Menu principal

Restauração de mostrador Grand Seiko

Iniciado por Luiz, 07 Março 2014 às 11:04:41

tópico anterior - próximo tópico

Luiz

Comprei no Mercado Livre. Sempre quis ter um.  :)
Alguém indicaria um bom restaurador de dial?

flávio

No Brasil só a Sarica restaura mostradores, que eu saiba. Está funcionando perfeitamente?

Flávio

Alberto Ferreira

Sim, a Sarica é a única...

Mas, se você decidir fazer a restauração lá, vá bem municiado com fotos e outras informações pertinentes para ilustrar o resultado que você gostaria de obter.
No que tange às fontes (letras e logos) e outras inscrições, não é muito difícil haver enganos, se estes cuidados não forem estritamente tomados.

Não deixe simplesmente o relógio com um atendente de balcão, por exemplo, tente falar com o Alexandre, o dono, ou com alguém (qualificado) a quem ele delegue.

Este é um "vintage" importante, para os "vintageiros" da ASA...  ::)
8)

Portanto, lembre-se...
Seja ela bem ou mal feita, uma restauração é para sempre...
Não tem volta.

Eu espero ter contribuído para as suas decisões.

Alberto

PS:
Como você não é de Sampa, e portanto se não puder levar o relógio pessoalmente, use os serviços de um bom relojoeiro, que possa intermediar e acompanhar o serviço.

Mas para definir quem seria este profissional, pesquise bem, troque MP´s com algum colega que se disponha a ajudá-lo.
Não o faça de público, para evitar "constrangimentos" e (eventuais) inobservâncias das nossas regras.

Ah! A propósito, pessoalmente, eu não tenho como lhe indicar um, pois eu também estou ausente de Sampa já faz um "par" de anos.

Luiz

Flavio e Alberto,

Obrigado pelas informações.
O GS está adiantando um pouco. Vou levar no meu relojoeiro para desmontar. Assim terminarei o polimento manual da caixa e terei o mostrador na mão para a restauração.
Tenciono importar uma pulseira Seiko de couro. O relógio vai ficar lindo.
Tenho uns amigos que acham que o sol nasce e se põe apenas sobre marcas como Rolex e Patek. Não sabiam da qualidade de um Grand Seiko. Mandei para eles um link com os preços dos GS e eles ficaram espantados. Sem contar que um GS é tão ou mais preciso que um Rolex.
Luiz

flávio

Eu ainda vou comprar um. O já clássico é o 36 mil batimentos, para mim fundo branco, ponteiros azuis. Mas... Sinceramente não acho que valha o "premium price" que cobram. O "normal" custa cerca de 4500 dólares, enquanto o 36 mil bate a casa dos 7.

Sobre os Grand Seiko, o acabamento estético externo do relógio é impecável, mas nada demais. Coloco-o no padrão dos concorrentes com preços semelhantes, como Omega e Rolex. O acabamento estético de movimento é claramente inferior, porque notoriamente industrial, mas com "cara" de industrial. Veja: o acabamento estético de um Omega, por exemplo, também é industrial, mas eles tentam fazer de tudo para não parecer "tanto".  ;D

Mas é no acabamento "funcional" que a Seiko estupra nos GS. Sabia que TODOS os pivôs e pinhões nos GS são polidos manualmente? Tudo no escapamento idem. A produção total ATUAL da GS e Credor, incluídos os quartz, não chega a 30 mil relógios por ano! Mecânicos? Dizem as más línguas que é de 6 mil relógios ano.

Mas repito: japoneses não são conhecidos por seus designs inovadores, mas pela excelência da parte funcional dos seus produtos. Lembram-se quando o Nissan GTR bateu a Porsche em Nurburing? O carro é melhor, simples assim. Mas... Um Porsche evoca emoções que um Nissan não.

A Seiko é assim. Eles, ao contrário dos suíços, fazem questão de deixar claro que não há acabamento estético nos seus relógios que seja feito manualmente. É tudo feito por máquina. Os suíços normalmente fazem os acabamentos estéticos manualmente, enquanto as peças são "crus". Os japoneses não se importam com isso, mas a parte funcional tem que ser impecável.

Enfim... Ainda vou ter um Seiko GS. O grande problema é encontrá-los. Mesmo no "mundo civilizado" são poucas as boutiques. Mas comprarei um, e será em breve.

Flávio

mestreaudi

O quanto é difícil encontrar um mostrador para esse relógio? Já pesquisou?

-------

E o Grand Seiko realmente tem os padrões de variação de marcha menores que o COSC.

COSC: -4 / +6 segundos ao dia
GS -3/ +5 segundos ao dia

Aqui em pdf o manual do GS, não sei se ele se aplica ao seu modelo, mas mesmo assim é interessante!:
http://www.seiko-watch.co.jp/resource/pdf/manual/9S56_02.pdf

E cá entre nós, não sei até que ponto essa exigência do GS é a "real procura pela precisão" ou "birrinha" frente ao COSC.
Ao menos para mim, passa essa impressão. Um segundinho pra lá e um pra cá, pronto! Somos mais precisos!

Conste que não tenho absolutamente nada contra os GS, muitíssimo pelo contrário!
Mas essa diferença de números sempre me pareceu forçar a barra para ser melhor.

Abs!
Rafael.

Luiz

Citação de: flavio online 07 Março 2014 às 12:42:23
Eu ainda vou comprar um. O já clássico é o 36 mil batimentos, para mim fundo branco, ponteiros azuis. Mas... Sinceramente não acho que valha o "premium price" que cobram. O "normal" custa cerca de 4500 dólares, enquanto o 36 mil bate a casa dos 7.

Sobre os Grand Seiko, o acabamento estético externo do relógio é impecável, mas nada demais. Coloco-o no padrão dos concorrentes com preços semelhantes, como Omega e Rolex. O acabamento estético de movimento é claramente inferior, porque notoriamente industrial, mas com "cara" de industrial. Veja: o acabamento estético de um Omega, por exemplo, também é industrial, mas eles tentam fazer de tudo para não parecer "tanto".  ;D

Mas é no acabamento "funcional" que a Seiko estupra nos GS. Sabia que TODOS os pivôs e pinhões nos GS são polidos manualmente? Tudo no escapamento idem. A produção total ATUAL da GS e Credor, incluídos os quartz, não chega a 30 mil relógios por ano! Mecânicos? Dizem as más línguas que é de 6 mil relógios ano.

Mas repito: japoneses não são conhecidos por seus designs inovadores, mas pela excelência da parte funcional dos seus produtos. Lembram-se quando o Nissan GTR bateu a Porsche em Nurburing? O carro é melhor, simples assim. Mas... Um Porsche evoca emoções que um Nissan não.

A Seiko é assim. Eles, ao contrário dos suíços, fazem questão de deixar claro que não há acabamento estético nos seus relógios que seja feito manualmente. É tudo feito por máquina. Os suíços normalmente fazem os acabamentos estéticos manualmente, enquanto as peças são "crus". Os japoneses não se importam com isso, mas a parte funcional tem que ser impecável.

Enfim... Ainda vou ter um Seiko GS. O grande problema é encontrá-los. Mesmo no "mundo civilizado" são poucas as boutiques. Mas comprarei um, e será em breve.

Flávio

O Grand Seiko é - mal comparando - a Volkswagen fazendo um carro de luxo com a sua marca. Pode ser perfeito e refinado, mas o emblema VW remete ao popular.
É tudo uma questão de nicho de mercado e carisma. Tenho um amigo que tem um Porsche Boxster 2.7 2005. É um carro entry level da Porsche, mas tem o apelo da marca. Uma Corvette 2005, que é um carro esporte do padrão de performance dos Porsches 2005 mais caros, custa a mesma coisa que o Boxster.

Esse GS foi indicação de um amigo. Saiu, acho eu, por uns 1.700 reais.
Luiz

Luiz

Citação de: mestreaudi online 07 Março 2014 às 12:51:11
O quanto é difícil encontrar um mostrador para esse relógio? Já pesquisou?

-------

E o Grand Seiko realmente tem os padrões de variação de marcha menores que o COSC.

COSC: -4 / +6 segundos ao dia
GS -3/ +5 segundos ao dia

Aqui em pdf o manual do GS, não sei se ele se aplica ao seu modelo, mas mesmo assim é interessante!:
http://www.seiko-watch.co.jp/resource/pdf/manual/9S56_02.pdf

E cá entre nós, não sei até que ponto essa exigência do GS é a "real procura pela precisão" ou "birrinha" frente ao COSC.
Ao menos para mim, passa essa impressão. Um segundinho pra lá e um pra cá, pronto! Somos mais precisos!

Conste que não tenho absolutamente nada contra os GS, muitíssimo pelo contrário!
Mas essa diferença de números sempre me pareceu forçar a barra para ser melhor.

Abs!
Acho que deve ser uma "birrinha" mercadológica.  ;D
Eu já vasculhei a internet em busca de um dial melhor, mas não achei. Esse GS é da primeira metade dos anos 70.
Gosto muito dos modelos com ponteiros de aço azul.
Abs

mestreaudi

Citação de: Luiz online 07 Março 2014 às 13:06:13

Acho que deve ser uma "birrinha" mercadológica.  ;D
Eu já vasculhei a internet em busca de um dial melhor, mas não achei. Esse GS é da primeira metade dos anos 70.
Gosto muito dos modelos com ponteiros de aço azul.
Abs

;) Pois é, sempre tive essa impressão!

Deve ser difícil mesmo um dial novo, mas faria uma tentativa direta à Seiko no Japão, quem sabe...

Abs!
Rafael.

Alberto Ferreira

Pois é...
E essa "briguinha" (para mim mais que "birrinha"  :D) mencionada pelo Rafael foi, a seu tempo, boa mesmo...  ::)
8)

E para os que eventualmente não conheçam, e embora este link (clássico...) já tenha sido indicado aqui antes, não custa fazê-lo de novo.

Contando um pouco da história e evolução dos GS´s.
http://www.seiyajapan.com/pages/the-history-of-grand-seiko

Ou ainda...
http://www.grand-seiko.com/features/history.html

Alberto

igorschutz

Citação de: flavio online 07 Março 2014 às 12:42:23

Compre um usado, pois o preço cai bastante. Novo não compensa, melhor o Aquaterra, que você já tem. Movimento muito melhor e o relógio é mais bonito, e mais barato.

Seiko GS é legal, mas, salvo raras exceções, superestimado na maioria das vezes.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

heracles

Luiz excelente preço, eu não faria o restauro de jeito nenhúm..tentaria achar o mostrador
vai demorar mas vai pintar sim....ou tenta comprar direto do Japão.

É birra sim mas "fundamentada" tem um tópico que aborda de forma
técnica esse assunto explicando os motivos dessa melhor precisão dos GS
Se não me engano é do Adriano..aliás na Pulso 84 o Adriano fez uma
matéria excelente..muito explicativa e com uma tabela na página 54 bem
esclarecedora.
Compartilho com o Flávio essa vontade e certeza ..ainda vou ter um GS
Mas no final das contas vou ter pq gosto, precisão qualquer quartz de vinte reais tem

Boa sorte e parabéns  ;)

Heracles

flávio

Igor, isso é um fato. Aliás, o preço de GSs, sobretudo antigos, quando não eram lá uma "Brastemp" mesmo no acabamento externo, é o que a pessoa está disposta a pagar. Existem tão poucos a venda e a marca tem tão pouca saída que cai mesmo. Mas onde tem visto Seikos GS mecânicos CONTEMPORÂNEOS (os antigos são toscos demais para meu gosto) para vender?

E... Perdeu a oportunidade de me vender aquele seu ein? Eu estava bêbado, ficado rico, já havia concordado com seu preço, trilili, trololó, e lá pelas tantas você também ficou chumbado e... Ficou pobre, aumentando o preço? Aí não!  :D

Flávio

flávio

Procurei na net e de fato há vendas online com contemporâneos por cerca de 1500 euros. Fiquei até tentado...

Flávio

Dicbetts

Luiz,

Eu seguiria o Héracles: tente um mostrador novo.

A Sarica trabalha bem, porém "inventa" algumas vezes. Tive um Sea Lion de 1962 no qual apareceu um "Japan Mov't" junto às 6h.

Sei que isso é totalmente falso, pois 50 anos atrás a Seiko não utilizava tal registro.

Também ouvi outros relatos nos quais a Sarica foi mais real do que o rei.

Abs,

flávio

Olhei agora as tais vendas que relatei e se referiam a 3 leilões encerrados. Não é fácil achar usados baratos (novos)!

Flávio

TUZ40

Citação de: flavio online 07 Março 2014 às 14:37:50
Procurei na net e de fato há vendas online com contemporâneos por cerca de 1500 euros. Fiquei até tentado...

Flávio

O que eu acho mais legal atualmente é o SBGR083, o MSRP dele nos EUA é 4.600

[youtube=425,350]DoxsbalPxY4#t=20[/youtube]

Sempre aparece uns GS nos fóruns gringos.
http://forums.watchuseek.com/f29/sold-reduced-grand-seiko-44gs-automatic-sbgr083-978221.html

PS. Teria um deste FÁCIL!
"All your base are belong to us"

flávio

Artur, por mim podia ser esse mesmo, mas com mostrador branco. Eu acho o preto até mais bonito, mas como já tenho um Rolex Explore I e um Aqua Terra, ambos com mostradores escuros, eu acabaria ficando com relógios muito semelhantes.

Meu gosto na linha GS, sem olhar questão de preço, é o 36 mil branco, com ponteiros azuis. Mas convenhamos: o relógio não vale o que pedem nele, vamos ser honestos.

Se eu tivesse acesso a relógios e grana hoje (não vou gastar depois de já ter comprado um relógio. Agora só daqui a pelo menos um ano), minha primeira opção seria o Zenith El Primo Tricolor, mas confesso que a segunda opção é um Grand Seiko. É estranho isso, mas eu ter um Grand Seiko é como uma demonstração pelo gosto da relojoaria mecânica "de luxo", ainda que voando abaixo do radar. Freud explica...

Ah! Eu vi um Grand Seiko bacana de 37 mm no Ebay, zero, na caixa, vendido do Japão, por 3750 dólares, calibre 9XXX. O de corda manual, engraçado, é mais caro, cerca de 4300. Preço bem competitivo. O problema é a MERDA DO IMPOSTO de importação e IOF. Eu não tenho coragem de pagar um puto que seja para esse governo desgraçado que aí está. Aliás, para governo algum.

Mas se fosse algo pensado, ano que vem, eu compraria isso, ainda que pagando o IOF, e mandaria entregar na casa de algum chapa da Europa ou EUA que estivesse vindo para o Brasil.

Flávio

TUZ40

Eu sei que os GS você encontra nos EUA, é relógio para comprar em viagem. Ou tentar a sorte mesmo pelos correios, paga 3K e declara como Seiko de 100 doletas.

Sem querer desmerecer, mas eu prefiro um deste do que um AT ou um DJ, tendo em vista a minha coleção.
"All your base are belong to us"

flávio

Esse aí é lindo! Entrei na loja agora, a tal AZTime. 4600 preço sugerido, em estoque (o preto. O branco não tem). Mas depois fui olhar bem, a caixa desse edição limitada é foda demais, toda angulosa! Cara, sou uma pessoa muito de momento, tenho que gastar a grana quando dá o click, senão arrego. Hoje, se não tivesse comprado o Aqua Terra, eu comprava esse preto aí e mandava entregar no hotel onde o Estrela vai ficar na gringa e pedia para ele trazer para mim. Muito foda esse GS e de fato algo limitado, fizeram 700 com essa caixa e abraço.

Ah! Sobre o padrão técnico. Cara, falando do meu Aqua Terra, eu não acho, sinceramente, que os GS sejam superiores ou mesmo iguais. O Aqua Terra é mais relógio, estritamente falando... Já sobre o meu Explorer I de 2008, não tenho qualquer dúvida. Meu Explorer de 2008 ainda tem o bracelete de aço estampado bicho! Sempre vou dizer isso, vocês vão se cansar de ouvir: ESSES BRACELETES OYSTER ANTES DE SEREM USINADOS ERAM TOSCOS DEMAIS! Seiko GS? Vá! Os braceletes Rolex Oyster "antigos" não equipariam nem um Seiko 5, tal o nível da vagabundice deles!  ;)

Flávio