Christopher Ward C9 - 5 days in-house

  • 25 Respostas
  • 6280 Visualizações
*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Online: 03 Julho 2014 às 01:14:29 »
Pedido do Patrão é ordem, então está aberto o tópico.... ;D

A CWL, na comemoração dos seus 10 anos, fez o anúncio da sua fusão com a empresa Synergies Horlogères SA - SH e o lançamento de um calibre in-house chamado SH21.

Essa empresa era responsável por 70% da montagem final dos CW e já algum tempo eles vinham desenvolvendo esse calibre em conjunto (fonte: moderação CW Forum). Inclusive foi na SH que sairam os primeiros calibres diferenciados da CW, que são os chamados "JJ", que equipam o Jump Hour, o Monopusher e o World Timer.


O calibre tem 120horas/5dias de reserva de marcha e é de construção modular, o que significa que cronógrafos e outras complicações devem surgir dele com o tempo. Possui 2 tambores de carga em série (alguém poderia explicar se isso traz alguma vantagem ou desvantagem sobre um tambor maior?) e funciona em 28.800 vph.

O que eu li é que ele pode facilmente receber um medidor de reserva de marcha, GMT e cronografo, além de ter versão com segundeiro às 6h.





Essas são as únicas 3 imagens que eu achei do movimento.


O relógio escolhido pra receber o novo movimento é o, também novo, C9. Todos os C9 com o SH21 serão COSC.





Tem 43mm de diâmetro e 13.45mm de altura. Uma versão com 40mm está em fase de protótipo (não sei se será um C9).

o preço dele vai de 2.065,00 com pulseira de crocodilo e  de 2.100 dólares na de aço.

Agora o que eu vi foi muita confusão no fórum da marca. Muitos membros não gostaram nem um pouco tanto porque o relógio com 43mm sem bezel praticamente deve aparentar ser bem maior e pelo preço, que muitos disseram que ou foge do "padrão" da marca ou que por esse preço iriam buscar outros relógios.

Alguns compararam a questão da fusão e o anúncio de "in-house" com a questão Minerva/Montblanc onde a MB ficou com o Know how da Minerva e lançou um movimento como sendo in-house. Pelo que eu entendi esse movimento já vinha sendo desenvolvido em conjunto pelas 2 empresas, sendo a fusão apenas a "formalidade" pra que ele pudesse ser chamado de "in-house".

Já tem até review do A blog to watch no youtube, mas não tem a review completa no site ainda.
https://www.youtube.com/watch?v=5vstoOudFps
Tentei, mas não consegui fazer o vídeo funcionar aqui, então vai o link direto.


Eu achei que para um relógio de 2k o acabamento do movimento deveria ser melhor.... também estava pensando quem seriam os concorrentes mais diretos desse relógio? Quais são os relógios com COSC, reserva de marcha diferenciada e in-house nessa faixa de preço? A Frederique Constant me veio à mente como concorrente mesmo não sendo COSC nem tendo a grande reserva de marcha tem relógios que me parecem em níveis acima no quesito acabamento.

Gosto da CW, mas não estou bem certo ainda se o CxB dessa peça é tão grande quanto a das que usam ETA/Sellita.....mesmo com o diferencial......acho que irei esperar sair a versão de 40mm para talvez trazer um pra casa...

Abraços,
Sifion.

Fontes:
http://www.christopherward-usa.com/calibre-sh21.html
http://www.christopherwardforum.com/viewtopic.php?f=1&t=26284
http://www.synhor.ch/?lang=en

Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #1 Online: 03 Julho 2014 às 06:40:05 »
será q a CW realmente trabalhou muito no desenvolvimento do calibre ou apenas comprou a outra empresa pra chamar seu movimento de in-house???
neste caso um omega q use ETA tb seria in-house??
Desta forma fico pensando se não seria mais vantagem pra o comprador escolher um relógio com movimento ETA top ou cronometro...
outra coisa q me veio à mente: caso seja acrescido um crono por exemplo o relógio vai continuar sendo chamado de "in-house"??

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #2 Online: 03 Julho 2014 às 07:43:07 »
USD 2k num relógio com máquina in house é baratíssimo! Não sei como tem gente que fala que por esse preço prefere comprar outra coisa, pois não há outras opções no mercado nessa faixa de preço com máquina in house.   

Agora, sobre o design do relógio, concordo; a própria CW possui opções muito mais bonitas no catálogo.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #3 Online: 03 Julho 2014 às 08:28:01 »
Tem relógio da Nomos nesta faixa também, mas não é automático, não tem esta reserva e também não são certificados COSC. Creio ser a maior pechincha do mercado sim.

Achei legal o visual, mas meio grande e alto para a proposta, uma caixa menor ficaria mais bacana.
"All your base are belong to us"

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #4 Online: 03 Julho 2014 às 08:55:47 »
A Tissot tem o Powermatic 80 Chronometer. Tem reserva de marcha extendida e certificado COSC, só não é in-house, ainda que seja um mecanismo exclusivo da Tissot (Mido e Hamilton terão mecanismos semelhantes, mas com escapamento tradicional, e não de polímero). Eles usam balanço de inércia variável também.

O Powermatic 80 COSC é mais barato que isso.

Para quem leu minha matéria sobre o Tissot na Pulso, lá expliquei que a reserva de marcha é o truque para obtenção do COSC, e não a capacidade cronométrica do escapamento em si.

Abraços!

Adriano

Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #5 Online: 03 Julho 2014 às 09:42:02 »
refazendo minha pergunta:
se vc coloca um crono "terceirizado" num relogio inhouse.. ele (o relogio como um todo) pode continuar na prática sendo chamado de inhouse??

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #6 Online: 03 Julho 2014 às 09:49:45 »
Achei o movimento bem feião.. E imagino como ficará a altura dele quando meterem um crono nele.. Parece bem espesso sendo time-only!

Mas nao deixa de ser fantástico! 5 dias de reserva e 2k, in-house? Oloco...

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #7 Online: 03 Julho 2014 às 10:21:57 »
Meus caros,

Gosto muito do fórum, aprendo muitas coisas aqui. Mas um post que li aqui, que me fez repensar todo o meu conceito foi um do Bruno Recchia.

Ele falou algo sobre os calibres in-house, preços... Resumindo, antigamente quando o relógio era um instrumento necessário, eles custavam mais barato em relação aos preços praticados hoje, e havia coisas bem bacanas, um exemplo que ele citou foram os cronos da Longines. Hoje que o relógio é um artigo de luxo, custa muito caro, e muitas marcas nos querem "empurrar" calibres comuns, com a desculpa de custo. Tipo: o mesmo calibre que você encontra num relógio de $200, encontra num de 3K.

Fico feliz em saber que as fábricas estão buscando essa diferenciação. A Oris lançou seu in-house, a Aplina, FC, Tissot, Mido, Hamilton, Longines (essas mesmo usando calibres Eta, são calibres exclusivos delas.) também.

Quem sabe num futuro não teremos mais marcas com seus próprios calibres. E com preços mais "aconchegantes".

Abraços

Júlio André

ps. em tempo, sei que essa onda de calibres próprios, tem alguns contra, como mão de obra, peças e dependência de uma assistência da marca.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #8 Online: 03 Julho 2014 às 10:31:24 »
Agradeça ao finado Hayek por essa "onda de calibres próprios". Não fosse ele ter determinado que a ETA não mais forneceria ébauches para terceiros, nada disso aconteceria.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #9 Online: 03 Julho 2014 às 10:49:03 »
Bem lembrado Igor.

Na época assustou a todos. Alguns acharam que algumas fábricas não iriam resistir. Mas o efeito foi contrário, e ao meu ver bastante positivo.

Abraços

Júlio André

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #10 Online: 03 Julho 2014 às 10:59:34 »
...

Tipo: o mesmo calibre que você encontra num relógio de $200, encontra num de 3K.

...

Júlio André


Isso é fichinha... Hoje temos o mesmo calibre em relógios de US$ 1K, US$ 5K e quase o mesmo de US$ 30K, sem pedras preciosas e sem metais nobres.

Abraços!

Adriano

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #11 Online: 03 Julho 2014 às 11:12:35 »
refazendo minha pergunta:
se vc coloca um crono "terceirizado" num relogio inhouse.. ele (o relogio como um todo) pode continuar na prática sendo chamado de inhouse??

Mas eles não vão colocar um crono terceirizado. O design do movimento é modular para receber complicações posteriormente que serão desenvolvidas pela própria empresa....então continuaria sendo in-house.

e a CW já possuia uma parceria com a SH de mto tempo, tanto pq ela era responsável pela produção quase total dos CWs como pelo desenvolvimento dos calibres "JJ" que são modificações de movimentos existentes para a CW.

Pode também ser algo no nível Tag Heuer/ Seiko....onde a TH que já tinha capacidade de produção comprou o projeto feito, aqui a CW se fundiu à SH pelo projeto E  capacidade........mas eu não vi nada definitivo sobre isso ainda....até o momento o que parece é que o desenvolvido foi conjunto.


Arthur,

Teve gente lá no CW Fórum que levantou a comparação com a Nomos tbm, mas eu sempre tive a Nomos como um patamar acima da CW.

Igor,

Eu estou esperando vazar alguma imagem do de 40mm, que eu acho que mesmo nesse desenho (que eu gosto) ficará melhor pela simples diminuição do tamanho, mas não se sabe o modelo ainda pq os C9s nunca vieram com 40mm, então pode ser  um desenho novo..


*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #12 Online: 03 Julho 2014 às 11:46:31 »
Agradeça ao finado Hayek por essa "onda de calibres próprios". Não fosse ele ter determinado que a ETA não mais forneceria ébauches para terceiros, nada disso aconteceria.

Igor, será que "nada disso aconteceria"? Eu tenho a impressão que as empresas do Richemont já estavam neste caminho do "in-house" bem antes disto, como a Panerai e a IWC. Ou você acha que este movimento estaria restrito aos modelos mais sofisticados, mantendo os ETA na base?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #13 Online: 03 Julho 2014 às 11:52:15 »
Creio que foi o Estrela quem disse, dias atrás, que o calibre próprio era uma espécie de "maioridade" da marca (se não foi isso, peço desculpas antecipadamente).

Concordo com essa visão, ainda que o Hayek tenha ajudado a confirma-la.

Já o relógio da CW que trará esse in-house é somente sem graça. Feio, não.

Dic

Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #14 Online: 03 Julho 2014 às 12:31:58 »
Uma característica neste movimento, destacada no vídeo do ABtW é o diâmetro do movimento. No caso de adicionarem um módulo de cronógrafo, pelo menos, o desenho e disposição dos subdials tende a ficar harmônico com o tamanho da caixa, pois o que tem de cronógrafo com caixa grande (acima de 42mm) e movimentos bem pequenos, deixando o visual desequilibrado, por aí é grande.

A altura do relógio, ainda mais para um modelo estilo 'dressy' parece um pouco grande mesmo, vamos ver se nos modelos mais esportivos como vai ficar.

Agora essa questão dos 'in-house' tem tido um grande apelo de marketing, e em muitos casos parece que servem para "agregar um valor" que no final se traduz em preços bem mais elevados por uma exclusividade que muitas vezes nem se faz necessária, principalmente em modelos low e mid-end.

Mas, como as principais marcas suíças estão reunidas em grandes grupos no fim tenho a impressão que fica tudo "em casa" de qualquer maneira.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #15 Online: 03 Julho 2014 às 12:55:24 »
Igor, será que "nada disso aconteceria"? Eu tenho a impressão que as empresas do Richemont já estavam neste caminho do "in-house" bem antes disto, como a Panerai e a IWC. Ou você acha que este movimento estaria restrito aos modelos mais sofisticados, mantendo os ETA na base?

Quando menciono "onda de calibres próprios" e "nada disso aconteceria", generalizando desta maneira, falo dentro do contexto deste CW, ou seja, marcas de entrada com calibres próprios, que é o caso dos Frederique Constant, Nomos, Tissot, etc., que foram discutidas neste tópico.

Marcas de mais alta gama já estavam seguindo nessa direção, e só fizeram apertar o passo após a ordem do "chefe".
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #16 Online: 03 Julho 2014 às 13:13:36 »
É verdade, eu fico com a impressão que o "in-house" se tornou um diferencial muito desejado no marketing das marcas, valendo o desenvolvimento e construção de um novo movimento, até porque este investimento é menor do que parece, facilmente diluído no aumento de preço.
Eu aqui tenho alguns relógios com o movimento 9015 da Miyota que, tirando a reserva baixa, tem desempenho muito satisfatório. Poderia ser uma alternativa muito viável, mas como vimos em diversos casos, como no recente Zenith type 20, o mercado não aceita "abaixo de determinado padrão".
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #17 Online: 03 Julho 2014 às 13:13:47 »
não entendo muito do riscado, mas o que adianta ser "in house" e ser pior que um eta (não estou dizendo que este CW ou qualquer outro é pior, apenas levantando a questão). Também como já foi dito a Orient e a Seiko tb são todos in house; a eta pertence a SG então todos os relógios do grupo seriam in house. Sei lá não entendo muito esse negócio de in house, as vezes penso ser frescura  ;D. as vezes me passa pela cabeça: UMA FÁBRICA DE RELÓGIOS QUE NÃO FAZ SEUS MOVIMENTOS NÃO É FÁBRICA DE RELÓGIOS APENAS FÁBRICA DE CAIXAS DE RELÓGIOS?!?! já falei grozopas de mais por hoje. abraços.
sic transit gloria mundi

*

vinniearques

Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #18 Online: 03 Julho 2014 às 13:27:33 »
UMA FÁBRICA DE RELÓGIOS QUE NÃO FAZ SEUS MOVIMENTOS NÃO É FÁBRICA DE RELÓGIOS APENAS FÁBRICA DE CAIXAS DE RELÓGIOS?!?!

E se for pensar que muitas marcas compras suas caixas de fora, de uma terceira empresa normalmente asiatica....

Ai não sobra quase nada né?

 ;D ;D ;D ;D

Re: Christopher Ward C9 - 5 days in-house
« Resposta #19 Online: 03 Julho 2014 às 13:34:00 »
UMA FÁBRICA DE RELÓGIOS QUE NÃO FAZ SEUS MOVIMENTOS NÃO É FÁBRICA DE RELÓGIOS APENAS FÁBRICA DE CAIXAS DE RELÓGIOS?!?!

E se for pensar que muitas marcas compras suas caixas de fora, de uma terceira empresa normalmente asiatica....

Ai não sobra quase nada né?

 ;D ;D ;D ;D

Vinnie aí é quenem "fábrica de carro" = MONTADORA só junta as peças kkkk
sic transit gloria mundi