AJUDA - CONSERTO - CITIZEN

  • 12 Respostas
  • 4714 Visualizações
AJUDA - CONSERTO - CITIZEN
« Online: 25 Agosto 2015 às 15:14:09 »
Boa tarde a todos. Sou novo por aqui. É certo que esse fórum vai me ajudar bastante nas minhas próximas escolhas de relógios.

Bom, o problema é o seguinte. Tenho um Citizen Solar Eco Drive Chronograph Titanium com perpetual calendar. Só que que parou de funcionar.

Levei numa autorizada que me apresentou um orçamento de R$430,00 pra arrumar.  ???

Precisa ser trocada a bateria e o capacitor, e a coroa também está girando em falso.

Estou na dúvida se mando arrumar, pois não sei se fica bom e o preço também me assustou um pouco.

Será que vale a pena pessoal?

Obrigado.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:AJUDA - CONSERTO - CITIZEN
« Resposta #1 Online: 25 Agosto 2015 às 15:28:41 »
Se esse é o orçamento de uma autorizada, TEM que ficar bom, afinal entendo que isso inclua a troca de todas as peças necessárias, por peças novas e originais. Agora, se vale a pena, só você pode dizer, avaliando o quanto pagou no relógio quando era novo, o quanto custa um novo equivalente, e seu apreço pelo relógio.

Minha opinião particular: para um cronógrafo eco-drive com essas funções e de titânio, com troca de peças, em uma autorizada, está barato.

Abraços!

Adriano

Re:AJUDA - CONSERTO - CITIZEN
« Resposta #2 Online: 25 Agosto 2015 às 20:36:37 »
Valeu Adriano. Vou levar muito em consideração o que respondeu!

Re:AJUDA - CONSERTO - CITIZEN
« Resposta #3 Online: 25 Agosto 2015 às 20:37:12 »
Só para complementar a informação.

Trata-se do modelo BL5251.

Re:AJUDA - CONSERTO - CITIZEN
« Resposta #4 Online: 25 Agosto 2015 às 23:12:41 »
Esse é um problema sério dessa indústria, muitas vezes ficamos reféns das autorizadas. O mínimo que tem acontecer é repararem seu relógio e ele ficar perfeito, bom para mim não seria suficiente, considerando que você está pagando mais ou menos 40% do valor do relógio novo nesse reparo.

Pelo que você descreveu nem sei se será feita troca de alguma "peça", bateria o custo é irrelevante, já capacitor para autorizada não chega por mais de uns R$50,00.

Sugiro que você faça outros orçamentos.


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:AJUDA - CONSERTO - CITIZEN
« Resposta #5 Online: 26 Agosto 2015 às 08:50:27 »
Então o preço de uma revisão em uma autorizada tem que ser baseado no preço do relógio?

Abraços!

Adriano

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:AJUDA - CONSERTO - CITIZEN
« Resposta #6 Online: 26 Agosto 2015 às 10:07:11 »
Esse modelo custa bem de 1k.

Não podemos usar preço do ML, no qual a maioria das vezes, é fruto de descaminho.

Em fornitura o capacitor, custa por volta dos R$ 100,00. Qualquer dúvida procure no eBay. Que verá que está um pouco mais caro que isso.

Então 400,00 pelo capacitor e coroa, é justo, não estou dizendo que é barato. Mas é justo.
« Última modificação: 26 Agosto 2015 às 10:17:44 por JotaA »

Re:AJUDA - CONSERTO - CITIZEN
« Resposta #7 Online: 26 Agosto 2015 às 11:51:25 »
Adriano, não disse isso em nenhum momento, vejo que a revisão deve pura e exclusivamente estar ligada a complexidade do movimento em questão, nada mais que isso, se o sujeito leva um relógio barato mas digamos complexo para revisar, ok, nada mais justo.

Agora o que tenho visto muito são modelos em que nem será feita uma revisão completa, apenas a troca de peças de valor irrisório e o cliente recebe um orçamento de quase 40% o valor do relógio, como nesse caso do referido colega, que um quartz da Citzen que fazendo uma pesquisa rápida na internet achei por cerca R$ 1.200 na NewLookTime.

Jota, o capacitor custa seus R$100,00 já com o lucro nesse caso, muitas vezes passou por 2 ou 3 intermediários, a autorizada consegue comprar em lotes e o preço não chega nem a metade disso.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:AJUDA - CONSERTO - CITIZEN
« Resposta #8 Online: 26 Agosto 2015 às 12:12:04 »
Adriano, não disse isso em nenhum momento, vejo que a revisão deve pura e exclusivamente estar ligada a complexidade do movimento em questão, nada mais que isso, se o sujeito leva um relógio barato mas digamos complexo para revisar, ok, nada mais justo.

...

O destaque é meu. Então, baseado nisso, você concorda que se uma revisão em um Tissot com um ETA 2801 (corda manual) custar, digamos, R$ 250,00, a revisão de um Vacheron Patrimony de corda manual (quase o mesmo nível de complexidade) deva custar os mesmos R$ 250,00 ou algo próximo a isso? Ou em contrapartida, se a revisão de um turbilhão Vacheron de corda manual custar, digamos CHF 3.000,00, a revisão de um Swatch Diaphane One (quase o mesmo nível de complexidade) deva custar os mesmos CHF 3.000,00, ou seja, mais que o relógio?

Não estou colocando-o contra a parede, estou apenas perguntando se realmente acredita que é assim que deve funcionar, ou se a composição do preço de uma revisão em um relógio é algo um pouco mais dinâmico e complexo que isso para se estabelecer uma regra?

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re:AJUDA - CONSERTO - CITIZEN
« Resposta #9 Online: 26 Agosto 2015 às 12:29:06 »
Bom dia, amigos!
Pois é...  ::)
Sem desvirtuar a colocação técnica do Adriano, e apenas para (ajudar a) tentar "ver" por um outro lado...


O senhor japonês tinha uma oficina de conserto de televisores...
Entrou lá um cliente e deixou um aparelho para orçamento.

Dois dias depois recebeu uma ligação e voltou à oficina...

- São R$ 400,00, disse o japonês.
- Tudo isso?  :o

- Sim.
- Mas o que tem que ser feito?

- Trocar um transistor.
- Que absurdo! Um transistor não custa nem dez paus... Eu quero um orçamento detalhado, e por escrito.

- Sim, aguarde por favor...
- rsrsrs (sifu, japa! - pensou ele...)

- Aqui está, tudo descriminado como pediu...

Orçamento para conserto do televisor modelo XPK-XPTO.
Serviço a ser feito: Trocar transistor.
Preço do transistor: R$ 5,00.
Saber qual transistor trocar, e como fazer isso: R$ 395,00.

Pois é,...
 ::)

Claro que isto é uma piada...
Mas,...
 ;)

Abraços!
Alberto

Re:AJUDA - CONSERTO - CITIZEN
« Resposta #10 Online: 26 Agosto 2015 às 13:24:13 »
Adriano, acredito que a base para o estabelecimento dos valores deveria sim ser essa, partindo do ponto que um mesmo relojoeiro gasta a mesma quantidade de horas de trabalho para revisar dois movimentos de mesma "complexidade", porque ele deveria cobrar X para um serviço e 3x para outro? Deixando claro que isso é apenas ao que diz respeito aos honorários do serviço, as peças vão variar de acordo com a manufatura, obviamente.

A indústria é muito heterogênea, entendo que existem diversos níveis de profissionais e muitas vezes os serviços são tabelados pela própria marca e realmente o que tenho visto são muitos abusos, principalmente no que diz respeito a relógios mais baratos. Quando entramos no campo da alta relojoaria o cenário muda completamente de figura, acredito aqui que qualquer tentativa de comparação será bastante imprecisa.

Re:AJUDA - CONSERTO - CITIZEN
« Resposta #11 Online: 26 Agosto 2015 às 21:47:16 »
Pois é gente.

Liguei lá para pedir desconto e bla bla bla, e a mulher disse que o capacitor é a peça cara do orçamento.

Até me propus a correr atrás de peças, mas disse que pra mim ia sair até mais caro se eu fosse comprar por aí.

É uma pena ter um relógio quebrado  :'(..

Ela facilita em 3x, vamos ver ...

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re:AJUDA - CONSERTO - CITIZEN
« Resposta #12 Online: 26 Agosto 2015 às 23:32:32 »
Estou com um Citizen encostado por aqui também, e um Tissot também.
O Citizen acabaou a bateria, fui trocar e náo funcionou mais, o Tissot o capacitor morreu e não consegui outro !
Abraços,
Cigano!