Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?

  • 12 Respostas
  • 9212 Visualizações
Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?
« Online: 29 Agosto 2014 às 22:19:37 »
Amigos
Sei que não se trata de uma relógio mecânico, mas comprei há uns anos, no Free Shop, um Cronógrafo Tissot PRC200, a quartz  :-X
Usei por alguns dias o relógio e depois o guardei por alguns anos.
Ao fuçar nas minhas coisas notei que a bateria havia acabado.
Levei a um relojoeiro e troquei a bateria.
No entanto, notei que o ponteiro que marca 1/10 de segundo (cronógrafo) ao invés de apontar para "o meio dia", ou seja, para o número 10 (no caso), está "atrasado" dor 1/10 de segundo, apontado para o número 9.
Uma imagem, da internet, para ilustrar o ponteiro apontando para o 10.

O que poderia ser isso?
Procurei no manual e não achei nada.
abraços
Fazzolari

 

Re: Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?
« Resposta #1 Online: 29 Agosto 2014 às 23:02:39 »
No manual há um item explicando como "resetar" os cronos.

Veja neste exemplo, na página 2.
http://support.tissot.ch/usersmanual/143-en.pdf

Re: Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?
« Resposta #2 Online: 30 Agosto 2014 às 01:01:42 »
No manual há um item explicando como "resetar" os cronos.

Veja neste exemplo, na página 2.
http://support.tissot.ch/usersmanual/143-en.pdf


Uma pena que nesse fórum não exista a função "like this"... se houve a pressionaria umas 200X.... não achei fosse coisa tão simples (e que não há no manual que veio com o brinquedo).

Obrigado Castro!

Re: Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?
« Resposta #3 Online: 30 Agosto 2014 às 11:14:24 »
Disponha, amigo. Eu tb tenho esse PRC200... E o manual é bem completo e tem essa explicação, não sei se nos modelos mais novos mudaram o manual, mas, costuma vir explicando.

Abraços!

Re: Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?
« Resposta #4 Online: 02 Setembro 2014 às 12:15:52 »
Disponha, amigo. Eu tb tenho esse PRC200... E o manual é bem completo e tem essa explicação, não sei se nos modelos mais novos mudaram o manual, mas, costuma vir explicando.

Abraços!

O meu comprei em 2011. Veio naquela caixa cheia de livretos e catálogos... mas confesso não ter encontrado o manual.
De toda forma sua ajuda foi muito valiosa!
abraços

Re: Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?
« Resposta #5 Online: 02 Setembro 2014 às 13:14:51 »
Disponha, amigo. Eu tb tenho esse PRC200... E o manual é bem completo e tem essa explicação, não sei se nos modelos mais novos mudaram o manual, mas, costuma vir explicando.

Abraços!

O meu comprei em 2011. Veio naquela caixa cheia de livretos e catálogos... mas confesso não ter encontrado o manual.
De toda forma sua ajuda foi muito valiosa!
abraços

O manual vem nas "gavetinhas" que ficam nas laterais internas do estojo.

Re: Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?
« Resposta #6 Online: 02 Setembro 2014 às 14:35:17 »
Ah... chegando em casa eu vou procurar neste local.

A caixa deste relógio chega a ser mais legal que ele  ;D ;D ;D

abraços

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?
« Resposta #7 Online: 02 Setembro 2014 às 15:11:23 »
Todos esses movimentos atuam do mesmo modo: no modo de ajuste via coroa, você vai apertando de um em um o botão do crono, que passa a adiantar de um em um centésimo. Meu irmão tem um Tissot assim e já teve também Breitling. O sistema é sempre o mesmo.


Flávio

Re: Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?
« Resposta #8 Online: 02 Setembro 2014 às 15:12:02 »
Esses relógios mecaquartz tem essa complicação mesmo, eu tinha um Cartier que só consegui resolver depois de uma exaustiva procura pela net, até postei aqui a solução para ficar gravado a quem quiser resolver.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?
« Resposta #9 Online: 02 Setembro 2014 às 15:26:57 »
Estrela, mas os mecaquartz tem um modo de ajuste diferente. Esses cronos que possuem esse ajuste de puxar coroa e, depois, apertar o crono de um em um, são baseados num modelo totalmente eletrônico da ETA. Os únicos mecaquartz que tiveram alguma penetração no mercado (foram muito usados pela Omega, Bulgari e Cartier), eram baseados num modelo da Frederic Piguet que, sinceramente, não faço a mínima ideia de como se ajusta.

E fugindo do tópico mas dentro do tópico ainda: movimentos EXTREMAMENTE complexos, bem acabados e avançados estes da Piguet. Mas o mero conceito (um módulo completamente mecânico para o crono e algo quartz para movimentar tudo) nunca me seduziu. Fonte de problemas, pelo menos na teoria.

Aliás Adriano, você chegou a ver problemas nestes Piguets ou eles "aguentavam" o pau. Sumiram do mercado, nunca mais vi nada equipado com tais movimentos.


Flávio

Re: Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?
« Resposta #10 Online: 02 Setembro 2014 às 15:34:14 »
Realmente não sou iguais eu postei aqui só pela questão do ajuste em si que é um saco, mais usei a expressão errada a respeito do movimento.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?
« Resposta #11 Online: 02 Setembro 2014 às 15:44:41 »
Os ETA G10.xxx, G15.xxx e 251.xxx em sua maioria se ajusta assim. Mas os Ronda, Technotime, Citizen, Seiko, são diferentes. Cada um tem um sistema mas nenhum é muito complicado. Em alguns, você puxa a coroa numa posição que não a neutra, e em um botão seleciona o submostrador a ser ajustado, e no outro botão faz o ajuste. Alguns tem que apertar ambos os botões para entrar no modo de ajuste. Enfim, cada mecanismo é de um jeito.

Não, nunca vi problema crônico nesses Mecaquartz. A maioria que aparece para conserto é porque foi muito mexido por curiosos. As peças dele são caras, circuito, bobina... aí os caras tentam recuperar por aí e terminam de estragar ele. Defeito mecânico não é comum.

Eu acho que deixaram de usar ele porque ele é simplesmente "pointless". Qual a vantagem de um crono mecânico sobre uma base a quartzo? Honestamente só serve para gastar mais pilha, e gasta tanto que, quando o cara vai ver, ela já esgotou, já vazou, e o circuito já foi pro brejo...

Abraços!

Adriano

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?
« Resposta #12 Online: 02 Setembro 2014 às 17:08:41 »
Creio que esse Cartier a que o Estrela se refere é o Chrono Reflex, que é o Cartier 212P, que é o Piaget 212.

Corrijam-me, mas esse movimento é totalmente a quartzo.

Começa pelo ajuste das horas, que é um pé no saco.

Jamais dei a "sorte" de ter de ser obrigado a zerá-lo. Na web é possível encontrar instruções para mexer nele sem perder a paciência.

Fora isso, é muito resistente. Desde que, claro, a manutenção seja feita por mãos capacitadas.

Dic