Nitreto de Titânio (Titanium carbon nitride - TiCN) descasca?

  • 1 Respostas
  • 7626 Visualizações
Nitreto de Titânio (Titanium carbon nitride - TiCN) descasca?
« Online: 12 Novembro 2008 às 13:02:54 »
Tem um relógio da SEIKO com este material, preto, extremamente bonito, que estou querendo comprar, entretanto, acho que os relógios de aço com revestimento de nitreto de titânio descascam com o tempo. Gostaria de saber se vale à pena comprar um relógio assim? Alguém já comprou um relógio assim há muito tempo? Teria como postar umas fotos? E o Mestre Adriano especialista em SEIKO, qual sua opinião sobre os SEIKO deste material? Aliás qual o melhor material para a caixa e a pulseira de um relógio quanto à resistência ou durabilidade? cerâmica?


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Nitreto de Titânio (Titanium carbon nitride - TiCN) descasca?
« Resposta #1 Online: 13 Novembro 2008 às 16:14:22 »
Salve! O princípio desse material é justamente a durabilidade. Mas por ser um revestimento, não sei dizer qual sua resistência. Acho que depende mais da maneira como ele é aplicado do que do material em si. A boa notícia é que a Seiko tem boa fama com relação aos seus acabamentos superficiais serem muito resistentes. Eu nunca vi, em nenhum relógio, em nenhuma marca, um acabamento como aquela "pintura" preta daqueles antigos cronos 6139. Aquilo é simplesmente absurdo. O relógio pode estar acabado, mas aquele acabamento não possui um risco, um descascado... nada!~
Creio que a Seiko não faria coisa ruim nesse sentido; nunca fez.


A cerâmica é muito resistente à riscos e é comum ver por exemplo aqueles RADO Integral parecerem novinhos mesmo depois de muito uso. Por outro lado, como todo material duro, a cerâmica é frágil e quebra-se facilmente se sofrer impacto.

Logo, penso que o melhor material é o aço, pois é o melhor equilíbrio entre resistência à impactos e resistência a riscos.

Abraços!

Adriano