Prender relógio à caixa e segundeiro central

  • 13 Respostas
  • 4219 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Online: 10 Junho 2009 às 01:40:36 »
Amigos,
fui o infeliz vencedor de um leilão no ML de um relógio chamado Aseikon, parece ser da década de 60.

Sempre dou um lance de R$1,00 e espero o ML me avisar do final do leilão para eu decidir se finalizo ou não, acontece que ninguém deu lance maior e eu levei o relógio por R$1,00 (+ R$13,50 de frete).

O relógio até que funciona, atrasa 5 minutos por dia, mas até que nem é tão feio, o problema é que ele veio sem o aro que prende o movimento à caixa e veio sem o ponteiro dos segundos.

Gostaria de uma solução para pelo menos prender esse movimento à caixa, não quero gastar dinheiro com esse relógio, acho que não vale a pena.

Se conseguisse um ponteiro de segundos que pudesse adaptar seria a glória.

Sobre o atraso dele, alguém teria a bondade de me ensinar a mexer naquela regulagem do balanço para tentar minimizar isso?
De resto, a reserva de marcha está passando das 40 horas, é a corda manual, mostrador está bem ferradinho, mas pelo preço  ::)

Seguem fotos:






Essas fotos foram tiradas à noite e precisei usar flash, por isso não ficaram tão boas, essa semana se tiver tempo tiro umas fotos melhores pra postar.
Um abraço
Fábio

*

Offline jeans

  • *****
  • 521
    • Ver perfil
Re: Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Resposta #1 Online: 10 Junho 2009 às 07:22:23 »
Me desculpe pular a tua pergunta principal, não respondo por não ser técnico no assunto. Mas gostaria de dizer que o relógio está novo, um polimento na caixa e no vidro(é acrílico né?) o bicho ficará novinho em folha. Parabéns.

[]`s Jean.
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Resposta #2 Online: 10 Junho 2009 às 08:57:38 »
Mas gostaria de dizer que o relógio está novo, um polimento na caixa e no vidro(é acrílico né?) o bicho ficará novinho em folha.

Ah Jean, tá brincando, né?
Não quero desmerecer o relógio do colega, mas o mostrador está detonado!

Olha Fábio, eu acho o máximo os tópicos do tipo antes-e-depois dos nossos amigos restauradores, e, quando possível, sempre incentivo a restauração. No entanto, infelizmente, tenho de corroborar com sua afirmação: não vale a pena pôr dinheiro em cima desse relógio.
Esta máquina, pin lever, é bem ruinzinha em termos de precisão e nasceu para ser descartável. E aparentemente falta mais do que apenas o ponteiro de segundos (o eixo ao qual este ponteiro é fixado está ausente na foto).
Não sei se algum relojoeiro conseguirá restaurar tal máquina, e mesmo que conseguir, o preço inviabilizará o negócio.

Se eu fosse você, e estou consciente de que talvez apenas eu tenha essa opinião pessimista, desistiria do relógio agora, para não colocar dinheiro bom em cima de coisa ruim... Lamento!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Resposta #3 Online: 10 Junho 2009 às 09:02:35 »

Ah Jean, tá brincando, né?
Não quero desmerecer o relógio do colega, mas o mostrador está detonado!

Olha Fábio, eu acho o máximo os tópicos do tipo antes-e-depois dos nossos amigos restauradores, e, quando possível, sempre incentivo a restauração. No entanto, infelizmente, tenho de corroborar com sua afirmação: não vale a pena pôr dinheiro em cima desse relógio.
Esta máquina, pin lever, é bem ruinzinha em termos de precisão e nasceu para ser descartável. E aparentemente falta mais do que apenas o ponteiro de segundos (o eixo ao qual este ponteiro é fixado está ausente na foto).
Não sei se algum relojoeiro conseguirá restaurar tal máquina, e mesmo que conseguir, o preço inviabilizará o negócio.

Se eu fosse você, e estou consciente de que talvez apenas eu tenha essa opinião pessimista, desistiria do relógio agora, para não colocar dinheiro bom em cima de coisa ruim... Lamento!

Um abraço,

Igor

É a mais pura realidade amigo Fabio.

Conversamos sobre isso no sábado, não vale a pena investir neste relógio.

Sei que vc gostou do relógio. Mas pense pelo lado positivo, voce gastou quase nada pra comprar ele.

Lá na feira tem coisa muito boa e por preços excelentes. Esquece este aí e parte pra outro  ;)

Abraços,
Jose A.




« Última modificação: 10 Junho 2009 às 09:10:29 por zE_ »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Resposta #4 Online: 10 Junho 2009 às 11:53:27 »
Então amigos, vamos por partes.
Eu não pretendo e nem quero gastar nada nesse relógio, apenas gostaria de melhorá-lo dentro do possível (custo zero).

O vidro é acrílico e está novo, foi trocado pela antiga vendedora e a caixa está bem nova também, o mostrador é que está detonadasso mesmo, mas vai ficar assim mesmo.

Quanto ao ponteiro dos segundos, não faz falta realmente o relógio continua marcando o tempo normalmente, apenas gosto de vê-lo passeando pelo mostrador, odeio relógio sem segundeiro (e esse já é o segundo  :-\ ), mas gastar dinheiro neca, se tiver que gastar vai ficar assim mesmo.

O que mais me incomoda é o fato do movimento estar solto dentro da caixa, isso que queria resolver, pois incomoda mesmo (não atrapalha em nada, mas incomoda).
Conversei até com o Ze no sábado, minha idéia é pegar um pedaço de papel e fazer um calço à volta do movimento ou uma espuma, isopor, sei lá, uma solução caseira mesmo, alguma dica para isso?

Outra questão é quanto ao atraso (ele atrasa de 5 a 7 minutos ao dia), tem como melhorar isso? Tem uma regulagem ali no movimento, mas não sei como mexer nisso, é um bom relógio para eu começar a brincar hein, kkkkkkk.

Ou seja, tudo que pretendo fazer é a custo zero, só para tentar melhorar um pouquinho a criança.

Depois vou tirar fotos melhores, além dele tem uma caixa para guardar relógios e um Seiko novo  ;)
Um abraço
Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Resposta #5 Online: 10 Junho 2009 às 15:12:34 »
...
,,, minha idéia é pegar um pedaço de papel e fazer um calço à volta do movimento ou uma espuma, isopor, sei lá, uma solução caseira mesmo, alguma dica para isso?
...


Salve!

Fábio,
Olha,...
A dica seria não usar nada disso que você mencionou.
Estes não são materiais rígidos o suficiente e, dentre outras coisas, podem "apodrecer" com o tempo e (alguma eventual) umidade, soltar pedaços, etc.

Tente conseguir um aro (grátis) de metall ou mesmo de plástico.


Mas,... Se não conseguir,...
Diretamente do setor de "não faça isso em casa" (com seus relógios bons...  ;)  ;D)
Eu já vi a seguinte "gambiarra"...

Sabe aquelas tampinhas de refrigerantes?
Ok. Na parte de baixo delas há um anel, que fica preso à garrafa, certo?
Pois bem, o "Mago das Gambiarras", escolheu uma de tamanho adequado (há garrafas de isotônicos com tampas maiores), cortou no tamanho correto (não foi preciso fechar o "aro") e ajustou a coisa lá entre o movimento e a caixa,...  :-\
 ;D  ;D  ;D

É, meu amigo...

É uma Gam-bi-ar-ra! E com G maiúsculo, claro!  :-\
 ;D  ;D  ;D

Mas,...  A que eu vi,...
Não era das soluções mais “elegantes”, isso é certo.  ;)
...mas estava funcionando. Numa boa!  ;) :D

Abraços,
Alberto
 8)

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Resposta #6 Online: 10 Junho 2009 às 15:34:17 »
Sigo o voto do Relator (Alberto)...  ;D



Fábio, como já te disseram, não vale a pena gastar nada neste relógio. Mas como você mesmo disse que esta não é a tua intensão, seguem algumas dicas:

- mostrador: tá um lixo mesmo... Mas você pode aproveitar a base para montar um novo. Simplesmente remova a tinta dele, tomando cuidado para não detonar com as cifras. Depois você pode escolher entre deixar direto no metal, fazendo um polimento, ou pintar manualmente. No último caso recomendo esmalte para unhas, um pouco diluído em acetona para facilitar a aplicação. Se você fizer com cuidado e (principalmente!) escolher uma cor interessante, o mostrador pode ficar bem legal! É claro que você não terá nenhuma inscrição no novo mostrador...

- regulagem: a não ser que este relógio seja uma exceção medonha, arrisco dizer que se você girar a alavanca de regulagem no sentido horário o relógio irá adiantar e vice-versa. Faça testes com pequenos ajustes, sempre testando no mínimo por 48 horas. Mas não espere milagres... Este tipo de movimento não é muito preciso mesmo...

- aprendizado: este relógio foi barato. Barato no sentido de que você gastou poucos reais, não no sentido de que ele valha mais do que isto mesmo... Portanto, você pode utilizá-lo como "cobaia" para experimentar a tua primeira desmontagem, limpeza e lubrificação. No arquivo tem um tópico que vai te ajudar bastante (Movimentos Mecânicos - vamos tentar melhor entendê-los?)http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,16.0.html. Isto é claro, se você resolver tentar seguir por este caminho...



No mais, se precisar de alguma ajuda, estou a disposição.






Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Resposta #7 Online: 10 Junho 2009 às 16:55:38 »
Humm... sei não se um atraso dessa magnitude (5 a 7 minutos ao dia) dá pra resolver mexendo na raquete.
Pra chegar nesse nível, com certeza o buraco é mais embaixo...

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Resposta #8 Online: 10 Junho 2009 às 17:59:25 »
...
... sei não se um atraso dessa magnitude (5 a 7 minutos ao dia) dá pra resolver mexendo na raquete.
...
Igor


Salve!

Eu também acho que para conseguir um desempenho (muito) melhor, teria mesmo é que mexer é na "quadra" toda.  ;)

Fábio,
Nós sabemos que você entrou nessa de forma consciente, por isso estamos brincando um pouco,...

Mas, resumindo um pouco mais a sério, o relógio dá para ser "melhorado".
Talvez ajustando (centralizando) o movimento na caixa, tentado fazer um "acerto" (precário) da marcha (nada muito técnico, claro), fazendo ou não uma "incursão" no mostrador e trocando a pulseira.

Eu só não sei se após o nascimento do seu(sua) pimpolho(a) você terá tempo e atenções para ele.

Eu espero que corra tudo bem e que logo-logo você tenha outras "cositas" para ajustar, madrugada afora.  ;) :D

Um abraço!
Alberto

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Resposta #9 Online: 10 Junho 2009 às 19:16:30 »
Galera, valeu pela força.

Para início de conversa, hoje tirei fotos melhores.
Aqui dá pra perceber bem o mostrador


No pulso


Nessa dá pra ver que o acrílico está perfeito, sem nenhum arranhão:


Quanto ao atraso, pensei em mexer na raquete mesmo, mas não sei como (acredito que tenha que afrouxar algum parafuso, dar uma mexida mínima e depois apertar novamente, é isso? Mas qual parafuso?), nem sabia que adiantava no sentido horário e atrasava no anti-horário, valeu pela info Paulo.
Agora depois que o Igor falou que pela quantidade de minutos que atrasa deve ser outra coisa então prefiro deixar quieto pois é um relógio que não vou usar com frequência mesmo.

Quanto ao mostrador, vai ficar como está mesmo, nem vou me dar ao trabalho.

Sobre cobaia para desmontagem e lubrificação com certeza esse é o eleito, assim que tiver ferramentas, paciência, óleo e tempo eu brinco de relojoeiro.

O ponteiro dos segundos já desisti, se futuramente pintar alguma sucata na minha mão posso até tentar alguma coisa, mas por hora deixa como está.

Agora sobre o aro de plástico não entendi muito bem, mas vou arriscar, depois posto resultados.
Um abraço
Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Resposta #10 Online: 10 Junho 2009 às 20:32:43 »
Salve!

Fábio,
Não há parafuso algum para ajustar.
A tal "raquete" é aquela espécie de alavanca visível sobre o balanço. Movendo-a (muito pouco) para um lado, adianta, para o outro atrasa.


Bom,...
Caso você não consiga achar um aro na sucata de um relojoeiro,...

Eu vou tentar ilustrar o negócio do "aro de plástico",...

Eu imagino que o que o cara fez foi algo assim,










Abraços!
Alberto

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Resposta #11 Online: 10 Junho 2009 às 21:16:43 »
Obrigado Alberto, era isso que eu tinha imaginado após ver as fotos abaixo, são 2 fotos na net de um relógio que tem a caixa presa com plástico, é um Alpha (aquele chinês).
Esse não é gambiarra não, ele é preso dessa forma mesmo.

Depois eu posto o resultado, se o movimento ficar preso dentro da caixa eu já me dou por satisfeito e praticamente terminado com esse relógio.





Créditos: John Flynn
« Última modificação: 10 Junho 2009 às 21:19:29 por O Cara »
Um abraço
Fábio

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Resposta #12 Online: 11 Junho 2009 às 01:03:14 »
Grande Alberto,
não é que funcionou?

Tinha uma garrafa aqui para ir para o lixo, aproveitei a tampa, fiz os testes, cortei no tamanho certo e voilá, agora o movimento está muito bem preso à caixa.
Aproveitei o relógio aberto e fiz o ajuste na raquete, andei um pentelhésimo no sentido horário, agora está em teste de precisão.
Bom, não tenho fotos ainda porque a máquina estava sem pilhas, estão carregando, de repente amanhã eu tiro umas fotos da gambiarra.

Um abraço e valeu pela dica.
Um abraço
Fábio

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: Prender relógio à caixa e segundeiro central
« Resposta #13 Online: 11 Junho 2009 às 17:51:34 »
Olá Fabio !!!

Tomara fique como você pensa !!!  :D :D

Mas caso não fique ... :( :( não  fique chateado com isso ! relógio antigo é assim mesmo !

Como diria no antigo seriado Kung Fu ( não é do seu tempo e nem do meu  ;D ) pense bem gafanhoto ......

grande abraço !

Daniel