meistersinger - informações sobre a marca

  • 67 Respostas
  • 11786 Visualizações
*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #40 Online: 26 Maio 2014 às 15:56:06 »
Pessoal, sei que a conversa acabou indo para outro rumo até mais interessante, mas intervenho aqui para dizer que a troca foi efetivada, e ambos os relógios já foram enviados pelos Correios

*

Alberto Ferreira

Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #41 Online: 26 Maio 2014 às 15:58:04 »
Nós estamos torcendo...
E esperando para ver as suas impressões...

E fotos reais.
 ;)

Alberto

Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #42 Online: 26 Maio 2014 às 16:46:13 »
O ponteiro único desse relógio aponta apenas as horas. Ele não é, tecnicamente, um ponteiro de hora e minutos, até porque isso seria impossível. Ele mostra apenas horas; dá dois giros por dia. Os minutos são apenas interpretados na escala do mostrador.

Abraços!

Adriano

Boa tarde.
Numa primeira olhada, enxerguei de outra forma...ele marca os minutos e nós interpretamos as horas.
Mas cabe uma posterior e melhor análise de minha parte.
De qualquer forma, achei muito interessante o relógio e também a discussão acerca do analógico e digital.
Abs.
Rodrigo.
« Última modificação: 26 Maio 2014 às 16:56:31 por RTerror »

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #43 Online: 26 Maio 2014 às 17:45:34 »
Obrigado pela torcida, Alberto. Com certeza, daqui a alguns dias postarei todos os detalhes deste relógio tão discutido. Kkkkkkkkkk

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #44 Online: 28 Maio 2014 às 00:54:44 »
Relógio chega amanhã, segundo acompanhamento dos correios; estou na expectativa. Assim que tive-lo em mãos, posto mais fotos.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #45 Online: 28 Maio 2014 às 10:23:37 »
É facílimo ver as horas neste relógio de ponteiro único.

Observe que há uma escala de cinco em cinco minutos entre as horas.

À medida que o ponteiro das horas avança, vai apontando também em que minuto está.

No caso da foto, por volta das 7h13.

Da noite ou da manhã? Basta ver o céu.

Dic

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #46 Online: 28 Maio 2014 às 10:28:49 »
Eu creio que nós devíamos pensar assim...

1) O termo (a nomenclatura - a palavra) "digital" não é propriamente uma contraposição ao "analógico".

2) Não, nós não precisamos ver o ponteiro se "movendo", na verdade o ponto é poder atribuir uma proporção quando analisamos as leituras.

Há a clássica imagem (entendamos como uma mera imagem, ok?) do ônibus.
Se eu sei que horas ele passou (em movimento, portanto) no ponto A da estrada eu posso estimar quando ele estará chegando em B.
Por uma "analogia"?  (Ou regra-de-três?) ::)
Sim...  ::)
Talvez o termo venha mesmo daí, mas eu não sei. Não tenho certeza disto.

Mas se eu só dispusesse de um painel que me mostrasse fotos estáticas do mesmo ônibus no ponto A e depois no ponto B, eu não poderia estimar o momento da sua chegada.
Apenas que saiu do ponto A e que depois de algum tempo chegou em B, que eu só saberei quando será no momento em que a segunda foto for mostrada no nosso, aqui imaginário, "painel".
 ::)

Alberto

Saquei! Realmente, um dos meus erros de raciocínio foi não entender que analógico e digital não são antônimos.

Isso significa então, que se um relógio tiver, por exemplo, só ponteiro de horas e minutos, e ambos saltantes, ele não é analógico: você não consegue estimar quanto falta para o próximo salto. Mas não significa que seja digital, obviamente.

Do mesmo modo, entendo então que o relógio mecânico de discos é digital E analógico, pois tem dígitos (portanto, digital), e é analógico pois os discos se movem lentamente.

 :D

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #47 Online: 28 Maio 2014 às 11:29:35 »
Pois é, amigo Adriano.
 ;)  8)

E eu vou aproveitar a ocasião para pegar uma "carona" em um dos comentários que você fez...
Quando você falou da interpretação, de ser necessário um aprendizado (o bom exemplo das crianças), etc.

Realmente é por aí.




Mas,... PLIM-PLIM!
Momento "Minhocas nas Cucas"...  ;)

O que eu queria comentar agora, e ouvir as experiências dos amigos, é o seguinte...

Tomemos dois cronômetros (que fique claro que eu não falo de cronógrafos), um com leitura digital e o outro com leitura analógica.
Pode ser daqueles de mão, ok?
E vamos usar cada um deles  para "medir" um mesmo evento relativamente simples, por exemplo, para editar um filme  (ou sincronizar o seu som com a imagem, etc).

Qual lhes parece ser mais "fácil" (prático) de usar?
Por que?
 ::)

Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #48 Online: 28 Maio 2014 às 12:38:30 »
Humm, não sei o que seria melhor nesse exemplo específico, mas uma das vantagens da leitura analógica é que ela pode ser lida com a visão periférica, enquanto a digital precisa obrigatoriamente ser vista "de frente", ou seja, precisa ser focalizada pela fóvea. Exemplo: se você estiver esperando a senha numa recepção, você consegue ver o painel com o canto de olho, consegue até perceber que o número avançou com o canto de olho, mas só consegue de fato ler e interpretar o número se olhar diretamente para ele.

Uma explicação clássica da importância disso é o uso de conta-giros analógicos em carros e motos de competição. Pois é um instrumento que é visto com a visão periférica: a visão central tem que estar na pista. Se você colocar simplesmente um painel digital com os números mostrando as rotações do motor, você simplesmente não consegue saber em qual rotação está (para trocar uma marcha, por exemplo) se não tirar os olhos da pista e olhar para o painel. Um painel digital é inútil para essa finalidade. Por isso usa-se um analógico: seja pelo uso de um ponteiro como um relógio, seja pelo uso de barras que crescem ou se preenchem numa direção, o conta-giros pode ser visto com a visão periférica que é capaz de identificar a posição do ponteiro ou das barras mesmo que você não saiba exatamente para qual número ele aponte. No caso de um conta-giros tipo relógio, você pode simplesmente girar ele de posição de modo que a rotação ideal para troca de marchas ocorra exatamente quando o ponteiro estiver em riste. Desse modo, a visão periférica permite você focar na pista e ver o ponteiro, e quando estiver em riste, é hora de passar a marcha.

Eu uso esse "truque" nos higrômetros dos meus humidores de charutos: sabendo-se que a umidade ideal é de +/- 70%, e que essa numeração nunca está de pé no mostrador do higrômetro analógico, eu giro eles de modo que o 70% fique bem na posição de 12 horas, e assim, de longe, a metros de distância, consigo ver perfeitamente se o ponteiro está em riste, nos 70%, ou um pouco para a esquerda (seco) ou para a direita (mais úmido) sem precisar me aproximar do mostrador dele para de fato ler para que número o ponteiro aponta.

Abraços!

Adriano

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #49 Online: 28 Maio 2014 às 13:25:44 »
ver mais ou menos a hora com o canto do olho é algo que eu preciso fazer de vez em quando.

sou professor. tenho duas formas de controlar o tempo de aula:

- olhar diretamente para o relógio ou celular

- olhar de canto de olho o relógio.

na primeira hipótese, o aluno já fica esperto que a aula vai acabar ou o intervalo está chegando  e para de prestar atenção.

na segunda hipótese  ele continua prestando atenção.

o interessante é que isso acontece mesmo com o aluno consultando as horas o tempo todo no relógio ou celular dele.

para mim também esse controle de tempo é necessário, para não começar um assunto novo quando tenho apenas 2 ou 3 minutos pra falar.

os digitais exigem que eu olhe bem de frente. os analógicos que tenho (divers em geral) são bem visíveis de canto de olho. prefiro estes para dar aulas, e digitais nos dias de prova.


*

Alberto Ferreira

Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #50 Online: 28 Maio 2014 às 13:55:52 »
...
... No caso de um conta-giros tipo relógio, você pode simplesmente girar ele de posição de modo que a rotação ideal para troca de marchas ocorra exatamente quando o ponteiro estiver em riste. Desse modo, a visão periférica permite você focar na pista e ver o ponteiro, e quando estiver em riste, é hora de passar a marcha.

...

Sim! Ambos têm razão.
E o truque funciona, é claro.

O lance dos conta-giros...
Nós fazíamos exatamente isso, lá naqueles meus velhos tempos de "piloto" aloprado (e irresponsável) de "carangas envenenadas".
Bons e loucos tempos... Que bom que eu sobrevivi a eles...  Afff! ::)


Mas, amigos...
Eu vou continuar com a "provocação" que fiz...

Tentando me fazer mais claro, eu não me referia propriamente à dita visualização (e não fui claro aqui  :P), mas sim com relação ao que fazer com a leitura, como processá-la, tendo em mente aquele exemplo hipotético que eu mencionei...

Lembremos que em alguns destes casos, operações matemáticas (somas, subtrações, divisões, etc) serão feitas com as leituras...

Então, eu vou dar uma outra "dica"...
Vocês já perceberam que existem cronômetros em que a(s) escala(s) são decimais (ou com divisões centesimais e não com base 60), não?
Por que?

É mais fácil e prático usar um ou outro tipo (digitais ou analógicos)?  ::)
Por que?

Alberto
 ;)

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #51 Online: 28 Maio 2014 às 16:39:27 »
Galera, chegou o relógio. Muito imponente e bonito. Obrigado aqueles que me ajudaram a decidir pela troca.

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #52 Online: 28 Maio 2014 às 16:43:30 »

*

vinniearques

Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #53 Online: 28 Maio 2014 às 16:50:08 »
Rapaz se fez o melhor negocio da sua vida em trocar o Invicta por esse relogio.

Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #54 Online: 28 Maio 2014 às 16:56:31 »
mas q da uma "agonia" esse ponteiro "faltando" isso da...

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #55 Online: 28 Maio 2014 às 17:01:58 »
Rapaz se fez o melhor negocio da sua vida em trocar o Invicta por esse relogio.

+ 1

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #56 Online: 28 Maio 2014 às 17:30:19 »
Graças a vocês, meus amigos. Obrigado!

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #57 Online: 28 Maio 2014 às 17:39:51 »
Gostei! E este é moeda de troca o dia que enjoar, o lance do Invicta foi muita sorte mesmo. ;D
"All your base are belong to us"

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #58 Online: 28 Maio 2014 às 18:19:27 »
Já tem uma galera do fórum de olho nele mesmo. Kkkkkkkk

*

Alberto Ferreira

Re: meistersinger - informações sobre a marca
« Resposta #59 Online: 28 Maio 2014 às 19:09:19 »
Mario,
Parabéns e grato por nos mostrar.

Se você me permite dizer,...
Você fez uma boa troca e, de quebra, eu creio que possa ter aumentado a sua percepção daquilo que são e como podem se apresentar os relógios mecânicos.
 ;)

Com o Invicta, que também pode trazer satisfação, eu creio que possivelmente isto não ocorra com tanta clareza.
 8)

Alberto