturna é boa embora o intervalo precise ser avaliado conforme a espécie e o intervalo.

Quanto a bromélia vale o mesmo embora esta normalmente precise de mais água, principalmente se tiver tanque.

Aposte em equipamentos automáticos. Particularmente acho os da alemã Gardena fantásticos.

Em relação aos pinheiros; estes são complicadores, pois são em grande parte amensais ou seja liberam substâncias que inibem o crescimento dos demais.
Assim, a grama ficará provavelmente prejudicada na proximidade do pinheiro.

Sandro, poste umas fotos ou mande no email para dar melhores informações.

Abraço.

Renato

Re: Jardinagem
« Resposta #4 Online: 13 Fevereiro 2014 às 08:21:57 »
Sandro;

Em relação as orquídeas: precisamos identificar as espécies. Mas num chute pela facilidade de encontrar hoje devem ser ou phalaeonopis ou cattleyas. Poste umas fotos principalmente se estiver florida.

Tenho uma foto no meu facebook, desta orquídea, vou tentar postar aqui a noite, pois neste PC o face está bloqueado.


Citar

Para saber a rega também precisamos saber como foi presa na árvore. Você saberia dizer se foi colocado musgo esfagno? Ou somente na "casca" da árvore?

Coloquei em um substrato (placa de xaxim) e este é que eu amarrei nos pinheiros.


Citar
Mas a rega noturna é boa embora o intervalo precise ser avaliado conforme a espécie e o intervalo.  

Estava regando todas as noites, mas esta semana estou regando noite sim x noite não, em geral, e as plantas em vasos que pegam mais sol continuo a regar toda a noite.


Citar
Quanto a bromélia vale o mesmo embora esta normalmente precise de mais água, principalmente se tiver tanque.

A bromélia está igual às orquídeas, em substrato de xaxim


[qote]Aposte em equipamentos automáticos. Particularmente acho os da alemã Gardena fantásticos. [/quote]

Valeu a dica. mas o que eu gosto mesmo é poder molhar as plantinhas, me dá um alívio imenso no stress diário.
Saio todo molhado do jardim, parece que tomei banho junto com as plantas.

[qote]
Em relação aos pinheiros; estes são complicadores, pois são em grande parte amensais ou seja liberam substâncias que inibem o crescimento dos demais.
Assim, a grama ficará provavelmente prejudicada na proximidade do pinheiro. [/quote]

Isso é interessante de saber.



Citar
Sandro, poste umas fotos ou mande no email para dar melhores informações.

vou tentar tirar uma fotos este final de semana


Muito obrigado por todas as informações.

Abraço.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Jardinagem
« Resposta #5 Online: 03 Maio 2014 às 20:57:12 »
Hoje tive a oportunidade de comprar uma orquídea diferente para minha mae, como presente de dias das mães..

Uma orquídea vanda! Meu avô cultivava orquídeas e um pouco desse gosto passou para minha mae.. Adorei ver a reacao dela! Hahahaa ela adorou!!

Aqui ela:


Foto noturna e de celular! Sorry
« Última modificação: 03 Maio 2014 às 21:04:12 por shun »

Re: Re: Jardinagem
« Resposta #6 Online: 03 Maio 2014 às 21:30:17 »
Linda orquídea.
Tambem comprei flores para plantar no jardim aqui de casa, como presente para mãe dos meus filhos.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Jardinagem
« Resposta #7 Online: 04 Maio 2014 às 15:48:12 »
Obrigado, Sandro!

Aqui uma foto dela "montada"

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Jardinagem
« Resposta #8 Online: 04 Maio 2014 às 17:59:20 »
 Um espetáculo!!!! :D :D :D :D :D :D :D :D


 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Jardinagem
« Resposta #9 Online: 05 Maio 2014 às 12:18:26 »
A maravilha que existe em cada pequeno detalhe, mostra o quanto a natureza é especial.

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline Fe

  • ***
  • 109
    • Ver perfil
Re: Jardinagem
« Resposta #10 Online: 05 Maio 2014 às 15:51:39 »
Shun: muito legal!

Espero que as pétalas aguentem bem o vento.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re:Jardinagem
« Resposta #11 Online: 19 Outubro 2015 às 18:31:19 »
A orquídea não sobreviveu à mudança de ambiente!

Saiu originária de Morretes - PR para Curitiba - PR..

As condições climáticas são muito diferentes e ela não suportou a mudança  :(



Mas dando seguimento ao tópico.. Alguém aí curte bonsai?

Me aventurei há muitos anos atras com um mas nao levei a sério e o troço morreu.

Hoje em dia eu to com uma  Cerejeira 'Sakura' de 4 anos e um pré-bonsai de goiabeira.

Tentei fazer estaquia com a poda que fiz na goiabeira mas parece que todas as estacas morreram.. Que merda. hahahahahhahaha

Abraços!

*

Alberto Ferreira

Re:Jardinagem
« Resposta #12 Online: 19 Outubro 2015 às 17:28:02 »
A orquídea não sobreviveu à mudança de ambiente!

Saiu originária de Morretes - PR para Curitiba - PR..

As condições climáticas são muito diferentes e ela não suportou a mudança  :(



Mas dando seguimento ao tópico.. Alguém aí curte bonsai?

Me aventurei há muitos anos atras com um mas nao levei a sério e o troço morreu.

Hoje em dia eu to com uma  Cerejeira 'Sakura' de 4 anos e um pré-bonsai de goiabeira.

Tentei fazer estaquia com a poda que fiz na goiabeira mas parece que todas as estacas morreram.. Que merda. hahahahahhahaha

Abraços!

Boa tarde, amigo Shun!

Se fala da Vanda, elas são de origem asiática e em geral se adaptam bem por aqui, mas exigem alguns cuidados especiais.

Em primeiro lugar, em temperaturas muito "baixas", digamos abaixo dos 15 graus, elas sofrem um pouco, há que protegê-las nestes períodos (dentro da casa, em local bem iluminado, ou melhor ainda em um orquidário fechado, por exemplo).

Elas são originárias de ambientes húmidos", com habitats em regiões "pantanosas", mas nunca na água - elas são epífitas (ficam nas árvores), como as suas raízes são "aéreas" (portanto nada de substratos e afins) elas precisam apenas (man)tê-las molhadas (de dois em dois dias - nos mais secos), mas sem deixar acumular água , a dita água deve passar apenas, escorrer e pronto.

Os bonsais são legais, eu curto, mas nunca me atrevi a cultivar ou tentar manter...  ::)

Um abração!
Alberto
« Última modificação: 19 Outubro 2015 às 17:29:34 por Alberto Ferreira »