Omega e alguns calibres

  • 28 Respostas
  • 10062 Visualizações
*

Enéias

Omega e alguns calibres
« Online: 05 Junho 2009 às 21:55:20 »
Caros amigos:

Estive no centro de Sampa hoje e encontrei vários amigos num lugar comum: a oficina do Jorge relojoeiro. Eis que um amigo apareceu com um omega magnífico e me disse que era equipado com o calibre 1001. Na hora eu perdi a paixão pelo relógio. Na discussão foi posto que:

1. da série 1000 o calibre 1001 é fenomenal (equipa o Jacques Cousteau?);
2. os calibres 1011 e 1012 são ruins e os 1021 e 1022 são péssimos.

Não sei se os calibres são exatamente nesta sequência.

A pergunta que faço é: o calibre 1001 é de fato algo especial?

Sem comparar com a série 500, podemos afirmar que a série 1000 é de qualidade?
 ???

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #1 Online: 05 Junho 2009 às 22:09:27 »
Caros amigos:

Estive no centro de Sampa hoje e encontrei vários amigos num lugar comum: a oficina do Jorge relojoeiro. Eis que um amigo apareceu com um omega magnífico e me disse que era equipado com o calibre 1001. Na hora eu perdi a paixão pelo relógio. Na discussão foi posto que:

1. da série 1000 o calibre 1001 é fenomenal (equipa o Jacques Cousteau?);
2. os calibres 1011 e 1012 são ruins e os 1021 e 1022 são péssimos.

Não sei se os calibres são exatamente nesta sequência.

A pergunta que faço é: o calibre 1001 é de fato algo especial?

Sem comparar com a série 500, podemos afirmar que a série 1000 é de qualidade?
 ???


Oi Enéias,


É no centro que se aprende também! ;D, mas não exatamente alí...........um pouco prá lá!......
O calibre 1001 não equipou o dito Jacques Couteau (Seamaster 600 ) e sim modelos da família Constellation (Certificação de cronômetro)
Foi o calibre 1002 que equipou o Seamaster 600M (sem os ajustes nas posições...não cronômetro)

Sim, são de qualidade...........e mais precisos também (os da série 500 - 19.800 A/H, e estes 1000......28.800 A/H), mas o colecionador de maneira geral prefere os da série 500.......são mais belos sob o ponto de vista visual mesmo!!!..............geralmente os modelos equipados com calibres da série 1000, não são tão bacanas......mas está na série 1000...........alguns interessantes, e bem raros..........o Seamaster 1.000M por exemplo.........calibre 1012
em resumo, uma questão de época............anos 60 (500), anos 70(1000)

Abs

Gravina
« Última modificação: 05 Junho 2009 às 22:28:29 por Gravina »

*

ACPavanato

Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #2 Online: 05 Junho 2009 às 22:37:57 »
Aproveitando o tópico, gostaria de saber um pouco também da série 7xx da Omega.  ;)  ???  :-\


Obrigado!

Abraços!

ACPavanato

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #3 Online: 05 Junho 2009 às 22:39:10 »
Poxa vida, como é que o sujeito tem coragem de falar que um movimento Omega (desenvolvido em conjunto e fabricado pela Lemania) pode ser "ruim" ou "péssimo"? Só se ele estiver acostumado apenas com Patek, Vacheron, AP, JLC, etc., como o Walt Odets...

É cada história que eu ouço... e sempre vem lá dos "caras do Centro"... ::)
O pessoal de lá é meio tantã? ???

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #4 Online: 05 Junho 2009 às 22:54:15 »
 ;D ;D ;D

Alguns desses "caras do centro",...

São mais "periféricos" que bunda de índio!
 ;) ;D

Abraços!
 ;D  ;D  ;D

Alberto

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #5 Online: 05 Junho 2009 às 23:31:08 »
Aproveitando o tópico, gostaria de saber um pouco também da série 7xx da Omega.  ;)  ???  :-\


Obrigado!

Abraços!

ACPavanato

Oi Pavanato,

A série 700, é grande.......tem até ETA na parada!
Creio que o amigo quer saber sobre os 750, 751, e 752....................basicamente idênticos aos 500 (550 a 565), só que com calendário duplo!  (todos com 27,90 mm de diâmetro)

Existem outros da série 700, que equiparam alguns Constellations 710,711,712, 715,716 e 717.........uma máquina plana!

Caso queira todos desta série, é só falar! ;)

Abs

Gravina

*

ACPavanato

Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #6 Online: 05 Junho 2009 às 23:52:42 »
Aproveitando o tópico, gostaria de saber um pouco também da série 7xx da Omega.  ;)  ???  :-\


Obrigado!

Abraços!

ACPavanato

Oi Pavanato,

A série 700, é grande.......tem até ETA na parada!
Creio que o amigo quer saber sobre os 750, 751, e 752....................basicamente idênticos aos 500 (550 a 565), só que com calendário duplo!  (todos com 27,90 mm de diâmetro)

Existem outros da série 700, que equiparam alguns Constellations 710,711,712, 715,716 e 717.........uma máquina plana!

Caso queira todos desta série, é só falar! ;)

Abs

Gravina

Sim Gravina, é sobre os 750, 751 e 752 que gostaria de saber.  ;)  ;)  ;)

Pois tenho um Constellation e um Dynamic equipados com o 751 (os dois com duplo calendário).

Perdoe-me se estiver equivocado, mas não estou com as fotos aqui/agora, para confirmar, mas tenho quase certeza que são sim os 2 com o 751.

Abraços e obrigado!

ACPavanato

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #7 Online: 06 Junho 2009 às 00:06:34 »
Aproveitando o tópico, gostaria de saber um pouco também da série 7xx da Omega.  ;)  ???  :-\


Obrigado!

Abraços!

ACPavanato

Oi Pavanato,

A série 700, é grande.......tem até ETA na parada!
Creio que o amigo quer saber sobre os 750, 751, e 752....................basicamente idênticos aos 500 (550 a 565), só que com calendário duplo!  (todos com 27,90 mm de diâmetro)

Existem outros da série 700, que equiparam alguns Constellations 710,711,712, 715,716 e 717.........uma máquina plana!

Caso queira todos desta série, é só falar! ;)

Abs

Gravina

Sim Gravina, é sobre os 750, 751 e 752 que gostaria de saber.  ;)  ;)  ;)

Pois tenho um Constellation e um Dynamic equipados com o 751 (os dois com duplo calendário).

Perdoe-me se estiver equivocado, mas não estou com as fotos aqui/agora, para confirmar, mas tenho quase certeza que são sim os 2 com o 751.

Abraços e obrigado!

ACPavanato

Oi Pavanato,
O Constellation, com certeza é 751, mas creio que especificamente o Dynamic esteja com um 752
Consta que o 751 equipou as famílias Seamaster e Constellation, já o 752 equipou as famílias Seamaster, Genéve e Dynamic
O calibre 751 é com certificação de cronômetro, e aqueles Seamaster equipados com ele, são certificados!

Abração

Gravina

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #8 Online: 06 Junho 2009 às 10:25:35 »
Poxa vida, como é que o sujeito tem coragem de falar que um movimento Omega (desenvolvido em conjunto e fabricado pela Lemania) pode ser "ruim" ou "péssimo"? Só se ele estiver acostumado apenas com Patek, Vacheron, AP, JLC, etc., como o Walt Odets...

É cada história que eu ouço... e sempre vem lá dos "caras do Centro"... ::)
O pessoal de lá é meio tantã? ???

Abraço,

Igor

E aquele que me disse que o 1022 é descartável? E, na época, eu acreditei...
Abraços,

SANDRO

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #9 Online: 06 Junho 2009 às 12:34:21 »
Olá a todos !!!

Tenho um Seamaster com calibre 1012 e não troco por nada !! nunca me deu problema, uso no dia a dia, faz tempo !

Acho que o preconceito contra estas máquinas é que de fato são muito feias em relação a série 500, que são as máquinas mais bonitas que a Omega fez ( minha opinião ) mas em questões técnicas .. sei não ....  mas acho que a série 1000, leva uma pequena vantagem, pelo menos o meu relojoeiro, que ensinou muitos outros na profissão e alguns até famosos e conhecido por todos, prefere a sére 1000 ( técnicamente ).

Daniel

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #10 Online: 06 Junho 2009 às 14:20:28 »
Olha, o próprio site da Omega diz que os calibres da série 100X possuíam um defeito de projeto que impedia uma correta carga e boa amplitude do balanço, o que foi corrigido nos 102x. Então, tirem suas conclusões a partir daí.


Flávio

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #11 Online: 06 Junho 2009 às 14:51:07 »
Sim!!!...exatamente!!!.........mas, nada que atrapalhe de forma a aborrecer o seu comum usuário!!!............trilhões foram fabricados, e ainda andam por aí..........passados mais de 30 anos.


Abs

Gravina

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #12 Online: 06 Junho 2009 às 16:08:18 »
Bom, Flávio, até aí os 3303 também tiveram problemas em seu início de produção, mas nem por isso hoje são calibres "ruins", ou "péssimos".
Se foram consertados depois, então tá limpo!

Nego que fala que a série 1000 é ruim, ou está usando mal a palavra ou então está sendo esnobe...

Ruim são os cronos Pierce. Ruim é um Sicura. Um Omega nunca é ruim, é "melhor" ou é "pior" que X movimento, mas não "ruim".

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #13 Online: 06 Junho 2009 às 16:37:56 »
Claro, de modo algum eram calibres ruins! Tinham base Lemania e, na verdade, o errinho, vamos dizer assim, de projeto, foi corrigido ainda na mesma série de calibres, a 102X. São excelentes movimentos. Mas os anteriores pegaram melhor fama pois foram usados durante décadas e estavam no ápice do seu desenvolvimento. E, visualmente falando, mas gosto não se discute, eram mais bonitos. Porém, a performance dos novos 1000 era igual ou superior aos antigos, quando ajustados, principalmente pela adoção de uma maior frequência.


Flávio

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #14 Online: 06 Junho 2009 às 17:31:42 »
Bom, Flávio, até aí os 3303 também tiveram problemas em seu início de produção, mas nem por isso hoje são calibres "ruins", ou "péssimos".
Se foram consertados depois, então tá limpo!

Nego que fala que a série 1000 é ruim, ou está usando mal a palavra ou então está sendo esnobe...

Ruim são os cronos Pierce. Ruim é um Sicura. Um Omega nunca é ruim, é "melhor" ou é "pior" que X movimento, mas não "ruim".

Abraço,

Igor

Igor, os cronos Pierce são iguais aos Landeron?
Pergunto pela má fama dos Landeron. Eu tenho um e funciona com ótima precisão, desde que bem cuidado.
Abraços,

SANDRO

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #15 Online: 06 Junho 2009 às 19:03:01 »
E, visualmente falando, mas gosto não se discute, eram mais bonitos. Porém, a performance dos novos 1000 era igual ou superior aos antigos, quando ajustados, principalmente pela adoção de uma maior frequência.

No quesito beleza, nem tem o que discutir. Acredito que 99,99999% da população acha os calibres da série 500 mais bonitos que os da série 1000, e eu estou entre eles, claro!

Acredito que a série 500 foi abandonada por não ter mais para onde evoluir. Os calibres da série 1000 são muito mais modernos: high beat (28.000 bph), hack e câmbio rápido, e tudo isso contido no mesmo diâmetro e com menos espessura.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #16 Online: 06 Junho 2009 às 19:14:29 »
Igor, os cronos Pierce são iguais aos Landeron?

Nãããão!
Os Pierce são ruins mesmo! Foram mal projetados e não funcionavam bem nem quando novos. Acho que eram muito modernos para seu tempo. Um calibre fracassado.

Os Landerons são baratos e bem simples, o mais simples possível para a época em que foram projetados. Mas não ruins.
O que não dá é comparar um Landeron com Valjoux, ou Lemania, etc., pois são outra liga.

Se você compra um Landeron sabendo que está levando um movimento barato e simples, então está bem, e ninguém se decepciona.

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #17 Online: 06 Junho 2009 às 21:16:50 »
Os 1010 e 1020 são evoluções dos 1000. Possuem molas mais simplificadas, por exemplo. Suas peças são bem mais abundantes também.

O caso da série 1000 é o seguinte: a Omega deixou de produzir a linha 500 e 700, com desenho muito bonito, acabamento primoroso, para fazer os 1000, máquina feinha, sem muita decoração, sem muito chanfro nas pontes e platinas... Conclusão dos leigos e "ditos" entendidos: a máquina é pior que as antigas. E aí logo viraram ruins...

Na prática, são facílimas de se trabalhar, raríssimas vezes dão problema de carregamento, com indíce muitíssimo menor que qualquer outro mecanismo, inclusive da própria Omega, e possuem uma puta precisão. Impossível contar quantas séries 1000 já vi serem revisadas. Vi várias, várias, sairem dentro do COSC apenas com revisão e troca de corda e nunca vi nenhuma com problema de carregamento de corda.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #18 Online: 06 Junho 2009 às 21:35:19 »
Do site da Omega, sobre os calibres da série 1000:

http://www.omega.ch/index.php?id=535


Flávio

*

Enéias

Re: Omega e alguns calibres
« Resposta #19 Online: 06 Junho 2009 às 22:01:23 »
Muito bem...

Sou um que não gosto do visual da série 1000, mas nada me impedirá de ter um omega com movimento desta linha. Pretendo um modelo diferenciado, claro.