Haute Horlogerie

  • 6 Respostas
  • 1877 Visualizações
*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Haute Horlogerie
« Online: 26 Abril 2014 às 01:27:20 »
Navegando pela net, encontrei isso aqui, e fiquei encucado :-\


http://www.hautehorlogerie.org/en/brands/


Afinal, o que define uma marca ser considerada da alta horlogerie? Pq marcas como Baume e Mercier se anquadram nisso aí? Até Tag está...
Reparei que algumas, como RD e RM, são mais novas que meu primo de 15 anos....
Rolex, Omega, Longines, etc etc são o que então,  uma vez que possuem historias fantásticas?

Abs.
Neme!

*

flavio

Re:
« Resposta #1 Online: 26 Abril 2014 às 01:31:24 »
Isso foi discutido no clássico tópico hublot. Eu só não lembro qual era o seu título. Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Haute Horlogerie
« Resposta #2 Online: 26 Abril 2014 às 13:06:20 »
É este aqui! Este tópico deveria ter sido enterrado por mim há séculos, tal a confusão que gerou na época no fórum mas... Eu não resisti... Desculpem-me!  ;) De qualquer forma, TEM MUITA INFORMAÇÃO BOA! Para mim um clássico, apesar das confusões! hahahaha



http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=5908.0


Flávio
« Última modificação: 26 Abril 2014 às 13:16:30 por flavio »

Re: Haute Horlogerie
« Resposta #3 Online: 26 Abril 2014 às 15:13:10 »
Vale lembrar que este site é da FHH, formada pelo grupo Richemont e outras marcas independentes, então colocar em destaque as marcas do grupo é puxar a brasa para a própria sardinha. Eu uma vez assisti um vídeo, mas acessei navegando pelas sugestões e não lembro o nome do vídeo, se achar eu posto aqui, em que os experts, consultores e vendedores de relógios de luxo discutiam o que torna um relógio num clássico... O tom era mais de propaganda, mas o que eu entendi disso era que, para ser alta relojoaria, existe uma tríade formada por Engenharia (as complicações, calibres, construção do movimento e caixa, pulseiras, etc), Acabamento (decorações, ornamentações e o cuidado geral no visual total do relógio) e Materiais (materiais nobres, materiais que exigem muito trabalho de manufatura e/ou materiais exóticos).

Sendo assim, as marcas que atendem a esses três aspectos com o máximo de rigor, são consideradas de alta relojoaria.  Mas, pode ter sido por conta do apelo mercadológico, muitas marcas eram avaliadas de forma subjetiva.

A Lange era mais elogiada pelo acabamento, do que pela engenharia. A JLC era mais elogiada pela engenharia, do que pelo acabamento. E a AP foi uma das mais elogiadas nos três aspectos.

Maaaas... Eles colocaram a Hublot tb numa excelente avaliação...

Em tempo, pela definição do vídeo, 'clássico' não era relacionado a relógios com aspecto clássico, como os dress watches, mas sim, clássicos que definem uma marca, um período, estilo e referência em luxo, etc...

Mas gostei dessa divisão nestes três aspectos: engenharia, acabamento e materiais. Claro que os três se misturam para fazer o relógio, mas dá para analisar cada marca e ver em quais destes aspectos cada uma se sobressai. Obviamente, generalizar torna tudo um tanto raso.

Re: Haute Horlogerie
« Resposta #4 Online: 28 Abril 2014 às 14:35:30 »
É este aqui! Este tópico deveria ter sido enterrado por mim há séculos, tal a confusão que gerou na época no fórum mas... Eu não resisti... Desculpem-me!  ;) De qualquer forma, TEM MUITA INFORMAÇÃO BOA! Para mim um clássico, apesar das confusões! hahahaha



http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=5908.0


Flávio

Classico  ;D
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Haute Horlogerie
« Resposta #5 Online: 28 Abril 2014 às 15:08:36 »
Acho que a definição de clássico é algo que foi aprovado no teste do tempo. Que é reconhecido pela sua história, que inovou, que encantou, que surpreendeu - e mais algumas percepções semelhantes, mas não totalmente impalpáveis.

O Speedy Moon é um clássico, mas o Mark 4 talvez não seja.

O Submariner é um clássico, mas o Datejust talvez não seja.

O Navitimer é um clássico, mas o Emergency não é.

Minha ideia é por aí.

Dic

Re: Haute Horlogerie
« Resposta #6 Online: 03 Maio 2014 às 18:01:40 »
Flávio, as informações são boas, mas o tumulto foi melhor ainda. rsss
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!