Cutelaria

  • 40 Respostas
  • 15540 Visualizações
*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Cutelaria
« Resposta #20 Online: 23 Março 2014 às 21:27:03 »
Valeu Mário! E parabéns pelo aniversário da cidade!

Grande abraço.
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Cutelaria
« Resposta #21 Online: 23 Março 2014 às 21:28:40 »
Boa noite a todos!

Bonita a faca Paulo. A guarda retangular e bem espessa deu um toque especial, sem falar no damasco que é muito bonito.
Parabéns.

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Cutelaria
« Resposta #22 Online: 24 Março 2014 às 19:54:57 »
Obrigado Roberto. É uma faca de combate (não que eu alguma vez a use para este fim...) e seu dorso é tão espesso quanto a guarda:



Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Cutelaria
« Resposta #23 Online: 24 Março 2014 às 21:31:18 »
Paulo, está decidido. Só deixo você ver meu homage do Panerai se você me mostrar essas belezuras ao vivo também! Ahhahahaah

Re: Cutelaria
« Resposta #24 Online: 24 Março 2014 às 21:55:25 »
Boa noite a todos!

No site do Paulo há um texto muito interessante do Raul Annes Gonçalves : "A Faca do Gaúcho". Já leram?
Pois é, eu ousaria acrescentar mais uma funcionalidade à lista: Se surgir uma peleia lá no bolicho durante o carteado, a faca também serve para garantir a saída do vivente. ;D ;D ;D
Mas realmente, brincadeiras a parte, além de uma que questão cultural, a faca aqui no sul faz parte do imaginário e da lista de desejos de qualquer guri.

Abraços a todos!






*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Cutelaria
« Resposta #25 Online: 24 Março 2014 às 22:06:11 »
Paulo, está decidido. Só deixo você ver meu homage do Panerai se você me mostrar essas belezuras ao vivo também! Ahhahahaah
Está combinado Shun! Não vejo a hora de poder me mudar. Só que o mercado imobiliário deu uma virada e está osso! Já tem uns 15 dias que nem interessados aparecem para ver o meu apartamento.
E sem vender meu apartamento de Brasília, não tenho como me mudar. Pelo menos pelos próximos 3 anos...
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Fe

  • ***
  • 109
    • Ver perfil
Re: Cutelaria
« Resposta #26 Online: 25 Março 2014 às 14:53:38 »
Paulo:

Pergunta de quem nao sabe nem afiar uma faca: Como o cabo fica fixo 'a lamina, sem pinos/parafusos?

Fernando

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Cutelaria
« Resposta #27 Online: 25 Março 2014 às 17:21:48 »
Atualmente se usam colas a base de epoxy, que são extremamente resistentes (muito mais resistentes que o material do cabo) e que se fixam ao material do cabo com uma tenacidade impressionante.
Desta forma, ao se utilizar este tipo de cola, os tradicionais pinos são, hoje em dia, meramente decorativos.
Quando eu ainda fazia as minhas facas eu usava epoxy industrial, o mesmo utilizado em laminação de aramida (kevlar). Para remover um cabo destes, só destruindo a madeira.
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Cutelaria
« Resposta #28 Online: 25 Março 2014 às 17:50:36 »
Paulo, está decidido. Só deixo você ver meu homage do Panerai se você me mostrar essas belezuras ao vivo também! Ahhahahaah
Está combinado Shun! Não vejo a hora de poder me mudar. Só que o mercado imobiliário deu uma virada e está osso! Já tem uns 15 dias que nem interessados aparecem para ver o meu apartamento.
E sem vender meu apartamento de Brasília, não tenho como me mudar. Pelo menos pelos próximos 3 anos...

Paulo! Fique tranquilo que as vezes basta o comprador certo aparecer que tudo isso se resolve rapidinho! Aguardamos ansiosamente o desenrolar disso tudo! Aqui em Curitiba o que não falta é apartamento disponível a venda.. Foi construido muitos.. mas muitos.. muitos mesmo.. e ainda tem muitos outros em construção.. Sei nem de onde tem tanta gente assim com grana pra comprar imóvel nessa cidade! hahahahhaha

Seu obstáculo vai ser vender por aí.. Pois por aqui achar algum lugar para morar tá mamão com açúcar!

Abraços e boa sorte!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Cutelaria
« Resposta #29 Online: 26 Março 2014 às 09:20:55 »
Este é o ponto, meu amigo! O momento está propício para quem quer comprar e difícil para quem quer vender... A oferta é muito maior que a procura.
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Cutelaria
« Resposta #30 Online: 26 Março 2014 às 21:04:01 »
Paulo,

Aproveitando teus conhecimentos de cutelaria, qual faca utilitária, que joga nas 11, recomendarias? Que servisse prum churrasco e também pra cozinha? E que não custasse os olhos da cara, claro.

Queria presentear meu pai com uma faca legal, mas teria de ser algo útil de verdade, fácil de afiar e ao mesmo tempo com fio bem durável, bonita e de ótimo manejo.

Tens alguma em mente? Pedido fácil o meu, aliás, né?

As que ele mais usa acabam sendo aquelas de açogueiro, com cabo branco, extremamente bem afiadas por ele.

Agradecido! Deveras agradecido.
Amplexos do Mário

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Cutelaria
« Resposta #31 Online: 27 Março 2014 às 00:51:31 »
Mario, a faca que se encaixa melhor neste perfil é a tradicional faca gaúcha, de preferência com uns 25 cm de lâmina.
Alguns exemplos:





Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Cutelaria
« Resposta #32 Online: 27 Março 2014 às 08:21:19 »
Bom dia a todos!

Mário, as do Schaeffer eu conheço. São bem boas: facasartesanais.com.br



Nota:
Apenas corrigindo o link citado.

Alberto Ferreira - Equipe de Moderação
« Última modificação: 27 Março 2014 às 12:24:17 por Alberto Ferreira »

*

Offline Fe

  • ***
  • 109
    • Ver perfil
Re: Cutelaria
« Resposta #33 Online: 27 Março 2014 às 11:36:33 »
Atualmente se usam colas a base de epoxy, que são extremamente resistentes (muito mais resistentes que o material do cabo) e que se fixam ao material do cabo com uma tenacidade impressionante.
Desta forma, ao se utilizar este tipo de cola, os tradicionais pinos são, hoje em dia, meramente decorativos.
Quando eu ainda fazia as minhas facas eu usava epoxy industrial, o mesmo utilizado em laminação de aramida (kevlar). Para remover um cabo destes, só destruindo a madeira.

Interessante!

Nao sabia que era possivel colar dois materiais diferentes com esse tipo de resultado.

Fernando

Re: Cutelaria
« Resposta #34 Online: 27 Março 2014 às 16:27:03 »
Obrigado, amigos!

Vou pensar aqui em que faca pegar!

Agradecido pela atenção e pelas dicas!
Amplexos do Mário

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Cutelaria
« Resposta #35 Online: 20 Maio 2014 às 03:16:08 »
Olá pessoal! Espero que os entendidos, especialmente o amigo Paulo Rocha, me ajudem nessa. Hoje, comprei uma bela faca gaúcha, de um cuteleiro competente, daqui. Essa faca foi confeccionada a partir de uma foice Tramontina muito antiga (eu vi a foice, antes da confecção), por um competente cuteleiro daqui. Ele havia feito uma faca campeira, típica aqui do MS. Como o cabo era igual o das facas gaúchas e confeccionado em chifre de cervo colorado, foi fácil transformar a lâmina, em poucos minutos, com um pouco de desbaste, na ponta e atrás, para fazer o gavião. Ocorre que a faca é em estilo brut de forge (quem entende de cutelaria, sabe o que significa) e foi isso o que mais me chamou atenção.
Só que, mal saí da cutelaria, me disseram que as facas brut de forge não duram nada.
É verdade?
Abraços,

SANDRO

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Cutelaria
« Resposta #36 Online: 21 Maio 2014 às 02:21:37 »
Bobagem. Se forem feitas corretamente, sem superaquecer o aço, e com o tratamento térmico feito adequamente, duram tanto quanto qualquer outra.

PS.: em breve terei novidades... ::) ::) ::)
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Cutelaria
« Resposta #37 Online: 22 Maio 2014 às 11:57:38 »
Obrigado, grande Paulo Rocha! Estava com medo, depois que me disseram isso. O cuteleiro em questão, é o mesmo que confeccionou e vendeu uma faquinha de tesoura para você e uma para mim, lembra? O duro é que a faca foi cara, por causa do cabo de chifre de cervo colorado. Não postei fotos, pois tenho uma certa vergonha de postar fotos das minhas pobres artesanais. Ele fez a faca, com essa técnica e preservou, na lâmina, a marca e o número de série da antiga foice. Foi muito bem afiada, mas, fiquei com medo. Me disseram que as brut de forge apodrecem com facilidade.

Abraços,

SANDRO

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Cutelaria
« Resposta #38 Online: 23 Maio 2014 às 11:05:40 »
Lembro da faquinha sim, Sandro. Aliás uso ela direto! Muito boa.

Não te preocupes que estas histórias sobre as brut de forge são balela. Na verdade, é mais fácil elas serem MAIS RESISTENTES à oxidação, devido à camada de óxido negro que naturalmente fica neste tipo de lâmina.
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Cutelaria
« Resposta #39 Online: 06 Julho 2014 às 18:39:56 »
Galera. Há alguns anos, quando ainda era namorado da minha esposa, ganhei dela uma faquinha pequena, em estado de sucata, toda enferrujada, cabo e guarda em bom estado geral. Claro que é uma peça sem valor comercial! Mas, mesmo assim, fiquei curioso. Hoje, finalmente, consegui reformar a bichinha. Reformar, é modo de dizer, pois apenas tirei a ferrugem, pois a peça é em aço carbono, poli o acabamento em latão, da ponta do cabo e afiei. Aliás. corta como navalha! Tem inclusive, bainha original, mas, essa, não consegui restaurar e, se for possível, quero dicas. Trata-se de uma simples faca Tramontina, como eu disse, sem valor comercial. O cabo imita chifre, ou é de chifre, não sei. Alguém conhecia esse modelo da Tramontina? Meu sogro faleceu há 24 anos e sei que ele tem a faquinha desde jovem. No mínimo, é da década de 60, se não for mais antiga. Alguém já viu?
Abraços,


SANDRO