Sim. Eu também creio que o objetivo seja fazer uma espécie de propaganda, pagando (com o custo da operação) para tal.
Até aí eu não vejo problema algum, pois eles certamente estão considerando como investimento.
Mas, há algo que eu não sei avaliar, e eu não faço a mínima ideia.
- Quanto, de fato, custa isto para a marca, e eu falo de custos mesmo, da papelada para registro no Brasil, dos custos de estoques (importações temporárias?) qualificações técnicas (manter profissionais de nível adequado no Brasil), etc.
- Com que "horizonte" eles estariam trabalhando? Se a coisa não caminhar (no tempo) como planejaram eles "sairiam" do nosso mercado numa boa?
E se saírem, isto poderia causar algum dano à imagem da marca?
Bem, quanto a esta última pergunta, ou conjectura, eu tenho um palpite...
Eu acredito que não, que os consumidores da marca tenderiam a imputar o "problema" à falta de condições do nosso mercado e não à marca.
Alberto
PS: (meio off-topic)
Ah!
Sem querer trazer a discussão do outro tópico para cá, apenas para ilustrar um pensamento.
Eu vejo o caso da BMW de forma muito diferente. Afinal, produtos (de entrada, ou não) à parte, eles estão montando uma fábrica, para montagem de seus veículos.
O que qualifica a operação de forma muito diferente.
E um pensamento, no sentido de tentar contribuir com o que aqui já foi dito.
Usando o nosso jargão, não há tantos fabricantes de carros com produtos "in house", a esmagadora maioria é montadora. Mesmo com componentes provenientes de outras unidades do grupo, não é?.
Os BMW que estão sendo montados aqui em Santa Catarina, portanto não são exceção sob este aspecto.
Que grau de integração local (sub fornecedores, etc) estes veículos terão no futuro, eu creio que haverá, mas lenta, e no mínimo gradual.
A minha nora, engenheira, veio (voltou - pois ela é de Joinville) da Ford de Camaçari e já está atualmente trabalhando em uma empresa local (na própria Joinville) que está desenvolvendo componentes fabricados aqui para as futuras etapas dos BMW.
Mas o controle disso tudo é dos alemães.