Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios

  • 18 Respostas
  • 4354 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Online: 02 Dezembro 2014 às 15:51:30 »
Como é notório, após os anos 60, a Suíça afrouxou a norma que determinava o que deveria ser considerado "Swiss Made". Atualmente, considero a norma um verdadeiro estelionato, pois qualquer relógio que tenha 50% de valor agregado ao MOVIMENTO, montagem e inspeção final realizadas na Suíça pode ser considerado suíço. Isso faz com que o resto do relógio possa ser produzido na China. E, falando nos movimentos, basta que apenas o escapamento, por exemplo, seja suíço e a montagem idem que o relógio seja suíço.

E o "Made in Germany"? Para que uma fábrica tenha em seu mostrador não só o Made in Germany como o Glashutte I/SA, as regras são as mesmas suíças, mas mais restritas, pois obrigam o fabricante a estar numa diminuta cidade da Saxônia. Quando visitei a Glashutte Original, questionei ao relações públicas porque o Swatch Group, ao adquirir a marca, havia literalmente implodido a Union, que usava os mesmos movimentos da sua irmã, mas a preços muito menores. Ele me explicou que era justamente para não criar concorrência no próprio grupo e que então, a partir do Swatch Group, os Unions passaram a vir equipados com ETAs... Suíços! Ok, disse eu, mas e o valor agregado, de 50%? Disse ele que isso era obtido através da adição do rotor esqueleto da Union, feito pela Glashutte Original nas suas dependências. Ou seja, um rotor feito em Glashutte era capaz de determinar os 50% de valor do preço do movimento para qualificá-lo como "Made in Germany", na minha opinião um MEGA estelionato.

Vejam, não estou dizendo que os relógios Union sejam ruins, pelo contrário, na faixa de preços atuais são excelentes. Mas se antes do Swatch Group eram completamente Made In Germany (provavelmente menos escapamento), depois passaram a ser um Frankstein.

De qualquer modo, pelo menos alguma coisa no movimento é feita na Alemanha.

Mas... E as demais fábricas alemãs que pouco modificam seus movimentos, como Hanhart (há modificações técnicas legais em alguns modelos, mas a maioria usa movimentos "stock") e Sinn?

Ora, a Sinn fabrica todas as suas caixas na Alemanha e, aliás, na melhor fábrica de lá, a SUG, que inclusive faz para Lange. Por aí imaginem como são pica grossa os caras.

Também faz seus mostradores lá na Alemanha, em Porfzhein, assim como ponteiros. Ou seja, faz tudo na Alemanha, ao contrário de colegas suíços, que não fazem nada na Suíça, mas agregam os 50% de valor ao movimento e... Voilá! Suíço é.

Por outro lado, a Sinn, por exemplo, usa movimentos stock da ETA, nada alemães, sequer com rotores com alguma modificação substancial igual a Union, no máximo uma inscrição diferenciada.

De onde, então, vem a quantidade de peças para qualificá-lo como alemão? Sim, porque se por um lado TUDO no relógio é alemão, o que é bem bacana, por outro, no movimento, não consigo ver nada alemão.

As regras da Saxônia são as mesmas para os outros estados alemães?

Qual o critério legal usado pelos alemães?


Flávio

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #1 Online: 02 Dezembro 2014 às 16:12:02 »
Até onde sei, não existe uma regra específica para os relógios alemães como existe para os suíços. Seguindo a regra da EU, um produto que sofra a última alteração substancial, economicamente justificada num determinado local pode ter o mesmo como denominação de origem.

E a montagem do mesmo na Alemanha mesmo que com um movimento Suíço seria a referida "alteração substancial" !

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #2 Online: 02 Dezembro 2014 às 16:29:42 »
Para estampar Glashutte tb tem regras não tem?
"All your base are belong to us"

Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #3 Online: 02 Dezembro 2014 às 16:36:53 »
Tenho a mesma informação do EduBr. Mas existe um "movimento" em curso chamado "Made In Germany Initiative" lançado pela Associação Alemã de Relojoaria e Joalheria.
Eles já tem até uma logomarca


O fato é que essa determinação geral da EU é bem ruim - bem do tipo da nossa "PZFM", onde era só fazer a montagem final prá ganhar o selo.
Mas tb a regra do Made in Swiss é bem fraquinha. Esse papo de 50% de valor agregado, nesse tipo de produto, permite até que 100% das peças sejam fabricadas até em Nova Iguaçu! O precinho nada camarada da mão de obra suíça para montagem, testes e inspeções já "agregam" uns bons %. Outra "malandragem" é que pode-se declarar como custo de fabricação a propriedade intelectual das tecnologias e dos métodos de produção!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #4 Online: 02 Dezembro 2014 às 16:42:02 »
Para estampar Glashutte tb tem regras não tem?


Na verdade eu nem sei se depois foi regulamentada lei neste sentido. Toda essa bagunça surgiu nos anos 90 quando a Lange processou a Nomos porque, segundo ela, seus movimentos (na época Peseux 7001) eram suíços. Por decisão JUDICIAL, deteminaram, por analogia aos suíços, que para ter Glashutte I/SA estampado no mostrador e carregar o peso de algo feito lá, precisaria de 50% de valor agregado ao movimento e montagem, controle, etc, feitos lá.

Hoje, como é cediço, os relógios da Nomos possuem até 95% de peças não apenas feitas na Alemanha, como em Glashutte mesmo, porque correram atrás após decisão judicial.

Mas como disse, não sei se isso acabou regulamentado.

Ah! A tal SUG, a fabricante de caixas pica grossa que faz para Lange, Sinn, etc, fica em... Glashutte. Mas nem por isso um Sinn pode estampar o Glashutte no mostrador.


Flávio

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #5 Online: 02 Dezembro 2014 às 16:46:07 »
Para estampar Glashutte tb tem regras não tem?

Sim a Lex Glashütte.

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #6 Online: 02 Dezembro 2014 às 16:50:11 »
acrescentando um dado: sug faz as caixas dos tauchmeister e um monte de relógios "adesivados" - um adesivinho e vc tem sua marca de relógio, como cressi, aqualung e etc. coo esse da foto abaixo:


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #7 Online: 02 Dezembro 2014 às 16:56:21 »
Para estampar Glashutte tb tem regras não tem?

Sim a Lex Glashütte.


Esse post me levou a um livro ESPECÍFICO sobre o assunto! Vejam:

http://books.google.com.br/books?id=YC45wyvvTmAC&pg=PA1&lpg=PA1&dq=Value+Adding+Webs+and+Clusters:+Concepts+and+Cases&source=bl&ots=mCsxKRKCwo&sig=wLMdF7A8XnGVUs4L4-zVO9cvP5M&hl=pt-BR&sa=X&ei=hwl-VPz7H4ufgwSsqICoCA&ved=0CCwQ6AEwAQ#v=onepage&q=Value%20Adding%20Webs%20and%20Clusters%3A%20Concepts%20and%20Cases&f=false


Os capítulos de estudos de casos não estão disponíveis! Será que alguém consegue?


Sobre a SUG. Sim, eles fazem caixas para um monte de fabricantes, dos mais tabajara aos mais top. As caixas, de qualquer forma, são de altíssima qualidade.


Flávio

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #8 Online: 02 Dezembro 2014 às 17:00:20 »


How Firms Profit from Acting in Networked Environments: Realising Competitive Advantages in Business Clusters


Charlotte Steffen
Rainer Hampp Verlag, 2012 - 324 páginas

Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #9 Online: 02 Dezembro 2014 às 17:08:07 »
Compre o livro aqui: 25 euros
http://www.libreka.de/9783866184916

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #10 Online: 02 Dezembro 2014 às 17:10:55 »
Acho que o estelionato não é exatamente fazer partes de um relógio fora da cidade ou do país, mas vender a ideia de que o relógio foi feito integralmente naquela cidade ou naquele país.

No primeiro caso, trata-se que uma demanda industrial. Onde houver o menor custo de produção, é lá que se faz a peça x ou Y.

No segundo caso, é o marketing agindo sobre a cabeça do consumidor. É vender o status (que, sim, incorpora valor ao produto) de que o cidadão tem no pulso um "born and bred in Switzerland". Nascido, sim, mas criado (aqui no sentido de ter vivido)...

Aí vai de cada um e de como o cara percebe o que traz no pulso. A minha, particular, é de que uso um produto de muito boa qualidade, que me satisfaz plenamente, ainda que não totalmente feito na Suíça ou na Alemanha.

Dic

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #11 Online: 02 Dezembro 2014 às 17:17:13 »
Para estampar Glashutte tb tem regras não tem?

Sim a Lex Glashütte.


Esse post me levou a um livro ESPECÍFICO sobre o assunto! Vejam:

http://books.google.com.br/books?id=YC45wyvvTmAC&pg=PA1&lpg=PA1&dq=Value+Adding+Webs+and+Clusters:+Concepts+and+Cases&source=bl&ots=mCsxKRKCwo&sig=wLMdF7A8XnGVUs4L4-zVO9cvP5M&hl=pt-BR&sa=X&ei=hwl-VPz7H4ufgwSsqICoCA&ved=0CCwQ6AEwAQ#v=onepage&q=Value%20Adding%20Webs%20and%20Clusters%3A%20Concepts%20and%20Cases&f=false


Os capítulos de estudos de casos não estão disponíveis! Será que alguém consegue?




Sobre a SUG. Sim, eles fazem caixas para um monte de fabricantes, dos mais tabajara aos mais top. As caixas, de qualquer forma, são de altíssima qualidade.
Flávio

aliás, acho que é a única coisa que justifica não haver reclamações sobre esses divers diversos de diversas marcas de pés de pato e máscaras.

pergunto-me se a SUG não é o maior fabricante europeu de caixas de relógios.

Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #12 Online: 02 Dezembro 2014 às 17:19:29 »


Hoje, como é cediço, os relógios da Nomos ....



Poxa, Flávio, só pq o seu tem aqueles ponteiros, que os pobres relógios são podres... kkkkk (só zoanda - esses corretores ortográficos aprontam cada uma!)

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #13 Online: 02 Dezembro 2014 às 17:19:58 »
Acho que o estelionato não é exatamente fazer partes de um relógio fora da cidade ou do país, mas vender a ideia de que o relógio foi feito integralmente naquela cidade ou naquele país.

No primeiro caso, trata-se que uma demanda industrial. Onde houver o menor custo de produção, é lá que se faz a peça x ou Y.

No segundo caso, é o marketing agindo sobre a cabeça do consumidor. É vender o status (que, sim, incorpora valor ao produto) de que o cidadão tem no pulso um "born and bred in Switzerland". Nascido, sim, mas criado (aqui no sentido de ter vivido)...

Aí vai de cada um e de como o cara percebe o que traz no pulso. A minha, particular, é de que uso um produto de muito boa qualidade, que me satisfaz plenamente, ainda que não totalmente feito na Suíça ou na Alemanha.

Dic

concordo. é aí que entra uma outra forma de estelionato, da tauchmeister. ela não coloca "made in germany". apenas "germany". ok, a caixa é alemã. mas só. o resto é chinoca mesmo, até o myota dentro.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #14 Online: 02 Dezembro 2014 às 20:33:01 »
concordo. é aí que entra uma outra forma de estelionato, da tauchmeister. ela não coloca "made in germany". apenas "germany". ok, a caixa é alemã. mas só. o resto é chinoca mesmo, até o myota dentro.

Como se fosse uma réplica Legal ! ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #15 Online: 02 Dezembro 2014 às 21:20:17 »
O tema é vasto e a questão tem muitas faces.
Suíços, alemães, chineses,...

Então, pensando um pouco...
E eu não falo da realidade dos nossos dias, daquele simples fato de que "feito em casa" já era.
Afinal, nós temos até proveta, barriga de aluguel, etc...

Então, qual seria o objetivo de tudo isso, melhor dizendo, qual o porquê de todas estas "flexibilizações" ou, talvez melhor diria eu, "tergiversações" (palavra interessante, né?), dos fatos e das (pretensas) normas.

Bem, eu pensei, pensei...
E (um)a resposta que me ocorre, que sobressai.

Porque querem fazer aquilo que os consumidores lá no fundo "valorizam", que querem acreditar.
Ou não?

Alberto

PS:
Eu sei que há exceções, que nem todos se enquadram aí e tal.
Não precisam nem dizer...
Mas,...  
« Última modificação: 02 Dezembro 2014 às 21:24:45 por Alberto Ferreira »

Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #16 Online: 02 Dezembro 2014 às 21:30:39 »

concordo. é aí que entra uma outra forma de estelionato, da tauchmeister. ela não coloca "made in germany". apenas "germany". ok, a caixa é alemã. mas só. o resto é chinoca mesmo, até o myota dentro.

Você diz isso no sentido figurado, ou que o suposto Miyota que está vindo nos Tauch agora é falso?

Nos meus, tinha um 8215 genuíno!

Outra pergunta: Se a caixa é de excelente qualidade, safira no mostrador e um 8215 "inside", qual a parte "chinoca" do relógio??
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #17 Online: 02 Dezembro 2014 às 21:35:09 »

concordo. é aí que entra uma outra forma de estelionato, da tauchmeister. ela não coloca "made in germany". apenas "germany". ok, a caixa é alemã. mas só. o resto é chinoca mesmo, até o myota dentro.

Você diz isso no sentido figurado, ou que o suposto Miyota que está vindo nos Tauch agora é falso?

Nos meus, tinha um 8215 genuíno!

Outra pergunta: Se a caixa é de excelente qualidade, safira no mostrador e um 8215 "inside", qual a parte "chinoca" do relógio??

há muitos casos de movimentos chineses a quartz no lugar dos miyota anunciados. pode ser que quando venham como mecânicos sejam autênticos.  nem todo tauch é mecânico, há muitos a quartz.

e mostradores, cristal, ponteiros e etc, da china.

Re: Sobre o "Made in Germany" contido nos relógios
« Resposta #18 Online: 02 Dezembro 2014 às 21:43:20 »

concordo. é aí que entra uma outra forma de estelionato, da tauchmeister. ela não coloca "made in germany". apenas "germany". ok, a caixa é alemã. mas só. o resto é chinoca mesmo, até o myota dentro.

Você diz isso no sentido figurado, ou que o suposto Miyota que está vindo nos Tauch agora é falso?

Nos meus, tinha um 8215 genuíno!

Outra pergunta: Se a caixa é de excelente qualidade, safira no mostrador e um 8215 "inside", qual a parte "chinoca" do relógio??

há muitos casos de movimentos chineses a quartz no lugar dos miyota anunciados. pode ser que quando venham como mecânicos sejam autênticos.  nem todo tauch é mecânico, há muitos a quartz.

e mostradores, cristal, ponteiros e etc, da china.

É, então acaba aqui a minha briga pela reputação desses caras...

Na época que descobri essa marca e comecei a colecionar, os divers autos eram 8215 e os quartz eram Ronda Swiss, abri TODOS pra ver!

Cheguei a comparar com um "submariner" da Invicta e achei os "alemães do olhinho puxado" ou "Gélmanis" bem mais negócio!

Uma pena.
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16