BMW made in Brazil!

  • 58 Respostas
  • 17152 Visualizações
*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
BMW made in Brazil!
« Online: 10 Outubro 2014 às 17:21:22 »
http://m.estadao.com.br/noticias/economia,bmw-inaugura-fabrica-em-araquari--,1574537,0.htm

Tem coisa que não dá! É o mesmo que um ROLEX fabricado na ZFM!

*

Offline helio

  • *****
  • 903
    • Ver perfil
Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #1 Online: 10 Outubro 2014 às 17:52:31 »
Você esta sendo maldoso, afinal lá são robôs que montam e aqui é manufatura ;).
Curiosamente a primeira declaração: NADA MUDA NA TAV{BELA DE PREÇOS
Mais curioso a Motorrad quando passou a montar as GS800 e GS650 por aqui baixou o preço nuns 20% :o.
[]s

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #2 Online: 10 Outubro 2014 às 17:54:44 »
Não sei. Não sei se é a mesma comparação. Vou dar uma opinião que é exclusiva, pessoal e intransferível. Se estivessemos falando de se fazer um Rolls-Royce fabricado fora da Inglaterra, um Bentley... Um Porsche fabricado fora da Alemanha... E dentro da BMW, se estivessemos falando de BMW M, ou qualquer coisa acima da série 5, vá lá... Mas estamos falando de série 1, X1, 320i... É só brasileiro que trata isso como "obras de arte da engenharia automobilística alemã" (e não me refiro ao autor do tópico, mas ao pensamento do cidadão médio) ao ponto de ser uma heresia fabricá-los fora da Alemanha. Na Europa, nos EUA, isso é carro para "bater", o cara usa, usa, e depois joga fora, e não quer nem saber onde foi feito. Nesses países o cara não compra um série 1 e trata-o como "meu precioso carro alemão" nem desfila com ele.

Esse negócio de colocar adesivo "Há dois tipos de pessoas no mundo: os que têm um Mercedes, e os que sonham em ter" no vidro traseiro de um Classe A é coisa de alma miserável. Não estou inventando isso: eu vi com meus próprios olhos esse adesivo e tenho testemunhas. Ah, detalhe: o acento no "têm" foi por minha conta, pois óbvio que o "original" não tinha. É coisa de povo que compra Tissot de R$ 1.000,00 e não quer que a assistência técnica abra o relógio para que o ar da Suíça que está dentro dele não escape. Isso também é fato, não é invenção da minha cabeça.

Então será mesmo que um série 1 é um objeto intocável assim que seria heresia não ser fabricado por mãos, ou melhor, máquinas alemãs?

Se fizessem série 7 por aqui, ou um M3 GTS, aí eu concordaria com a heresia. Se eu comprasse um produto desses, faria questão que ele fosse montado e inspecionado por alemães. Mas isso aí?

Resumindo em poucas palavras: qualquer BMW M, ou série 5 para cima, é luxo, e aí, é comparável com um Rolex. Mas série 1 e 320i só é luxo em mercados miseráveis. Para o resto do mundo é um produto de consumo como qualquer outro.

E falemos do ponto de vista prático: isso tem impacto real, palpável, sobre a qualidade? Ou é só porque um "precioso" 320i perderia a "aura" de vir com o ar da Alemanha dentro dele?

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 10 Outubro 2014 às 17:57:22 por Adriano »

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #3 Online: 10 Outubro 2014 às 18:19:09 »
Amigo Adriano, essa do classe A é coisa de vintém, mesmo... :-\ Eles andam em todo o lado, não são somente fabricados por aí... ;) ;D ::)

Com sorte, esse "feliz" proprietário já terá o seu classe A com motor Renault... ;D

Uma coisa é um BMW M5, um Mercedes E63 AMG ou RS6(nem falando de Ferraris, RR, etc)...séries 1, classe A, Audi A1, VW Golf, 320d...bons, mas meros carros utilitários/pequenos familiares, bons, sim, mas utilitários de dia-a-dia.

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #4 Online: 10 Outubro 2014 às 19:04:34 »
E não Irão baixar nem um centavo.

Só rindo.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

*

flavio

Re:
« Resposta #5 Online: 10 Outubro 2014 às 19:25:37 »
Não podem baixar por nicho de mercado. Agora me falem uma coisa. Essas série 3 daqui são alemãs? Pergunto isso porque os audi mais simples são todos fabricados no leste europeu, se não me falha a memória Hungria. Flávio

Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #6 Online: 10 Outubro 2014 às 19:54:34 »
Lembrando que a Mercedes produz os classe C no Brasil há anos e os exporta para a EUA, Alemanha e outros países... Então, essa conversa de qualidade duvidosa não cola muito.

Edit: só para ilustrar, uma notícia com 14 anos, sobre o assunto http://veja.abril.com.br/130900/p_073.html
« Última modificação: 10 Outubro 2014 às 20:01:50 por dsmcastro »

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #7 Online: 10 Outubro 2014 às 20:11:32 »
Os novos A3 são fabricados na Hungria, sim, parece que os novos A4 também irão ser.

O resto é quase tudo na Alemanha. A VW p. ex. tem aqui em Portugal a AutoEuropa que fabrica os monovolumes Sharan, o cabrio Eos e o Scirocco.

Tirando a nata(Ferrari, Lamborghini, RR, Bentley, AM, os topos M, AMG, equipa dos quattro - RS e R8, etc) não vejo mal maior a fabricação ser noutro país que não o originário da marca.

Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline helio

  • *****
  • 903
    • Ver perfil
Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #8 Online: 10 Outubro 2014 às 20:18:44 »
Na Discovery passou um MegaMaquinas da fábrica do X3, show. Quanto a montagem o XC60 da Volvo é montado na Bélgica e nem por isso tem qualidade inferior, e da mesma maneira muitos modelos de luxo são montados fora das nações mães, questão de preço ou mesmo logistica. Agora voltando ao inicio do tópico se você ver a reportagem o carro é montado aqui (nem pintado é pq não foi montada a oficina de pintura), mas tem uma foto de um funcionário colocando o parabrisas dianteiro, algo que na linha do X3 é feita por robôs, bem como toda montagem de partes moveis. Não sei se a BMW vai montar algo assim aqui, pela imprensao que haviam sido veiculado era quão complicado era para ela conseguir todas as licenças necessárias para operar :-X.
Quanto ao Classe A, foi um fracasso, o publico da Mercedes fala: 'aguilo é um Mercedes?!', o publico que não tem pensa:' Mas aquilo é um Mercedes $$$$!!!!!' Virou case, talvez por isto existam os Smarts para desvincular a marca mãe.
Meu primo comprou um 320, R$6.000,00 a mais que um Passat e ainda facilitado, e como ele diz a percepção do sexo oposto é muito melhor,, mas preço de carro no Brasil parece coisa de vidente, tem carro de $24,000.00 custando mais que modelos de $40,000.00.
Se você pensar em segurança no Brasil, qualquer carro que não seja um Mercedes ou um BMW é infinitamente menos visado (talvez os Audi tmb), mesmo que custe o dobro que um deles. É o mesmo caso da Rolex, chama mais atenção do publico médio que modelos muito mais caros, é marqueting ::).
[]s
« Última modificação: 10 Outubro 2014 às 20:20:31 por helio »

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #9 Online: 11 Outubro 2014 às 14:45:00 »
"All your base are belong to us"

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #10 Online: 11 Outubro 2014 às 17:00:01 »
Adriano e Schutz, muito bom!!!!

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #11 Online: 11 Outubro 2014 às 17:41:18 »
é, brasil na contra-mão da história.

na verdade, a instalação dessa fábrica e de outras ao redor do mundo, basicamente nos países emergentes é a indústria tentando se manter.  enquanto os mercados dos países centrais estão dando sinais de esgotamento, no terceiro mundo parece ainda haver mercado a ser preenchido.  pra se entender do que falo, das tendências do mercado, dois links:

http://super.abril.com.br/blogs/planeta/hamburgo-na-alemanha-quer-tirar-carros-das-ruas-em-20-anos/

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/07/1314591-analise-montadoras-ja-se-preocupam-com-desinteresse-em-dirigir.shtml

o fato é que empresas como BMW, que possuem planejamento estratégico de longos anos, já preveem pressões futuras para que deixem de produzir na alemanha. e daí sim vale à pena ter outras plantas para produzir os carros mais básicos, mais perto de seus mercados consumidores e fora da europa onde mais cedo ou mais tarde enfrentarão desestímulos.

temos que lembrar que a indústria automobilística é das que menos emprega por US$ 1 milhão, diferentemente de outros setores.

e não dá pra tentarmos analisar esse mercado como se analisa o mercado de relógios, que são bens que podemos ter aos montes e não enfrentamos restrições ao uso.  mesmo hoje sendo um relógio de pulso um bem supérfluo pra qualquer habitante duma cidade grande, onde se vê as horas em qualquer lugar, do celular ao micro-ondas, acredito que nunca se vendeu tanto relógios no mundo.

mas carros tenderão a ter restrições cada vez maiores ao uso, e mesmo à posse.  pra se ter um exemplo, hoje são paulo tem regra para número máximo de garagens a serem construídas em empreendimentos novos (no novo PDE), acompanhando outras cidades ao redor do mundo, como paris, amsterdam, londres ou n. york. e como citou o secretário de saúde do município numa reunião intersecretarial da qual participei há algumas semanas, hoje, qualquer restrição ao uso de carros em cidades grandes é bem vinda.

ainda tem gente que sonha com carros e etc.  mas é um mercado que já começou seu declínio. será lento, mas mesmo no brasil dá sinais de esgotamento (cerca de 25% de inadimplência nos financiamentos, p. ex), mas a se ver.

mas BMW ainda é algo, no brasil, ligado ao mercado de luxo, mesmo nas linhas mais básicas.  ainda tem espaço pra vendas.  ainda tem muita gente que vai gastar uma grana comprando carros caros que podem andar bastante rápido mas só andam lentamente. é o zeitgeist.

p.s. conhecem araquari? é do ladinho de "schoinville",  são chico e de barra do sul. pequena, com  menos de 10 mil ha, que no começo dos anos 80 do século XX, em viagem com meus pais pra resolver questões por ali, ficamos eu e meus dois irmãos rindo ao descobrir que a então única lanchonete da cidade estava fechada pra almoço....

p.s.2 se alguém for passear por lá, recomento pegar a br-280 e subir a serra, visitando tudo pelo caminho pelo menos até rio negrinho. adoro essa estrada, já fiz o trecho rio-negrinho => são chico de bike duas vezes, sempre fa parte dos meus percursos dos giros de bike por s. catarina. sempre rodo uns mil km nesse estado no verão. adoro.

*

Offline Dalll

  • ****
  • 428
    • Ver perfil
Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #12 Online: 11 Outubro 2014 às 19:07:12 »
Também não vejo problemas nenhum na fabricação desses carros em outros países. Vão continuar sendo carros extremamente bem feitos, sólidos, com tecnologia de ponta embsrcada, atendimento diferenciado nas concessionárias da marca, política de mudança da linha(7 anos em média), etc. 
Muito diferente dos Ruinday que andam por aí, KIAs da vida, etc. Esses sim para mim agem de má fé, canibalizam modelos, colocando os preços que querem, fazendo propaganda enganosa (não só por aqui) e não estão nem aí com o consumidor.

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #13 Online: 11 Outubro 2014 às 19:56:18 »

Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #14 Online: 12 Outubro 2014 às 10:16:15 »
Um pouco mais sobre o tema:

http://www.bloomberg.com/news/2014-04-08/bmw-tosses-out-traditional-german-luxury-as-models-shrink.html



Os puristas disseram a mesma coisa quando a Porsche, que ia mal das pernas, lançou o Cayenne, um carro que contrariava toda a história da marca... O que aconteceu foi que o Cayenne se tornou o Porsche mais vendido e ajudou a pôr a fábrica novamente nos eixos, a ponto da Porsche deter cerca de 30% das açōes da VW (hoje o % é menor).

Pensando na história, tradição e posicionamento da marca, açōes como estas podem mesmo no futuro diluir todos esses conceitos, mas sobreviver no mercado tentando manter o prestígio e ainda vender mais é um caminho tortuoso.

Talvez as exceçōes sejam marcas como a Ferrari que, ainda sob comando do Montezemolo, decidiu produzir MENOS para evitar um desgaste da marca (cerca de 7 mil carros por ano... O novo presidente decidiu aumentar este número para 10mil/ano)... Mas a Ferrari é exceção mesmo, pois seu maior faturamento provém de produtos licenciados e não somente de venda de carros.
« Última modificação: 12 Outubro 2014 às 10:18:29 por dsmcastro »

Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #15 Online: 12 Outubro 2014 às 11:00:19 »
Não sei. Não sei se é a mesma comparação. Vou dar uma opinião que é exclusiva, pessoal e intransferível. Se estivessemos falando de se fazer um Rolls-Royce fabricado fora da Inglaterra, um Bentley... Um Porsche fabricado fora da Alemanha... E dentro da BMW, se estivessemos falando de BMW M, ou qualquer coisa acima da série 5, vá lá... Mas estamos falando de série 1, X1, 320i... É só brasileiro que trata isso como "obras de arte da engenharia automobilística alemã" (e não me refiro ao autor do tópico, mas ao pensamento do cidadão médio) ao ponto de ser uma heresia fabricá-los fora da Alemanha. Na Europa, nos EUA, isso é carro para "bater", o cara usa, usa, e depois joga fora, e não quer nem saber onde foi feito. Nesses países o cara não compra um série 1 e trata-o como "meu precioso carro alemão" nem desfila com ele.

Esse negócio de colocar adesivo "Há dois tipos de pessoas no mundo: os que têm um Mercedes, e os que sonham em ter" no vidro traseiro de um Classe A é coisa de alma miserável. Não estou inventando isso: eu vi com meus próprios olhos esse adesivo e tenho testemunhas. Ah, detalhe: o acento no "têm" foi por minha conta, pois óbvio que o "original" não tinha. É coisa de povo que compra Tissot de R$ 1.000,00 e não quer que a assistência técnica abra o relógio para que o ar da Suíça que está dentro dele não escape. Isso também é fato, não é invenção da minha cabeça.

Então será mesmo que um série 1 é um objeto intocável assim que seria heresia não ser fabricado por mãos, ou melhor, máquinas alemãs?

Se fizessem série 7 por aqui, ou um M3 GTS, aí eu concordaria com a heresia. Se eu comprasse um produto desses, faria questão que ele fosse montado e inspecionado por alemães. Mas isso aí?

Resumindo em poucas palavras: qualquer BMW M, ou série 5 para cima, é luxo, e aí, é comparável com um Rolex. Mas série 1 e 320i só é luxo em mercados miseráveis. Para o resto do mundo é um produto de consumo como qualquer outro.

E falemos do ponto de vista prático: isso tem impacto real, palpável, sobre a qualidade? Ou é só porque um "precioso" 320i perderia a "aura" de vir com o ar da Alemanha dentro dele?

Abraços!

Adriano

Só acrescentando "dois dedinhos" na sua argumentação irretocável...

A própria divisão "M" já não é mais a mesma!

A ultima verdadeira obra de arte produzida por eles, foi a serie E34 da M5, que findou a produção em 1995.

Essas eram montadas "a mão" no galpão exclusivo da BMW Motorsport que não existe mais, pois a partir de 1996, elas passaram a sair da linha de montagem.

Não há duvidas que as "M" continuam sendo ícones da performance automotiva, com qualidade inquestionável, mas vejam porque a M5 E34 é considerada pelos puristas "a última série de uma era que se encerrou":

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=ZBELGafbQgM[/youtube]
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #16 Online: 12 Outubro 2014 às 15:38:43 »
Ao mesmo tempo em que alguns dão seus "pitacos", sejam eles positivos ou negativos em relação à marca, senti uma certa "dorzinha" de cotovelo aí....... ;D

Mas agora minha opinião é,  carro hj em dia,  seja qual for a marca ou modelo, é uma péssima aquisição.
Seja lá qual for o motivo.....
Abs.
Neme!

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:
« Resposta #17 Online: 12 Outubro 2014 às 23:09:50 »
Não podem baixar por nicho de mercado. Agora me falem uma coisa. Essas série 3 daqui são alemãs? Pergunto isso porque os audi mais simples são todos fabricados no leste europeu, se não me falha a memória Hungria. Flávio

Não, é na Eslováquia. Mais precisamente em Bratislava.

Estive na fábrica em 2012. Eram alguns Audis (o A4 e o Q7) e alguns VW (os Touareg, na mesma plataforma do Q7, e os Passat - idem A4).

Pode ser que essa ordem tenha mudado.

Dic

Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #18 Online: 13 Outubro 2014 às 05:17:35 »
A grande pergunta sobre BMW feito no Brasil é:

- Vão ter a mesma, exata, identica qualidade?

Não importa se é série 1 ou série 7.  Ambos tem qualidade, todos os modelos da BMW tem qualidade.

Como o Adriano falou, aqui na Europa BMW, Audi, Mercedes em suas linhas "populares" são carros comuns. Há quem compre um Renault com o mesmo dinheiro que compraria um série 3, apenas porque gosta mais do Renault ou porque o Renault tem melhor valor de revenda. 

Mas independente disto, os carros tem qualidade.  Eu tive um série 3 ano 2009 e agora em 2014 comprei um série 3 deste ano, novo. Posso te dizer, são detalhes, são acabamentos realmente diferenciados -   meu amigos aqui em Portugal que também tem variados carros de 2013/2014 eles entram no BMW e sentem a diferença na construção, nos materiais utilizados, etc.

Então voltamos a pergunta inicial:  no Brasil vai ser o mesmo acabamento? a mesma coisa? 

Se pegarmos um Serie 3 brasileiro e um Serie 3 alemao, do mesmo ano e modelo, colocarmos lado-a-lado será possivel ver diferenças?

Realmente não sei a resposta desta pergunta - mas se eu tivesse que apostar dinheiro nisso, eu apostaria que NÃO serão carros idênticos, vão existir algumas diferenças.
Alvaro Carneiro

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: BMW made in Brazil!
« Resposta #19 Online: 13 Outubro 2014 às 09:36:02 »
Bom, estes carros vem em kits para o Brazil, são apenas montados por aqui, o índice de nacionalização é mínimo ainda.

Mas para deixar como exemplo, é bom lembrar que muitos anos atrás fizeram uma comparação do golf alemão e do fabricado por aqui, existia uma grande diferença no número de pontos de soldas da carroceria, tendo o carro alemão uma estrutura mais rígida em função disto.

A VW já abraçou o "jeitinho brasileiro" pela sua longa história no país, creio que com a BMW vai ser diferente, já chegaram mostrando como fazer ao subir esta fábrica em tempo recorde, vamos torcer pelo melhor.

Quanto a críticas ao serie 3, ele e a série 2 são meus carros favoritos, tem o tamanho ideal e o acabamento que espero de um carro neste nível. Não concordo com a afirmação que na Europa é um carro de entrada, não é, o acesso pode ser mais fácil, mas existem muitos carros abaixo deles, e muitas outras marcas que estão realmente no nicho de entrada. É um carro com um custo benefício incrível por lá, e por isso uma escolha bastante racional.

Agora falar que quem tem um aqui se acha patrão é complicado, manolo com iphone já se acha patrão, coisas da nossa terrinha. ;)
"All your base are belong to us"