Omega Speedmaster - diferenças importantes

  • 3 Respostas
  • 1949 Visualizações
Omega Speedmaster - diferenças importantes
« Online: 24 Novembro 2014 às 17:47:25 »
Amigos...
O Speedmaster Pro é um clássico sem dúvida!
Muito se fala sobre ele, e sobre suas diversas versões/modelos, como queiram chamar!
Li algo sobre diferenças entre os bezeis do clássico Pro, o nosso amigo que foi à Lua!!!
Bem... busquei algo e não encontrei nada de bom, digamos assim!
Por isso, pergunto aos amigos:
Saberiam dizer algo sobre os bezeis desse modelo, e de outros da linha Speed?
Têm outras observações sobre as diferenças dos Speed Pro, além dos ponteiros, tampas e caixas, que são as mais clássicas e sabidas?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Omega Speedmaster - diferenças importantes
« Resposta #1 Online: 24 Novembro 2014 às 18:21:40 »
A questão é que precisaria definir o "quem" é o Speedmaster Professional clássico. Eu diria que é o que se eternizou, e que se popularizou, que é o ref. 145.022 (ou 145.0022), e que por acaso não é o que foi para a Lua, ou a princípio, não foi ele entre os primeiros a irem para a Lua. Aí voltamos à eterna discussão de o 145.022 foi para a Lua ou não, e supõe-se que não.

Para clarificar o que é o 145.022 ou 145.0022: é o Speedmaster Professional mais comum, com a caixa que é fabricada até hoje e com calibre 861 ou 1861 (um sucedeu o outro, mudando apenas a cor do banho de acabamento e a adição de um rubi, assim como a numeração 145.022 apenas ganhou um zero a mais para virar 145.0022, sem nenhuma mudança técnica). Enquanto os que supõe-se que foram para a Lua eram todos 145.012. Esteticamente um 145.012 é quase idêntico a um 145.022, precisa manjar para reconhecer um ou outro por fotos, de anos próximos. Pulsadores mudam tecnicamente mas esteticamente são iguais, coroa são quase iguais, e o cristal e o bezel são os mesmos.

Então indo ao que interessa, tanto faz se considerar como Speedmaster Professional "clássico" o 145.012 ou o 145.022/145.0022, estaremos pelo menos falando do mesmo bezel. Até se falarmos do 105.003 (que não é um Pro clássico já que nem Professional ele é), é o mesmo bezel também. Rigorosamente o mesmo, mesma referência, tudo.

Se refere-se a versões ou opções de escalas, existem 5: a tradicional com escala taquimétrica, e mais ainda a decimal, a pulsométrica/pulsimétrica (ou ainda, esfigmométrica, como a própria Omega chama em seu catálogo de peças) graduada para 15 pulsações, as telemétricas graduadas em quilômetros ou em milhas.

Agora, se por versões se refere a grafias e etc., eu só conheço duas. Não sei precisar datas então vou dizer meio de cabeça, que as que vinham nos 105.003, 145.012 e nos 145.022 (e acho até que nos CK2998) até a década de 1990 a inscrição "Tachymètre" tinha uma fonte meio alta. E depois disso e até hoje, a fonte dessa inscrição é mais baixinha, lembrando a dos CK2998 (pelo menos é a minha impressão).

E aí, claro, existem os "bezéis" das caixas anteriores à 145.012, e eram basicamente os mesmos bezéis, ou seja, de aço com aplique em alumínio preto, exceto pelos 1957 e talvez 1958 com os bezéis todo de aço.

Não sei se tem mais segredos sobre esse assunto. Se tiver, já imaginam quem poderá responder.

Abraços!

Adriano

« Última modificação: 24 Novembro 2014 às 18:27:28 por Adriano »

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re: Omega Speedmaster - diferenças importantes
« Resposta #2 Online: 24 Novembro 2014 às 18:44:06 »
Olha neste link:

http://www.speedmaster101.com

Tem muita informação e muitos consideram uma importante referência.

Abs.

Re: Omega Speedmaster - diferenças importantes
« Resposta #3 Online: 27 Novembro 2014 às 22:25:18 »
Obrigado amigos...
Muita coisa, claro, pode e poderá ser dita...
Creio, sim, que o Mestre aparecerá em breve, para nos brindar com outros detalhes...
Mas as informações que chegam pelo amigo Adriano e pelo amigo EduBr já abrem uma boa conversa!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio