Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias

  • 18 Respostas
  • 3729 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Online: 16 Março 2014 às 21:10:22 »
Em homenagem aos seus 110 anos a Oris irá lançar na feira da Basel um novo relógio, cujo movimento tem corda para 10 dias!  :o

Para conseguirem isso, é utilizado um tambor literalmente enorme com uma corda que, desenrolada, tem 1.8 metros!  :o

Eu achei que o relógio lembra os Portuguese, mas "piorados". Mas achei bem bacana o relógio e conceito.

O que não consigo compreender é porque uma fábrica lança um relógio, cobra relativamente caro e... Cristal mineral atrás? Ora, custava usar safira?

http://www.watch-insider.com/news/celebrate-110th-anniversary-oris-present-in-house-developed-manufactured-calibre-110-baselworld-2014/2/


http://www.watch-insider.com/news/celebrate-110th-anniversary-oris-present-in-house-developed-manufactured-calibre-110-baselworld-2014/3/


Flávio

Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #1 Online: 16 Março 2014 às 21:17:17 »
Apesar da nobreza do material, não consigo entender ao certo o motivo para colocar safira atras...
Haveria um motivo específico, flávio?

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #2 Online: 16 Março 2014 às 21:23:22 »
Rafael, tenho um relógio com cristal mineral atrás, o Longines Avigation. Como o cristal é ligeiramente abaulado, o seu centro está um tanto quanto arranhado pelo simples hábito de colocar o relógio apoiado sobre mesas, criados mudos, etc. Ou seja, se existe um material melhor e que não risca, usem este. O que me causa espanto, como disse, é cobrar 5500 francos no relógio e não usar a safira. Quanto deve custar um cristal de safira para a fábrica? Uns 100 dólares? Acho que não chega a isso...


Flávio

Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #3 Online: 16 Março 2014 às 21:33:56 »
De fato, o custo da safira perto do valor do relógio é irrisório...

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #4 Online: 16 Março 2014 às 21:50:04 »
Quando se faz um relógio "budget", vá lá... e acho que mesmo assim, não justifica não usar safira no fundo.

Por experiência do dia-a-dia, o vidro traseiro risca mais do que o dianteiro, justamente pelo motivo citado pelo Flávio (ou pelo atrito com o bracelete).

E uma safira plana e fina de uma tampa de fundo não custa mais que CHF 30,00 para um fabricante.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #5 Online: 16 Março 2014 às 21:56:39 »

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #6 Online: 16 Março 2014 às 22:57:35 »
Bonito pra fara..lho
Abs.
Neme!

Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #7 Online: 17 Março 2014 às 10:36:14 »
Mandou bem! Belo relógio! Gosto muito da marca!

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #8 Online: 17 Março 2014 às 10:48:02 »
Achei bonito !

O tambor de corda ficou enorme, mas também para garantir os 10 dias não podia ser diferente.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

*

Alberto Ferreira

Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #9 Online: 17 Março 2014 às 11:11:25 »
Bom,...
Opiniões, né?
Então lá vai a minha.

Quanto ao fundo de safira eu concordo que "pouco" custava e "muito" melhorava...

Quanto à reserva de marcha...
Pessoalmente eu tenho as minhas dúvidas quanto à sua, por assim dizer, praticidade.
E fico cá me perguntando... Qual é o problema de "dar corda" diariamente, em especial em um relógio que é usado no punho?

Portanto me parece algo acima de "explicações" e até lógica  :-X, como aliás sói acontecer nas "complicações" dos movimentos mecânicos.

E eu faço umas perguntas técnicas, ou talvez quase "minhocas" para as atiçar cucas mais técnicas...
Tudo bem, a Oris tem a devida experiência, sabe o que faz, etc...

Mas, como funcionaria (ou funciona) aquela corda tão longa lá no interior do tambor?

- Haveria necessidade de uma lubrificação especial?

- O torque não sofreria "variações" com uma mola tão longa?

Alberto

Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #10 Online: 17 Março 2014 às 11:17:09 »
Achei o relógio bonito, 10 dias são uma reserva de marcha incrível ! e excelente a um relógio a corda manual.

Agora a quanto ao cristal mineral (mencionado pelo Flávio) penso que foi uma mancada, considerando o valor da peça e o que ela representa.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #11 Online: 17 Março 2014 às 11:27:36 »

Quanto à reserva de marcha...
Pessoalmente eu tenho as minhas dúvidas quanto à sua, por assim dizer, praticidade.
E fico cá me perguntando... Qual é o problema de "dar corda" diariamente, em especial em um relógio que é usado no punho?


A observação do Alberto é bem próxima da minha. Também não vejo mal algum dar corda todos os dias.

E se é para o cara esquecer que deu corda, e só se tocar 10 dias depois, por que não comprar logo um a quartzo?

A menos que haja uma explicação técnica (e gostaria de ouvi-la daqueles que souberem)...

Fora isso, trata-se de uma bela peça.

Dic

Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #12 Online: 17 Março 2014 às 17:11:19 »
Ah, esse negócio das "complicações" sempre me pareceu um lance de "o meu é maior que o seu! quero ver barrar!".
Útil? Difícil dizer... Acho que a questão nem é essa. Se o relógio tem calendário permanente, eu gostaria mesmo de uma longa reserva de marcha e até um alarme prá me avisar, porque, pqp, ter que ajustar um que ficou alguns dias parado, e de chorar... :'(
A A.Lange tem essa maravilhosa peça aí com 31 dias de reserva. Aí, claro, tem que dedicar boa parte do mostrador com um indicador de reserva que, caso a marcha fosse apenas de um dia pouco, não seria necessário. E mais, teve que incluir uma chave externa, porque não tem cristão que dar essa corda toda na coroa!

A Hublot fez esse "lindíssimo"... eu ia dizer relógio, mas acho que não é bem isso (uns 20% do mostrador exibem a reserva, outros 20% as horas, e o restoeu não o mostram). Bem, como disse um colega em outro fórum, conseguiram fazer uma furadeira mais bonita do que o relógio :) Corda prá 50 dias!


*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #13 Online: 17 Março 2014 às 17:20:48 »
[youtube=425,350]GnB8FyGnmlA#t=36[/youtube]
"All your base are belong to us"

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #14 Online: 17 Março 2014 às 17:38:59 »
Ah, esse negócio das "complicações" sempre me pareceu um lance de "o meu é maior que o seu! quero ver barrar!".
Útil? Difícil dizer... Acho que a questão nem é essa. Se o relógio tem calendário permanente, eu gostaria mesmo de uma longa reserva de marcha e até um alarme prá me avisar, porque, pqp, ter que ajustar um que ficou alguns dias parado, e de chorar... :'(

Vaidade, vaidade, tudo é vaidade...

E concordemos com o seguinte: se você tem uma peça com calendário permanente, provavelmente terá também um winder. Exatamente com o objetivo de mantê-lo funcionando para não ajustar sempre que deixar de usá-lo.

A menos que você seja um sultão. Aí, põe um sudra daqueles somente para acertar relógios.

Dic

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #15 Online: 17 Março 2014 às 19:33:09 »
A criação de relógios como grandes reservas não é algo novo no mercado. Lembrem-se, por exemplo, dos Hebdomas 8 dias. Aliás, 8 dias sempre foi uma escolha mais ou menos óbvia, porque "obrigava" a pessoa a dar corda uma vez por semana, normalmente nos finais de semana, com um dia de lambuja para "esquecimento". Os relógios de algibeira normalmente também funcionavam por 8 dias.

Eu acho bacana o conceito de corda longa, mas o constante torque é algo a ser considerado, sobretudo em cordas únicas. Bem... Pelo menos era algo a ser considerado quando a precisão vinha em primeiro lugar.

Flávio

Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #16 Online: 17 Março 2014 às 21:42:06 »
Gosto de relógio com indicador de reserva de marcha, acho uma complicação bem útil, em um relógio a corda manual com longa reserva ainda mais.
E como tenho mais de uma peça (como a grande maioria) isso também é prático quando se faz uso dos relógios em dias alternados e se quer que eles estejam funcionando com hora e data certinho.

Não sei se dá algum problema em dar corda todos os dias em um relógio desse, acho que não, e se não, ele atenderia aos que gostam de dar corda todos os dias e aos que preferem a cada 10 dias, Mas melhor ouvir os mestres em relação a isso.

Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #17 Online: 18 Março 2014 às 00:48:10 »
Gostei do relógio. Só achei desnecessário a inscrição "power reserve" embaixo do logo. Para não dizer feio. Aqueles "10 days" até passa. E no fundo tbm achei que tem muitas inscrições. Do mais o preço até que não ficou tão alto, no modelo de aço, pelo o que andamos vendo por ai.

Abraços a todos  colegas !!!

Re: Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias
« Resposta #18 Online: 20 Março 2014 às 10:55:20 »
Gostei do relógio. Só achei desnecessário a inscrição "power reserve" embaixo do logo. Para não dizer feio. Aqueles "10 days" até passa. E no fundo tbm achei que tem muitas inscrições. Do mais o preço até que não ficou tão alto, no modelo de aço, pelo o que andamos vendo por ai.

Abraços a todos  colegas !!!

Tb gostei do modelo e concordo com o colega sobre a inscrição "power reserve"ser desnecessária!

Lembram os Portugueses