Siglas

  • 32 Respostas
  • 6856 Visualizações
Siglas
« Online: 07 Abril 2014 às 22:07:56 »
Pessoal, desculpem o tópico de principiante mas muitas vezes me deparo com siglas que para os mais entendidos e antigos do fórum podem parecer comuns e banais mais acaba confundindo os mais recentes com eu, e até impossibilitando a compreensão correta dos textos as vezes!

Até procurei aqui no forum mais não achei um tópico que falasse especificamente sobre isso, assim, resolvi criar este como sugestão ao moderadores e membros.

Será que seria possível deixarem um tópico específico, fixo para consulta, com as principais Siglas e Abreviações, obvias para alguns e não tão obvias para outros?! Seria de interesse de todos, principalmente dos mais novos, um tópico com tais esclarecimentos?
Poderiam agrupar-las por marca ou por ordem alfabética e conforme forem aparecendo vão sendo incorporadas no tópico de forma que ele esteia sempre atualizado e completo (lógico que alguém teria que fazer o trabalho de caça-las e agrupa-las) e acho tb que dificilmente apareceram novas siglas.

Se acharem interessante e até mesmo necessário podem prosseguir com o tópico, foi só uma sugestão sobre uma dificuldade minha!

Abraços e desculpem a ignorância!!!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Siglas
« Resposta #1 Online: 07 Abril 2014 às 22:18:08 »
A sugestão é muito válida. Pode organizar, se quiser. Entretanto, penso ser mais prático perguntar no decorrer do tópico, quando a dúvida surgir, não?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Siglas
« Resposta #2 Online: 07 Abril 2014 às 22:24:28 »
Boa idéia, as vezes me perco tb e n entendo nada...
« Última modificação: 07 Abril 2014 às 22:26:00 por santiagoms »

Re: Siglas
« Resposta #3 Online: 07 Abril 2014 às 22:29:34 »
Algum moderador ou administrador, ou até mesmo membro, poderia dar uma idéia de como fazer?

Re: Siglas
« Resposta #4 Online: 07 Abril 2014 às 22:32:34 »
A sugestão é muito válida. Pode organizar, se quiser. Entretanto, penso ser mais prático perguntar no decorrer do tópico, quando a dúvida surgir, não?

A resposta pode não vir na hora da leitura o que acaba dificultando a interpretação naquele momento! se tivesse um lugar onde consta todas, ou as mais usadas e pudéssemos ir colocando as dúvidas (siglas) que vão aparecendo la, ai o moderador poderia só ir organizando ela no primeiro post por ordem alfabética! Será que daria?

Re: Siglas
« Resposta #5 Online: 07 Abril 2014 às 23:14:31 »
Responder, Notificar, respostas, Marcar como não lido, Enviar este Tópico. Imprimir.

Seria bom se pudesse fazer parte desse cabeçalho, não qual a viabilidade disso é só uma sugestão, pode até ser burra, mas ajudaria eu acredito.
« Última modificação: 07 Abril 2014 às 23:16:04 por edson rangel »
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

flavio

Re:
« Resposta #6 Online: 08 Abril 2014 às 00:25:40 »
Gostaria de alguns exemplos. Eu por exemplo evito siglas, com exceção da nos, que acabou se tornando universal. Flávio

Re: Siglas
« Resposta #7 Online: 08 Abril 2014 às 00:40:24 »
Algumas são usadas por contas de marcas... Tipo AP, PP, GO, ALS, ... E também para modelos como, principalmente os Rolex, tipo sub, sdds, o Tudor BB, Omega PO, Speedy... No geral acho que o contexto ajuda a entender, e caso fique na dúvida podem perguntar no tópico em que a dúvida apareceu mesmo, ou se for colocar todas num tópico o ideal seria listar todas as que mais aparecem...

Edit: coloquei as siglas e não falei o que significam... hehehehe
« Última modificação: 08 Abril 2014 às 00:42:02 por dsmcastro »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Siglas
« Resposta #8 Online: 08 Abril 2014 às 08:52:13 »
Realmente existem siglas e abreviações que usamos com certa frequência, por hábito mesmo, e não uma tentativa de parecermos mais espertos sobre os novatos ou algo assim. Isso tenho certeza. E explico isso porque converso por vezes com uma pessoa que é socorrista do SAMU e sempre conta os casos dizendo que "atendeu um AVC na PQP com início de CQV com PKD", e absolutamente NINGUÉM no planeta entende que porra é essa, e a pessoa sabe disso.

Eu, como bom "cri-cri" (como diz minha mãe), interrompo a conversa no meio e peço para traduzir. Aliás, outro dia mesmo começaram a usar umas siglas (não era sobre relógio) por aqui que eu pensei, pensei, e não consegui decifrar, e terminei sem ter a menor idéia do que se tratava. Como eu não estava interessado no assunto, não perguntei.

Mas o que sugiro é que, todos nós, evitemos siglas não tão óbvias e que todos, novatos ou não, perguntem, quando não sabem o que significa. A última coisa que pode-se ter na vida é vergonha de não saber. Vergonha é continuar não sabendo porque não perguntou.

Eu posso ajudar com algumas bem comuns. Na verdade, nem usamos muitas siglas ou abreviações assim.

Quanto às marcas:

AP - Audemars Piguet
JLC - Jaeger-LeCoultre
ALS - A. Lange & Söhne, mas que a maioria prefere abreviar apenas para Lange
PP - Patek Philippe
GO - Glashütte Original
VC - Vacheron Constantin


Quanto a modelos:

PO - Planet Ocean, do Omega Seamaster
Sub - Submariner, do Rolex
SD - Sea Dweller, do Rolex
SDDS - Sea Dweller Deep Sea, do Rolex
BB - Black Bay, do Tudor, ou eventualmente Big Bang, do Hublot (pouco usado aqui)
Speedy Pro - Speedmaster Professional, o Omega
PN - Paul Newman, do Rolex Daytona
RO - Royal Oak, do Audemars Piguet
ROO - Royal Oak Offshore, do Audemars Piguet
PloProf - isso na verdade não é uma abreviação criada por nós, mas pelo próprio fabricante, Omega, lá na década de 1970. E um modelo de Seamaster e significa Plongeurs Professionnels, que significa Mergulhadores Profissionais em francês.


Devo estar esquecendo alguma coisa, quem lembrar pode completar, mas acho que essas são umas das que mais usamos.

Abraços!

Adriano

Re: Siglas
« Resposta #9 Online: 08 Abril 2014 às 09:07:08 »
Pessoal, vou listar algumas siglas, apesar de que hoje ja consegui entender o significado da maioria delas, porém já faz mais de 6 meses que acompanho o fórum e depois deste tempo nos familiarizamos com as marcas e modelos o que nos faz decifrar essas letrinhas maiúsculas!

Acho que o legal seria listarmos assim:

Marcas

Omega:

AT
FOIS
NOS
PO
SM

Rolex:

Milgauss GV
SUB C
YM

Tudor:

BB

Outras

AP - Audemars Piguet
JLC - Jaeger-LeCoutre
GP - Girard Perregaux
PP - Patek Philippe
ML - Mercado Livre !
TZ
PIP
PS
AD (algo relacionado a autorizadas!)
SEL (algo com pulseiras)

Pode completar ai Adriano?

PS: Seria necessário deixar fixo?
« Última modificação: 08 Abril 2014 às 09:08:48 por mbfregonesi »

*

vinniearques

Re: Siglas
« Resposta #10 Online: 08 Abril 2014 às 09:17:29 »
NOS: não é só para Omega e sim para qualquer relogio e quer dizer New Old Stock

TZ: timezone

Pip: aquele ponto luminoso no bezel as 12 h

Sel: que eu saiba é pra se referir a um modelo da Tag Heuer o Sport/Elegance

AD: autorizada

Agora FOIS?????? Esse nunca nem vi aqui no FRM ( forum de relogios mecanicos) hehehe
« Última modificação: 08 Abril 2014 às 09:19:04 por Vinnie »

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Siglas
« Resposta #11 Online: 08 Abril 2014 às 09:58:06 »
SEL, pode ser também solid end link, é o terminal sólido da pulseira.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Siglas
« Resposta #12 Online: 08 Abril 2014 às 10:07:29 »
Pessoal, vou listar algumas siglas, apesar de que hoje ja consegui entender o significado da maioria delas, porém já faz mais de 6 meses que acompanho o fórum e depois deste tempo nos familiarizamos com as marcas e modelos o que nos faz decifrar essas letrinhas maiúsculas!

Acho que o legal seria listarmos assim:

Marcas

Omega:

AT - Aqua Terra
FOIS - não tenho a menor idéia
NOS - "new old stock", não é um termo próprio da Omega para para qualquer relógio. Significa "novo estoque antigo", ou seja, um relógio fora de linha, de estoque antigo, que nunca foi vendido nem usado.
PO - Planet Ocean
SM - Seamaster

Rolex:

Milgauss GV - "Glace Verte", ou vidro verde em francês, referente ao modelo Milgauss com safira esverdeada
SUB C - Submariner com luneta (bezel) de cerâmica
YM - Yatch Master

Tudor:

BB - Black Bay

Outras

AP - Audemars Piguet
JLC - Jaeger-LeCoutre
GP - Girard Perregaux
PP - Patek Philippe
ML - Mercado Livre !
TZ - Time Zone????
PIP - pip é pip, é aquela bolinha na luneta que identifica o "marco zero"
PS - ???????
AD (algo relacionado a autorizadas!) - "authorized dealer", ou revendedor autorizado
SEL (algo com pulseiras) - "solid end link", ou terminal sólido

Pode completar ai Adriano?

PS: Seria necessário deixar fixo?

Abs,

Adriano

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Siglas
« Resposta #13 Online: 08 Abril 2014 às 10:17:23 »
Marcas

Omega:

AT - Aqua Terra
FOIS - "First Omega in Space"
NOS - "new old stock", não é um termo próprio da Omega para para qualquer relógio. Significa "novo estoque antigo", ou seja, um relógio fora de linha, de estoque antigo, que nunca foi vendido nem usado.
PO - Planet Ocean
SM - Seamaster

Rolex:

Milgauss GV - "Glace Verte", ou vidro verde em francês, referente ao modelo Milgauss com safira esverdeada
SUB C - Submariner com luneta (bezel) de cerâmica
YM - Yatch Master

Tudor:

BB - Black Bay

Outras

AP - Audemars Piguet
JLC - Jaeger-LeCoutre
GP - Girard Perregaux
PP - Patek Philippe
ML - Mercado Livre
TZ - Time Zone
PIP - pip é pip, é aquela bolinha na luneta que identifica o "marco zero"
PS - ???????
AD (algo relacionado a autorizadas!) - "authorized dealer", ou revendedor autorizado
SEL (algo com pulseiras) - "solid end link", ou terminal sólido

“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Siglas
« Resposta #14 Online: 08 Abril 2014 às 10:17:31 »
NIB = New In Box, quando o relógio está novo, na caixa; geralmente vendido em grey dealer

AT = Assistência Técnica

FOIS = First Omega In Space, é um novo modelo de Speedmaster, cuja ref. é 311.32.40.30.01.001. É o relógio abaixo:



Na mesma linha, temos o DSOTM, ou seja, o "Dark Side Of The Moon", que é o modelo abaixo:
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Siglas
« Resposta #15 Online: 08 Abril 2014 às 10:17:55 »
PS deve ser PhotoShop, eheheheh
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Siglas
« Resposta #16 Online: 08 Abril 2014 às 10:22:24 »
O costume torna impossível não usarmos as siglas, perguntem com frequência que vamos respondendo o que soubermos.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Siglas
« Resposta #17 Online: 08 Abril 2014 às 10:35:50 »
Vou organizar todas em uma única mensagem e editar no meu primeiro post!

*

Alberto Ferreira

Re: Siglas
« Resposta #18 Online: 08 Abril 2014 às 12:15:30 »
Huuuummmm...

Como eu, sempre prezo o fato que o (mais) importante aqui (no nosso FRM) seja a informação, se possível ampla, clara e irrestrita...

Entre postar curto e rápido (quase "zipado", ou no estilo "netquês" ...) e ser extenso (ou intencionalmente "prolixo"...  ::)), eu, prefiro a segunda alternativa.
E assim sempre faço.
E tem mais...
Eu assumo isto e “não abro”!  ;)

Eu sei que muitos podem não concordar e acreditem que ler (textos) dá (muito?) trabalho, e seria "desnecessário".

Mas,...
Este tópico parece atestar o contrário.
Ou não?   ::)

  8)

Alberto


Re: Siglas
« Resposta #19 Online: 08 Abril 2014 às 12:29:57 »
Como não posso mais editar meu primeiro post psd para o Adriano colocar la para mim se possível, se surgirem mais mandem por aqui que adiciono junto com estas!

- Referente às Marcas:

- Audemars Piguet:

RO - Royal Oak
ROO - Royal Oak Offshore

- Omega:

AT - Agua Terra
FOIS - First Omega In Space (novo modelo de Speed Master)
PloProf - Plongeurs Professionnels em francês, isso na verdade não é uma abreviação criada por nós, mas pelo próprio fabricante, Omega, lá na década de 1970. É um modelo de Seamaster. que significa Mergulhadores Profissionais em francês.
PO - Planet Ocean
SM - Seamaster
Speedy Pro - Speedy Master Professional

- Rolex:

Milgauss GV - Glace Verte - vidro verde em francês - Milgauss com safira esverdeada
PN - Paul Newman, do Rolex Daytona
SD - Sea Dweller
SDDS - Sea Dweller Deep Sea
SUB - Submariner
SUB C - Submariner com luneta (bezel) cerâmico
YM - Yatch Master
YM II - Yatch Master II

- Tudor:

BB - Black Bay

- Outras Siglas:

ALS ou Lange - A. Lange & Söhne
AP - Audemars Piguet
GO - Glashütte Original
GP - Girard Perregaux
JLC - Jaeger-LeCoutre
PP - Patek Philippe
VC - Vacheron Constantin


AD - Autorized Dealer (revendedor autorizado)
AT - Assitência Técnica
GMT - Greenwich Mean Time - (Hora Média de Greenwich) marcador oficial de tempo, a partir de onde são contabilizados os Fuso Horários, assim em um lugar onde o fuso-horário é GMT-02:00 o horário GMT será diminuído em 2 horas
NIB - New In Box (relógio novo na caixa, vendido em grey dealer)
NOS - New Old Stock (relógio antigo, em estaque, que nunca foi vendido ou usado)
PIP - é PIP mesmo, bolinha na luneta que nica o marco zero
SEL - solid end link (terminal sólido)
TZ - Time Zone