é, brasil na contra-mão da história.
na verdade, a instalação dessa fábrica e de outras ao redor do mundo, basicamente nos países emergentes é a indústria tentando se manter. enquanto os mercados dos países centrais estão dando sinais de esgotamento, no terceiro mundo parece ainda haver mercado a ser preenchido. pra se entender do que falo, das tendências do mercado, dois links:
http://super.abril.com.br/blogs/planeta/hamburgo-na-alemanha-quer-tirar-carros-das-ruas-em-20-anos/http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/07/1314591-analise-montadoras-ja-se-preocupam-com-desinteresse-em-dirigir.shtmlo fato é que empresas como BMW, que possuem planejamento estratégico de longos anos, já preveem pressões futuras para que deixem de produzir na alemanha. e daí sim vale à pena ter outras plantas para produzir os carros mais básicos, mais perto de seus mercados consumidores e fora da europa onde mais cedo ou mais tarde enfrentarão desestímulos.
temos que lembrar que a indústria automobilística é das que menos emprega por US$ 1 milhão, diferentemente de outros setores.
e não dá pra tentarmos analisar esse mercado como se analisa o mercado de relógios, que são bens que podemos ter aos montes e não enfrentamos restrições ao uso. mesmo hoje sendo um relógio de pulso um bem supérfluo pra qualquer habitante duma cidade grande, onde se vê as horas em qualquer lugar, do celular ao micro-ondas, acredito que nunca se vendeu tanto relógios no mundo.
mas carros tenderão a ter restrições cada vez maiores ao uso, e mesmo à posse. pra se ter um exemplo, hoje são paulo tem regra para número máximo de garagens a serem construídas em empreendimentos novos (no novo PDE), acompanhando outras cidades ao redor do mundo, como paris, amsterdam, londres ou n. york. e como citou o secretário de saúde do município numa reunião intersecretarial da qual participei há algumas semanas, hoje, qualquer restrição ao uso de carros em cidades grandes é bem vinda.
ainda tem gente que sonha com carros e etc. mas é um mercado que já começou seu declínio. será lento, mas mesmo no brasil dá sinais de esgotamento (cerca de 25% de inadimplência nos financiamentos, p. ex), mas a se ver.
mas BMW ainda é algo, no brasil, ligado ao mercado de luxo, mesmo nas linhas mais básicas. ainda tem espaço pra vendas. ainda tem muita gente que vai gastar uma grana comprando carros caros que podem andar bastante rápido mas só andam lentamente. é o zeitgeist.
p.s. conhecem araquari? é do ladinho de "schoinville", são chico e de barra do sul. pequena, com menos de 10 mil ha, que no começo dos anos 80 do século XX, em viagem com meus pais pra resolver questões por ali, ficamos eu e meus dois irmãos rindo ao descobrir que a então única lanchonete da cidade estava fechada pra almoço....
p.s.2 se alguém for passear por lá, recomento pegar a br-280 e subir a serra, visitando tudo pelo caminho pelo menos até rio negrinho. adoro essa estrada, já fiz o trecho rio-negrinho => são chico de bike duas vezes, sempre fa parte dos meus percursos dos giros de bike por s. catarina. sempre rodo uns mil km nesse estado no verão. adoro.