Longines - vintages "bombando"!

  • 9 Respostas
  • 3225 Visualizações
Longines - vintages "bombando"!
« Online: 21 Novembro 2014 às 14:08:21 »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Longines - vintages "bombando"!
« Resposta #1 Online: 21 Novembro 2014 às 14:47:54 »
O mercado de vintages sempre foi um mistério para mim. Como todo mercado, há a lei da oferta e procura, mas em leilões, o que deveria reger tudo seria a "não oferta" e procura. Mas não é o que acontece. Os Daytonas velhos que, convenhamos, nem tão raros são assim e muito menos eram "ôs" cronógrafos, alcançam preços astronômicos, enquanto um 30CH ou 13 ZN da Longines, em estado de zero, passa ao longe (e são relógios tecnicamente muito melhores, falando em acabamento).

Esse Longines aí eu nem sei o que possui de especial, pois a descrição é pobre, mas se for algo especial, quem sabe.


Flávio
« Última modificação: 21 Novembro 2014 às 15:28:38 por flavio »

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: Longines - vintages "bombando"!
« Resposta #2 Online: 21 Novembro 2014 às 14:54:14 »
Que relógio lindo, parece um Portuga.
"All your base are belong to us"

Re: Longines - vintages "bombando"!
« Resposta #3 Online: 21 Novembro 2014 às 15:47:59 »
Eu não vi nada de especial nele, a não ser que o relógio está muuuuuito bem conservado e talvez a configuração seja rara. Concordando com o Shültz, é lindo - mas daí a pagar 80mil...
Mas a dinâmica dos leilões às vezes provoca uns efeitos muito loucos. Nesse leilão mesmo, teve 13zn flyback em ouro saindo pela metade do preço... E, claro, ROC vj72 por 250mil dilminhas!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Longines - vintages "bombando"!
« Resposta #4 Online: 21 Novembro 2014 às 15:59:10 »
Quando visitei a Longines, o Raymond Krebs, curador do museu, falou que eles tem uma "cota" para gastar e comprar peças para o museu. Ele contou, então, que certa vez foi a leilão um relógio Longines usado por um famosão (salvo engano Einsten. Ajude aí Igor, não me lembro!) e eles queriam muito comprar. E foram ao leilão. O preço foi subindo, subindo, subindo, mas nada tão astronômico, ficou em torno de 60 mil francos. Eles declinaram...

Por outro lado, reza a lenda que a própria Patek foi responsável por inflacionar TODO mercado dos seus relógios ao dar, nos anos 80 e 90, lances absolutamente surreais nos seus relógios que hoje estão no museu.

Isso já foi discutido aqui. Quando algo foge um pouco do padrão, eu começo a desconfiar se não há alguma jogada para inflação do mercado no meio. Não digo a respeito deste Longines, que é só um, mas como naqueles criticados leilões temáticos da Rolex e Omega, cujos relógios alcançaram preços nunca antes vistos.


Flávio

Re: Longines - vintages "bombando"!
« Resposta #5 Online: 21 Novembro 2014 às 16:23:12 »
Eu tb acho! Há uns 5 anos houve um famoso leilão de Heuers da coleção do Arno Hasslinger. O evento foi bombado pelos foruns e pela própria TH que, nitidamente, tinha interesse em resgatar "as tradições" ligadas à marca - havia pouco inauguraram o lindíssimo museu.
Os preços foram incríveis. O leilão arrecadou mais de 5x o valor estimado. Antes disso, vc comprava fácil um Monaco McQueen por 4~5k dólares. Hoje: de 20 a 30!

Re:
« Resposta #6 Online: 25 Janeiro 2015 às 20:56:03 »
Esse modelo de Longines da dec. de 30, com tamanho avantajado foram usados por pilotos poloneses durante a segunda grande guerra, que  voavam em um esquadrão específico da RAF.   São relógios específicos (43mm), bastante raros, com história fascinante, daí a razão dos preços exorbitantes....
Abraços,

Alexandre T. F.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Longines - vintages "bombando"!
« Resposta #7 Online: 26 Janeiro 2015 às 10:55:51 »

Os Daytonas velhos que, convenhamos, nem tão raros são assim e muito menos eram "ôs" cronógrafos, alcançam preços astronômicos, enquanto um 30CH ou 13 ZN da Longines, em estado de zero, passa ao longe (e são relógios tecnicamente muito melhores, falando em acabamento).


Essa resposta é fácil. Esses Daytonas eram usados por um certo Paul Newman, que dispensa apresentações.

Creio que muitos colecionadores, seja de Rolex ou não, querem ter o prazer de dizer para alguém que têm um relógio igual ao do ator/piloto/dono de equipe.

E o que dizer de pedirem quase R$ 30 mil num Heuer Monaco original? Só porque o Steve McQueen usou um modelo desses no filme "As 24 horas de Le Mans"? Não acho justificativa suficiente, mas há quem ache.

Acho bem mais legais os Hanhart que ele usava. E a menos que eu esteja enganado, não pedem essa fortuna toda.

Dic

*

Offline Mario Sergio

  • ***
  • 211
  • NADA MAL
    • Ver perfil
Re: Longines - vintages "bombando"!
« Resposta #8 Online: 26 Janeiro 2015 às 12:04:24 »
iupiiii



Nada a desejar...

Abraços
GESTÃO DE PESSOAS - Como lidar com os conflitos no trabalho

*

Offline Veiga

  • ****
  • 332
  • 'a humildade precede a honra'
    • Ver perfil
Re: Longines - vintages "bombando"!
« Resposta #9 Online: 27 Janeiro 2015 às 11:37:17 »
Concordo com sua observação , maravilhoso Longines, meus parabéns e meu abraço .