Por que "Professional" nos Speedmaster?

  • 32 Respostas
  • 10759 Visualizações
*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Online: 21 Março 2014 às 11:36:02 »
A pergunta do título parece fácil, mas em se analisando mais de perto alguns modelos da tribo Speedmaster, a coisa começa a ficar confusa.

OK, todo mundo sabe da história que o Speedmaster adotou o "Professional" em seu mostrador após o relógio ter sido aprovado nos testes da Nasa.





Em seguida veio o Speedmaster Mk II que também usa o Professional. Alguns vão dizer que o MK II e o Moonwatch são o mesmo relógio por dentro, só muda a caixa... tudo bem, desculpa aceita.





Mas em relação ao Speedmaster Mk III (nem todos) e o Mk IV, que vêm com o Professional? Os movimentos foram testados e aprovados pela Nasa? Penso que não. Então a Omega começou a usar o apelido "Professional" indiscriminadamente? Sei lá...







Pra piorar, vem o Speedmaster quartzo, também Professional... Esse é certeza que não foi testado pela Nasa, mas leva o apelido. E aí?





No entanto, de um tempo pra cá, parece que a Omega entrou nos eixos e parou de usar o apelido pra qualquer coisa. Hoje, apenas o clássico Moonwatch e o X-33, ambos efetivamente testados e aprovados pela Nasa, levam o "Professional" no mostrador.





O que aconteceu com a Omega pra ela ter despirocado no passado? Marketing? Corda no pescoço? Alguém sabe?
E por que ela não usou o apelido no Mark 4,5 ou no Mark V? Esquizo?
« Última modificação: 21 Março 2014 às 11:37:46 por igorschutz »
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #1 Online: 21 Março 2014 às 11:41:07 »
Caramba! Pensei na mesma questão há alguns dias atrás.
Meu voto vai para o uso "indiscriminado" como forma de marketing. Daí, num belo dia caiu a ficha e deixaram o Professional para quem merece de fato o título!
Obviamente, puro achismo...

Abs!
Rafael.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #2 Online: 21 Março 2014 às 11:53:13 »
Para mim, é marketing, puro e simples.

Creio que muita gente se achou astronauta também com esse Professional.

Penso que, com o tempo, a Omega viu que estava desvalorizando uma expressão (forte, enfatize-se) da qual se apoderara.

E num lampejo de bom-senso, restringiu-lhe uso.

Dic

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #3 Online: 21 Março 2014 às 12:12:49 »
PROFISSIONAIS DO MARKETING  ;D

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

*

vinniearques

Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #4 Online: 21 Março 2014 às 12:14:22 »
E fico imaginando se a Omega não tivesse aprovado o Speed nos testes, o que seria da marca hoje?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #5 Online: 21 Março 2014 às 12:50:10 »
O Speedmaster Moon Phase também é Professional... O Speedmaster Split-Seconds (aquele com caixa de desenho igual ao X-33) não vem escrito no mostrador, mas vem escrito no fecho.

Entendo como mero marketing, e meio furado, pois não há uma norma clara para definir o que é e o que não é Professional na linha da Omega. Ora, até os Seamaster 300 em diante, são Professional e nunca tiveram nada a ver com a Lua.

E acho que, até aí, o uso do Professional, vá lá... o que acho forçação de barra total foi quando começou-se a chamar de Moonwatch tudo quando era modelo... Moonwatch automático, Moonwatch co-axial... e por aí vai.

Abraços!

Adriano

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #6 Online: 21 Março 2014 às 12:52:51 »
Vou com a maioria....MARKETING puro!!! mas em breve o Adriano deve colocar algo mais preciso... (ps o Adriano postou enquanto eu escrevia! hahaha)

E realmente Vinnie, como seria??dúvida interessante!seria uma das marcas esquecidas?

Abração

Rafa

*

Alberto Ferreira

Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #7 Online: 21 Março 2014 às 12:55:07 »
::) ::) ::)

Bem, meus amigos...
Eu pensei...  ...pensei...
E concluí que, o uso do termo, sempre foi marketing.

Afinal, profissional de que?

Ou então, lá nas origens, poderia ser "ASTRONAUTA", né?

Mas, como todos nós gostamos de fazer parte de uma "tribo", e o fato de se sentir (pelo menos um pouco...) profissional é uma delas...
O termo tem mesmo um "peso" forte.

Se estava virando "carne de vaca", ou se "espraiando" para outras linhas, restringe-se, ou quem sabe faz-se uma (talvez) volta às origens (históricas).

Ou não?
 ::)

Alberto

Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #8 Online: 21 Março 2014 às 13:35:15 »
Vejam esse anúncio.
Um modelo é a evolução do outro, portanto, até que faria sentido manter a palavra Professional no mostrador.



Mas por outro lado, o Mark III do anúncio NÃO tem a palavra Professional.
Reparem que na foto postada pelo Igor a palavra Automatic foi pro lado direito abrindo espaço para o Professional entrar...
Quanto maior a pesquisa, maior a dúvida!  ;D ;D ;D

Abs!

Rafael.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #9 Online: 21 Março 2014 às 13:38:17 »
Foi o que eu escrevi ali em cima, que nem todos os Mk III tem o Professional no mostrador, o que deixa tudo mais confuso.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #10 Online: 21 Março 2014 às 14:29:33 »
E fico imaginando se a Omega não tivesse aprovado o Speed nos testes, o que seria da marca hoje?

Vinnie, eu acho que os testes da Nasa são um interesse mais de fóruns do que da vida real.
Na WatchTime Magazine edição especial para a Omega, em um artigo onde foi discutido "Os principais fatores do ressurgimento da marca" a conclusão é embaixadores.
Segundo a própria Omega:
O principal deles, Cindy Crawford, antes dela modelos femininos representavam 20% das vendas totais da marca, depois dela, mais de 50%.
Outro fator, mais para um product placement, é a participação nos filmes do James Bond, logo no ano de 1996, depois da primeira aparição, os Seamaster passaram a vender 10 vezes mais do que antes e depois de cada filme, o que a Omega chama de "Bond effect" os modelos que aparecem vendem mais.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #11 Online: 21 Março 2014 às 14:39:54 »
Evidente, a Omega não vive do Moonwatch. Tem muito mais a oferecer que isso.

Ah, para quem cansou do "Professional", o nome suposto (como diz a imprensa) Seamaster virá escrito "Master Co-axial Chronometer" no mostrador. Ein?

Abraços!

Adriano

Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #12 Online: 21 Março 2014 às 14:44:27 »
E fico imaginando se a Omega não tivesse aprovado o Speed nos testes, o que seria da marca hoje?

Vinnie, eu acho que os testes da Nasa são um interesse mais de fóruns do que da vida real.
Na WatchTime Magazine edição especial para a Omega, em um artigo onde foi discutido "Os principais fatores do ressurgimento da marca" a conclusão é embaixadores.
Segundo a própria Omega:
O principal deles, Cindy Crawford, antes dela modelos femininos representavam 20% das vendas totais da marca, depois dela, mais de 50%.
Outro fator, mais para um product placement, é a participação nos filmes do James Bond, logo no ano de 1996, depois da primeira aparição, os Seamaster passaram a vender 10 vezes mais do que antes e depois de cada filme, o que a Omega chama de "Bond effect" os modelos que aparecem vendem mais.

Evidente, a Omega não vive do Moonwatch. Tem muito mais a oferecer que isso.

(...)

Abraços!

Adriano

Concordo!
A história da Lua e a NASA é a cereja do bolo da Omega.
O máximo que podemos afirmar é que não teríamos o Professional do jeito que ele é até hoje.
Acrílico, corda manual sem qualquer mudança significativa em mais de 50 anos...

Mas todo o resto da Omega está aí!
Como todo o resto das marcas reprovadas estão também!

abs!
Rafael.

*

vinniearques

Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #13 Online: 21 Março 2014 às 14:47:24 »
Evidente, a Omega não vive do Moonwatch. Tem muito mais a oferecer que isso.

Ah, para quem cansou do "Professional", o nome suposto (como diz a imprensa) Seamaster virá escrito "Master Co-axial Chronometer" no mostrador. Ein?

Abraços!

Adriano

Isso eu entendo, mais digamos que um pouco da fama da Omega se deve a historia da Lua.

Pelo menos todos que converso dizem a mesma coisa, ahhh foi o relogio que foi pra lua né?


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #14 Online: 21 Março 2014 às 15:03:29 »
Um pouco da fama, claro que tem. Mas um pouco. Por isso a resposta à pergunta "o que seria da Omega se...", é "seria a mesma coisa que é". Minha opinião.

Comigo já é o contrário: quase todo mundo com quem converso conhece a Omega mas quase ninguém fazia nem sequer uma vaga idéia sobre um relógio Omega ter sido usado por astronautas ou ter ido à Lua.

Abraços!

Adriano

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.318
    • Ver perfil
Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #15 Online: 21 Março 2014 às 15:33:32 »
Um pouco da fama, claro que tem. Mas um pouco. Por isso a resposta à pergunta "o que seria da Omega se...", é "seria a mesma coisa que é". Minha opinião.

Comigo já é o contrário: quase todo mundo com quem converso conhece a Omega mas quase ninguém fazia nem sequer uma vaga idéia sobre um relógio Omega ter sido usado por astronautas ou ter ido à Lua.

Abraços!

Adriano

Antes de me enveredar por esse belo e dispendioso( no meu caso) caminho horológico, tinha como referência apenas o Seamaster 300, justamente pelos filmes do "double O seven". Só me atentei ao fato do Moon após me inscrever no Fórum. De qualquer forma, o Marketing me levou a marca. Creio que muitos dos que foram atrás desse ou de outros relógios de marca tiveram o marketing como chamariz.
Agora quanto ao profissional, creio que a métrica e a utilização fazem um relógio com objetivo profissional. Pilotos da aviação comercial adquirirem relógios como Breitling etc. com esse fim. Caso haja uma pane parcial nos instrumentos, pode-se usar um "tool watch" para avaliar itens como velocidade distância etc. Quando colocamos o "profissional" em algum item como furadeira etc., é porque(nos casos sérios) muitos dos profissionais da área já comprovaram sua eficácia. Essa é minha opinião. Abs

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #16 Online: 21 Março 2014 às 16:32:07 »

todo mundo com quem converso conhece a Omega mas quase ninguém fazia nem sequer uma vaga idéia sobre um relógio Omega ter sido usado por astronautas ou ter ido à Lua.


Não seria uma questão geracional, somada a uma profunda desinformação?

Digo isso porque vários caras na faixa dos 40 anos que conheço sabem da Omega pelos filmes do James Bond. E se surpreendem com o episódio da lua.

Dic

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #17 Online: 21 Março 2014 às 17:00:06 »
Idem. Eu ia justamente comentar isso: a maioria das pessoas com as quais convivo ou me relaciono, identificam de cara o Seamaster James Bond, mas nunca ouviram falar no Speedmaster Professional. Corrobora que, pelo menos para uma ou algumas gerações, a imagem da marca é associada aos embaixadores muito mais do que ao episódio "lunar".

E digo mais: nem para a geração contemporânea do pouso na Lua a imagem da marca é muito ligada ao pouso na Lua pois a marca já havia, antes disso, formado seu status, e principalmente porque a propaganda em cima da relação do relógio com o espaço e a Lua é muito mais forte hoje, ou nos últimos dez anos, do que era na época dos acontecimentos. Na época não havia endorsers, não haviam eventos com astronautas... e houve poucas edições limitadas, comemorativas. Nos últimos 20 anos, no entanto, acho que teve mais do que uma edição especial relacionada com o espaço e a Lua, por ano.

Abraços!

Adriano

Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #18 Online: 21 Março 2014 às 18:49:27 »
Evidente, a Omega não vive do Moonwatch. Tem muito mais a oferecer que isso.

Ah, para quem cansou do "Professional", o nome suposto (como diz a imprensa) Seamaster virá escrito "Master Co-axial Chronometer" no mostrador. Ein?

Abraços!

Adriano

E eu brigando pra desenhar um mostrador onde só apareça o logotipo da marca, sem nada escrito e querem colocar "automatic" "day-date" e todo blá-blá que puderem... A maioria escreve um relatório técnico no mostrador... É o mesmo caso com a Rolex e seus 'Superlative certified e etc... etc..."... Mas eu tenho visto que muitas marcas têm diminuído a quantidade de texto... Eu particularmente gosto de pouca informação... Só pegar qualquer mostrador cheio de coisas e remover no photoshop e ver como fica mais leve e equilibrado... Raras são as exceçōes...

*

BigPaul

Re: Por que "Professional" nos Speedmaster?
« Resposta #19 Online: 21 Março 2014 às 19:41:29 »
Eu sei responder a pergunta do Igor

é para uso somente para colecionadores profissionais como nós aqui do forum

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D